Dar ou não chupeta para o bebê?

Por 66 Comentários


Você e seu bebê receberam alta da maternidade e finalmente chegaram em casa. Que alegria! Depois de muitos meses imaginando como seria, finalmente você começa a vivenciar a maternidade.

Não se passam muitas horas até que você descubra a verdade como ela é: bebês choram, e muito! Choram porque estão com fome, porque não arrotaram direito, porque estão com frio ou com calor, porque estão exaustos e querem dormir… Enfim, bebês choram muitas vezes enquanto estão acordados. E aí vem a dúvida: será que posso dar uma chupeta para acalmá-lo?
Profissionalmente (para aqueles que não sabem, sou dentista formada pela USP e especialista em ortodontia, então me sinto confortável em emitir uma opinião científica sobre o assunto), sempre fui a favor da chupeta. É claro que sendo usada como deve ser: limitando-se aos momentos em que o bebê precisa realmente ser acalmado (e não dia e noite na boca do pequeno) e sendo retirada até no máximo os 3 anos. Até essa idade possíveis alterações da arcada dentária que ocorreram pelo uso da chupeta são reversíveis, apenas com a remoção do acessório. Outro ponto importante, já conhecido pela maioria das mães (mas não custa repetir), é escolher uma chupeta ortodôntica, bem menos nociva aos dentes (e, portanto, também à fala, pois uma arcada dentária distorcida também levará a problemas fonoaudiológicos) do que a convencional redondinha. E ainda tem mais: mil vezes o bebê chupar a chupeta, que é um acessório retirado pelos pais, do que o dedo (esse sim, um hábito bem difícil de ser removido).
Como mãe minha opinião sobre a chupeta é ainda mais favorável. Catarina praticamente não chupou chupeta, e não foi por falta de tentativa da minha parte. Comprei várias marcas, modelos, tamanhos, e nada! Ela arrancava com raiva a chupeta da boca e jogava longe. Queria mesmo o peito ou a mamadeira. Conclusão: eu tinha um bebê que nos primeiros meses chorava muito, muito mesmo, bem mais do que a média dos bebês cujo crescimento eu acompanhei. Olha, é quase enlouquecedor, porque acalmar o bebê sem chupeta é tarefa sobre-humana! 
Como conclusão, fica aqui um resumo dos prós e contras do uso da chupeta, porque só você mesma poderá decidir o que é melhor para o seu filho:
Prós:
– Supre a necessidade de sucção que o bebê, principalmente até os dois anos, apresenta. E convenhamos que é cada vez mais difícil colocar o peito à disposição do bebê 24 horas por dia, durante dois anos (no caso da Catarina, ela mamava enlouquecidamente, e regurgitava bastante depois. Aí chorava de novo).
– Acalma o bebê, propicia conforto em momentos de cólica.
– Facilita que o bebê pegue no sono (lembre-se de que um bebê que não dorme é um bebê estressado; e era exatamente isso o que acontecia com a Catarina).
– Se bem usada, é menos nociva do que a sucção prolongada do dedo (lembrando que nos primeiros meses  todos os bebês sugam um pouco o dedo, sem que isso seja um problema. O ruim é quando isso se torna um hábito recorrente que se estende por anos).
Contras:
– Seu uso além da idade limite e por longos períodos durante o dia e à noite levam a alterações de mordida.
– Alguns pediatras acreditam que desestimula a aleitamento materno, pois o bebê poderia largar o peito ao experimentar outro bico. Pessoalmente não conheço nenhuma mãe com que tenha conversado que tenha relatado isso. Mas não custa ficar atenta e remover a chupeta, se você desconfiar que isso possa estar acontecendo.
– Poderia estar relacionada à maior ocorrência de otites. Pergunte ao seu pediatra se ele acredita nisso ou não, pois ainda é uma questão bastante discutida na pediatria.
E você, deu chupeta ao seu bebê? Coloque um comentário contando sua experiência! Com certeza ajuda bastante as novas mamães a tomarem sua decisão!
Quer ler outros posts sobre chupeta? Clique aqui!



