Em todos esses anos de blog, uma das dúvidas mais comuns que percebi entre as grávidas é: “qual será a cor dos olhos do bebê?”. Será que meu bebê vai nascer como?

Os novos pais normalmente se perguntam qual será a cor dos olhos de seus bebês quando nascerem. Prever a cor dos olhos de um bebê não é tão fácil quanto parece: em última análise, a cor depende do material genético que cada pai contribui e de como esses genes se misturam e se combinam.

Aqui está o que você deve saber sobre como isso funciona.

Cor dos olhos do bebê ao nascimento

Antes de contar um segredinho (sim, tem calculadora que estima qual será a cor dos olhos do bebê, acredita?), tenho que falar que a cor dos olhos dos pequenos costuma mudar do nascimento até os dois ou três anos.

Publicidade

Em primeiro lugar, quando o bebê nasce, seus olhos são em geral acinzentados, e vão mudando de cor aos poucos.

bebê de olhos cinza

bebê de olhos cinza. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O pigmento que dá cor aos olhos das pessoas se chama melanina (sim, aquela mesma da pele), que é marrom.

Por isso, quanto maior a quantidade de melanina na íris (que é determinada geneticamente), mais escuros são os olhos. Mas como ao nascimento os bebês ainda não produzem esse pigmento, todos têm olhos cinza ou azulados.

Pouco a pouco você verá que os olhos do seu bebê começaram a mudar. É possível que eles fiquem inicialmente azuis, e depois mudem para verde, e até marrom.

Por isso, tenha um pouco de paciência até que estabilize a cor (muitos pais torcem por filhos de olhos claros e realmente acreditam que se o bebê nasceu assim, ele continuará com essa cor. Mas não é o que acontece geralmente!).

Publicidade

Até um ano de idade, em geral, a cor dos olhos do bebê já está mais determinada. Entretanto, por experiência familiar sei que a cor final pode demorar muito mais.

Quando a cor dos olhos muda?

As mudanças mais dramáticas na cor dos olhos provavelmente ocorrerão quando seu filho tiver entre 3 e 6 meses de idade . Nesse ponto, a íris já armazenou pigmento suficiente para que você possa prever melhor qual será o matiz final.

Mas, mesmo assim, a cor dos olhos do seu bebê ainda pode trazer algumas surpresas (olhos verdes lentamente se tornando castanhos, digamos, ou castanhos se aprofundando em castanhos) até os 3 anos de idade.

Só não espere que os marrons do bebê voltem ao azul – os olhos escuros tendem a permanecer escuros na maioria dos bebês.

Preocupações com a cor dos olhos

Às vezes, as crianças nascem com íris que não combinam na cor. Normalmente, essa condição, conhecida como heterocromia, está presente ao nascimento. Isso é conhecido como heterocromia congênita.

No entanto, também pode resultar de outra condição ou trauma. Por exemplo, a síndrome de Horner, que é uma interrupção da via nervosa do cérebro para um lado do rosto e dos olhos, pode causar mudanças inesperadas na cor dos olhos.
cor dos olhos diferentes

cor dos olhos diferentes. Foto: freepik

Publicidade

Se você notar qualquer aparência incomum na cor dos olhos do seu bebê, entre em contato com o seu pediatra . Eles podem encaminhá-lo a um oftalmologista.

Calculadora da cor dos olhos do bebê

A grande novidade desse post é que alguns sites estrangeiros apresentam calculadoras que estimam qual será a cor dos olhos do bebê. Elas são muito fáceis de usar: acesse esse link, e depois clique em cima dos olhos dos seus pais, dos seus sogros, dos seus e do seu marido/esposa para ir mudando a cor, selecionando o tom que cada um tem.

Vale lembrar que a calculadora não tem como estimar em 100% as chances de cor dos olhos do bebê. Isso porque ela leva em conta os genes com influência sobre a cor dos olhos do bebê com funcionamento já conhecidos, e não todos os que realmente podem influenciar a cor da íris (alguns ainda são desconhecidos).

A genética da cor do olhos

No entanto, se você ainda ficou com vontade de saber mais, vou te contar algumas regrinhas que são conhecidas no mundo da genética:

genética da cor dos olhos

genética da cor dos olhos. Foto: freepik

  • Os olhos castanhos são dominantes sobre os azuis e verdes. Por isso, quando pai e mãe têm olhos castanhos, a maior chance é que o bebê também nasça com olhos castanhos.
  • São considerados recessivos os olhos verdes e azuis. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros. Mas pode nascer com olhos castanhos? Pode! Isso prova que não são conhecidos todos os fatores genéticos que interferem na cor dos olhos do bebê.
  • Quando pelo menos um dos avós tem olhos claros, há chance do bebê ter olhos claros também, mesmo que pai e mãe tenham olhos castanhos.
olhos claros

olhos claros. Foto: freepik

Agora uma curiosidade: os olhos verdes são os mais raros no mundo (apenas 2% da população têm), seguidos pelos azuis (23% da população mundial). Finalmente, 75% da população do mundo têm olhos castanhos.

Então, se você está grávida, tenho certeza de que se divertirá fazendo o teste da cor dos olhos do bebê com a calculadora! E se seu filho já nasceu vale a pena fazer também, e saiba se o seu filhote é do contra ou não.

Depois conta aqui nos comentários o resultado por aí, e se você tem mais alguma dúvida, combinado?