Como lavar as roupas do bebê: um mini guia atualizado!

Por 0 Comentários


Um dos primeiros posts que escrevi no blog foi sobre como lavar as roupas do bebê. Mas a verdade é que desde que escrevi aquele texto, depois de anos de experiência, minha visão sobre o assunto mudou bastante! Aliás, os produtos disponíveis também mudaram, e achei que valia pena fazer um novo post sobre o assunto, contando todas as novidades que existem hoje.

Se você está grávida, provavelmente já se perguntou como lavar as roupas do bebê (afinal, nunca teve que fazer isso, certo? Quando precisei fazer, não sabia por onde começar!). Será que se lava na máquina? Na mão, como sua mãe fazia? Tem que usar sabão em barra ou líquido? Pode usar tira-manchas ou amaciante? Vou explicar tudo isso e mais um pouco nesse post.

Quando lavar as roupas do bebê?

Essa é a primeira pergunta importante que você terá que responder. Porque o ideal é não deixar para a última hora (porque corre o risco do bebê nascer antes da data prevista para o parto, e você não ter o enxoval prontinho para uso!), nem lavar muito tempo antes do nascimento (para que as roupinhas não fiquem empoeiradas na gaveta, esperando o bebê nascer). Na minha opinião, o ideal é que você lave as roupas do bebê por volta do 7º mês de gestação.

Dica esperta: separe as roupas em grupos antes de lava-las, e vá lavando cada grupo separadamente, para já guardar no lugar. Ou seja: separe roupas do dia a dia (bodies, calças ou culotes, macacões, luvinhas, meias), peças do enxoval que não são de vestir (pano de boca, pano de ombro, toalha fralda), peças do berço (lençóis de berço, de carrinho, mantas, edredons) e lave cada grupo em um dia.

Imagem: 123RF

Conforme você for lavando cada grupo de roupinhas, guarde-o no lugar certo, no quarto do bebê. Nesse post aqui nós explicamos direitinho como organizar a cômoda do bebê (o que guardar na primeira gaveta, na segunda, etc) – está bem completo e certamente te ajudará na organização prática das roupas. Se você estiver na dúvida sobre quais roupas guardar na cômoda, ou no armário, sugiro a leitura desse outro post, que mostra a ideia de montagem de um quarto montessoriano para o bebê.

Escolha dias ensolarados para fazer a lavagem das roupas do bebê, para garantir que as peças secarão o mais rápido possível (e não serão guardadas com aquele cheirinho de umidade). Uma outra dica importante é só lavar as peças que o bebê usará quando nascer: roupinhas tamanhos RN e P e itens do enxoval que correspondam à estação do ano (por exemplo: se seu bebê estiver previsto para o verão, não precisa lavar de imediato o edredon, pois você terá que lava-lo novamente quando o frio chegar).

Como lavar as roupas do bebê?

Uma mudança grande desse post para o que eu escrevi quando o blog começou é que hoje eu acredito que as roupas do bebê possam ser lavadas na máquina, sem problemas. Claro que você pode continuar lavando no tanque se desejar, mas atualmente faz muito sentido lavar as roupinhas na máquina (há modelos de máquinas muito mais modernos e que enxaguam bem as roupinhas). Pense assim: nos países desenvolvidos eles já lavam as roupas do bebê na máquina há bastante tempo! Isso porque já tinham produtos adaptados para isso, que hoje também temos no Brasil.

Um cuidado que eu considero importante, no entanto, é usar saquinhos para lavar as roupas do bebê na máquina. São saquinhos que eu já mostrei nesse post aqui, e que impedem que haja contato direto da roupa do bebê com a parte interna da máquina. Isso é bacana porque há resíduos de sabão em pó e amaciante usados por nós, adultos, na máquina. E esses produtos podem causar alergia na pele do recém-nascido, sobretudo nos primeiros 3 meses de vida. Então coloque primeiro as roupinhas no saquinho (há vários tamanhos, inclusive grandes que cabem várias roupas de uma vez), e então coloque na máquina.

Outro cuidado interessante para lavar as roupas do bebê na máquina é usar um ciclo de lavagem mais suave (se sua máquina tiver). Como as roupinhas são delicadas, isso evita inclusive que elas formem bolinhas. Se lavar na máquina, opte preferencialmente por um sabão de coco líquido. Eu já testei várias marcas (Ola, Roma, Mon Bijou, Vida Macia, OMO são algumas), mas descobri que o gosto é muito pessoal. Na dúvida, escolha a que tiver um aroma mais suave para você (sinal de que o produto é o mais neutro possível).

Se você decidir lavar as roupas no tanque, pode usar o sabão de coco em barra mesmo. Ou então o líquido, e deixar as roupinhas de molho por cerca de uma hora (na primeira vez em que lavar as roupas do seu bebê ainda menos, porque elas não estão sujas, só precisam de uma lavagem rápida para tirar o pó).

O grande segredo para lavar as roupas do bebê, na minha opinião, é não usar muito sabão. Use a quantidade recomendada na embalagem dos produtos, e enxágue muito bem. Eu pessoalmente não gosto de usar amaciantes, aliás o pediatra da minha filha contra-indica. Mas se você gostar de usar, escolha um amaciante próprio para roupas de bebê.

E se as roupas do bebê mancharem, como lavo?

No início, enquanto seu filho só mama, as manchas nas roupinhas serão principalmente de leite (e algum vazamento de cocô). Uma dica importante aqui é lavar a roupinha rapidamente, antes que a sujeira seque, e separadamente das outras roupas. Faça assim: tire o excesso do cocô, passe sabão de coco, esfregue e deixe de molho em um balde. Depois enxágue, e seque ao sol (para evitar manchas amareladas).

Já para as manchas de leite você pode deixar de molho no tanque ou na própria máquina. Mas antes passe um pouco de detergente na mancha e esfregue. Se não funcionar, coloque um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha (que funciona tanto quanto um tira-manchas e é menos agressivo para ser usado na roupa do bebê).

Para as outras manchas que aparecerem quando seu filho começar a comer (frutas em geral, papinhas e sucos), há várias dicas específicas nesse post aqui.

Espero que as dicas tenham sido úteis aí na sua casa! Depois me conta nos comentários como têm lavado as roupas do seu bebê, e qualquer dúvida sobre o assunto!


 



Arquivado em: Roupas Tags:

Deixe seu comentário