Arquivado em: Cuidados diáriosDicas de mãe Tags:

Comentários (66)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Como tirar a chupeta do bebê - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 20 de setembro de 2012
  2. Como fazer seu bebê dormir : Mil dicas de mãe | 7 de dezembro de 2013
  3. O que fazer quando o bebê chupa o dedo : Mil dicas de mãe | 13 de dezembro de 2013
  1. Juliana disse:

    Olha eu aqui novamente né… rs
    Quando a Mariana nasceu, em 2006, eu dizia que não ia dar chupeta e coisa e tal… o engraçado era minha mãe dizendo “vamos ver até quando…” e o risinho vinha em seguida… e eu e meu marido (que em relação a esses assuntos segue mais o que eu falo do que outra coisa…) firmes na decisão de não dar chupeta… até que um dia, ela já estava com pouco mais de 1 mês, ela fez o meu peito de chupeta, ficou 2 horas e não queria largar… Pensei comigo “isso não é fome, nem aqui, nem na China né…”rs Então nos rendemos à chupeta… Aí ficou um pouco mais complicado dela aceitar, mas alguns dias depois, aceitou e ficou bem… nunca a deixei ficar com chupeta pra lá e pra cá… eram somente nas horas de nanar e/ou acalmar… e com o tempo ela usava somente para dormir a noite, nem nas naninhas da tarde ela usava mais… Claro que ela tinha o bichinho dela (o de transição) – aliás Nívea acho que este é um assunto para um outro post né… rs – e como disse, a chupeta era só a noite… mesmo quando saíamos, ela não ficava com a chupeta o tempo todo, não sou a favor de criança ficar 'brincando' com a chupeta, principalmente quando ficam maiores… Tiramos o acessório dela com 2 anos e 11 meses… ufa! no tempo certo!!! rsrs A dentista dela já disse que se algo foi modificado na arcada dentária dela, já voltou ao normal, pois retiramos no momento apropriado…
    Já com a Ana Clara, que está com 7 meses, no 2.º dia de hospital eu já pedi para meu marido levar lá mesmo, não que ela estivesse chorando tanto assim, mas ajudou muito nas horas de trocá-la principalmente… não percebi que alterou a questão de amamentação não… Ela ainda usa, mas como a irmã, somente na hora de nanar ou quando está um pouco mais estressada, o que é raro de acontecer, ela é uma bebê bem calminha…
    É isso!
    Bjsssss e até!!!

  2. Marici disse:

    Ola! Minha experiencia. Tirei a chupeta da Vi com 2,5 anos. Hoje quando olho as fotos vejo a diferença, os dentes estavam ficando todos abertos e com uma fresta no meio, mas acho que em dois meses voltaram ao lugar e ficou com um lindo sorriso. Acho um horror gente que fica colocando a chupeta na boca de criança que nem pediu, que está alegre e pulando e lá vem alguém atras e enfia a chupeta na boca! Qual o sentido? Na verdade, acho bom só na hora de dormir, e a criança se condiciona a isso e não pede em outros momentos e não é tão dificil de tirar depois, obviamente com muita explicação, alguma histórinha para ajudar e uma decisão definitiva.
    beijos!

  3. Dani disse:

    Oi querida, a Laura chupa chupeta sim, ela está com 1 ano e usa para dormir, cochilar, dentro do carro (em viagens ou não), mas durante o dia eu tiro. Sempre que está brincando, eu tiro. Ela só usa para pacificar mesmo (e daí o nome pacifier em inglês, né?).
    Acho ótimo e dei prazo para ela usar até os 2 anos. Nem um dia a mais.

    Beijos!

  4. Oi, meninas, obrigada pela participação! É isso aí, quanto mais gente contando sua experiência, mais rico em informação nosso blog vai ficar. Grande bj!

  5. Eu realmente creio que tem mto mais contras ai, e nao so esses postados! Independente de, bebes nao conhecem chupetas, os pais que apresentam a eles!

