Sobre a questão de dar ou não a chupeta a uma criança, pais e especialistas há muito se dividem em dois campos. Porém, alguns acreditam que a chupeta é o melhor ajudante da mãe, outros atribuem a ela propriedades nocivas, desde a formação de uma má oclusão até um efeito sobre o caráter da criança.

Decidimos apresentar informações sobre a chupeta para entender de uma vez por todas onde está a verdade e onde está a ficção.

A verdade sobre a chupeta

chupeta

Chupeta. Fonte: Freepik

Profissionalmente (para aqueles que não sabem, sou dentista formada pela USP e especialista em ortodontia, então me sinto confortável em emitir uma opinião científica sobre o assunto), sempre fui a favor da chupeta.
É claro que sendo usada como deve ser: limitando-se aos momentos em que o bebê precisa realmente ser acalmado (e não dia e noite na boca do pequeno) e sendo retirada até no máximo os 3 anos. Ou seja, até essa idade possíveis alterações da arcada dentária que ocorreram pelo uso da chupeta são reversíveis, apenas com a remoção do acessório.
Outro ponto importante, já conhecido pela maioria das mães (mas não custa repetir), é escolher uma chupeta ortodôntica, bem menos nociva aos dentes (e, portanto, também à fala, pois uma arcada dentária distorcida também levará a problemas fonoaudiólogos) do que a convencional redondinha.
bebê com chupeta

Bebê com chupeta. Fonte: Freepik

Publicidade
E ainda tem mais: mil vezes o bebê chupar a chupeta, que é um acessório retirado pelos pais, do que o dedo (pois esse sim, um hábito bem difícil de ser removido).
Como conclusão, fica aqui um resumo dos prós e contras do uso da chupeta, porque só você mesma poderá decidir o que é melhor para o seu filho:

Prós

bebê dormindo de chupeta

bebê dormindo de chupeta. Foto: freepik

  • Supre a necessidade de sucção que o bebê, principalmente até os dois anos, apresenta. E convenhamos que é cada vez mais difícil colocar o peito à disposição do bebê 24 horas por dia, durante dois anos.
  • Acalma o bebê, propicia conforto em momentos de cólica.
  • Facilita que o bebê pegue no sono (lembre-se de que um bebê que não dorme é um bebê estressado).
  • Se bem usada, é menos nociva do que a sucção prolongada do dedo (lembrando que nos primeiros meses  todos os bebês sugam um pouco o dedo, sem que isso seja um problema. Ou seja, o ruim é quando isso se torna um hábito recorrente que se estende por anos).

Contras

criança com chupeta

criança com chupeta – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Seu uso além da idade limite e por longos períodos durante o dia e à noite levam a alterações de mordida.
  • Alguns pediatras acreditam que desestimula a aleitamento materno, pois o bebê poderia largar o peito ao experimentar outro bico. Pessoalmente não conheço nenhuma mãe com que tenha conversado que tenha relatado isso. Mas não custa ficar atenta e remover a chupeta, se você desconfiar que isso possa estar acontecendo.
  • Poderia estar relacionada à maior ocorrência de otites. Pergunte ao seu pediatra se ele acredita nisso ou não, pois ainda é uma questão bastante discutida na pediatria.
E você, deu chupeta ao seu bebê? Então coloque um comentário contando sua experiência! Com certeza ajuda bastante as novas mamães a tomarem sua decisão!