  6. Isis Faria's disse:

    nossa eu era super contra a chupeta por conta dos dentinhos .Mais acabei me entregando, pois meu bebe de 3 meses não dorme e quando consegue az barulhinho com a boca, como se estivesse mamando, acho isso carência do peito, fico com tanta dorzinha no peito q acabei dando uma naninha diferente(a chupeta).

  7. eu não dei chupeta pra minha filha e ela é bem calminha, fico feliz em ter certeza que não estou prejudicando sua arcada dentária e outros inúmeros problemas que a chupeta causa nas crianças… Não concordo com este texto que estimule tal hábito o qual não é nada natural.

    • Márcia Neves disse:

      Ai guria que vergonha, ainda não fui conhecer a Lu! 🙁 Quero tanto.

    • M Santos disse:

      Concordo plenamente contigo! Nunca dei chupeta pra minha filha e ela dorme sozinha (coloco acordada no berço) e a noite toda desde 2 meses de idade. E mais importante: nunca precisei largar chorando no berço. Acho que chupeta é pras mães que não têm uma rotina estruturada e não sabem estabelecer bons hábitos de sono. Minha filha mama exclusivamente no peito, mas nunca deixei que ela fizesse a associação entre sugar e dormir.

      • Eros Pinder Valente disse:

        Não julgue dessa forma se uma mãe da chupeta ou não, você como mãe deveria saber o quão difícil é ser mãe, ainda mais de primeira viagem, quando você acaba dando a chupeta por que um profissional de pediatria a recomendou (isso sim cabe julgamento) e ai a mãe perdida da a chupeta, porque ninguém falou pra ela que isso pode atrapalhar sim a pega do bebê no peito, pelo contrario, incentivaram o uso. Ser mãe vem junto com um sentimento de culpa eterno, não se acho melhor do que qualquer mãe do mundo, pois você não é, e não julgue piores as que não conseguiram não dar chupeta para o filho, ou fazer ele dormir sem.

      • Ana disse:

        Isso significa que você tem quem faça as coisas para você…
        Se você tivesse que limpar, lavar, passar, cozinhar, trabalhar fora, duvido que faria um comentário tão preconceituoso quanto este. Não julgue querida, você não sabe o dia de amanhã. Sua filha colaborou, agradeça a Deus por essa benção! Você não é nem de longe melhor do que ninguém!

  8. Eu nunca fui contra, apesar de saber dos contras. Assim que a Graziela nasceu tentei dar a chupeta, mas ela aceitou só com 1 mês. Ela usa para acalmar, dormir e quando está no carro. Penso em tirar entre 2,5 a 3 anos mesmo. A minha orto sempre avaliou os dentinhos dela desde quando começou a nascer, (hoje ela está com 1 ano e 8 meses) e já tinha dito anteriormente, que será muito provável que ela precise usar aparelho, por conta de eu e meu marido usarmos. A gente só consegue ver os benefícios da chupeta quando comparamos com crianças que não usam.

  9. Pedro e Clarinha não aceitaram, mas vou insistir de novo, com a Alice!

  10. Santa chupeta!!!hahahaha…mesmo com muita gente contra eu sou super a favor! dei a chupeta pra minha bebê ainda no hospital, ela pegou na hora! e nem pensou em 'largar' o peito lembro q ela cuspia a chupeta só de ver o meu peito! hj soh usa pra dormir e acalmar tbm….e qto a arcada, na boa…. eu uso aparelho e não morro por isso se ela tiver q usar tbm pq não???? mas a verdade ´q eu sou a favor pq eu me lembro mto bem do dia triste em q "TROQUEI" minha chupeta por uma bicicleta com o PAPAI NOEL….kkk (tinha 5 anos) nossa q delicia q era chupar chupeta!!! se as mães que são contra e q tbm chuparam chupeta tentassem se lembrar do prazer da satisfação, da sensação de ben estar q dava qdo estávamos com a chupeta n aboca tenho certeza que dariam aos seus filhos!!!!! 😉

  11. Renata Rezende de Castro disse:

    Concordo plenamente. Também sou dentista e não vejo nada antinatural ou mau hábito. Minha filha (graças a Deus) aceitou a chupeta ainda na maternidade (porque meu leite demorou a sair), o que me deu muito conforto…Assim que ela fez 2 anos e 6 meses comecei a tirar a chupeta aos poucos, hoje com 2 anos e 8 meses ela já não usa mais, e a mordida que estava ficando aberta já fechou….pq não dar carinho e conforto p seu pequeno…??? Vale a pena sim!!!

  12. Daniela Foltran disse:

    Seria mal de nome? Minha filha Catarina agiu exatamente igual, ficava com raiva da chupeta (apesar de testar vários modelos, tamanhos, materiais de bico…), mamava demais e regurgitava para mamar de novo…. Agora com 1 ano e 4 meses começou a pegar a chupeta para brincar de morder, depois que ganhou uma boneca que usa chupeta….

    • Nívea Salgado disse:

      Ah, Daniela, vc acredita que recentemente Catarina começou com essa gracinha de dizer que queria uma chupeta, porque a boneca que ganhou também tinha uma! Era só o que me faltava!!! Bjs!

  13. Gisa Hangai disse:

    Tive gêmeos. Um adorava a chupeta e outro não. Se usada com critério é uma super ajuda. Ele nunca deixou de mamar por causa da chupeta. Quando completou dois anos entregou a chupeta ao coelho da páscoa. Sentiu falta, mas foi as poucos foi se adaptando com muita conversa e carinho.

    • Nívea Salgado disse:

      Puxa, Gisa, super legal seu comentário. Cada bebê é um mesmo, né? Acho que por isso a maternidade é tão difícil (e ao mesmo tempo tão gostosa e tão rica)! Bjs!

  14. Eu sempre fui super a favor da chupeta, acho que os benefícios são maiores que as contras. Acompanhei várias crianças da família, e as que ñ chuparam chupeta foram sempre mais agitados, ou pegaram o dedo, fizeram mamadeira de chupeta ou alguma outra mania. Comprei as chupetas, mas ñ ofereci pois o meu esposo é super contra, mas a Mel pegou o dedo, entre dedo e chupeta, me rendi a chupeta, conversei com dois pediatras diferentes e os dois tiveram a mesma opinião, chupeta ñ mata, os bebês até os dois anos de idade estão na fase oral e se acalmam chupando ou brincando com a chupeta, é só saber usá-la corretamente, oferecer a criança somente quando está agitada ou vai dormir, assim que dormir tirar a chupeta e a partir dos dois anos de idade quando a criança desenvolve melhor os outros sentidos e sai da fase oral tirar a chupeta corretamente. Fico louca quando olham pra minha filha e falam " Nossa, ela chupa chupeta, tira isso dela, é feio", feio é ela ficar agitada, feio é eu ficar horas tentando fazer ela dormir, sendo que com a chupeta ela dorme em 5 minutos. Cada um tem o direito de ter a sua opinião, essa é a minha.

  15. A minha filha nunca foi apresentada para a chupeta!!! E ela não era diferente dos outros ( mais irritada) que usam a chupeta… pelo contrário, ela aprendeu a se acalmar sozinha e nunca chupou o dedo para isso. Apartir dos 6 meses dormia a noite inteira. Hoje ela tem 4 anos. E se eu tivesse outro filho tb não apresentaria a chupeta a ele. Essa é minha opinião e respeito quem oferece a seu filho.

    • O João Pedro usa chupeta. No início era absolutamente contra, mas como ele teve refluxo, por orientações de especialistas, iniciamos a chupeta aos 3 meses. Ajudou muito e, aos 4 meses, ele não teve mais incidente de refluxo. Mas pretendemos tirar a chupeta dele em breve, pois quanto mais demorar, maior será a dificuldade.

    • Sigrid Kersting Chaves disse:

      Eu me rendi a ela he he he!!!! bjoo!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jaqueline, super obrigada pelo seu comentário! Acho lindo quando uma mãe conta sua experiência e ao mesmo tempo é tão respeitosa com as demais. Um grande beijo!

  16. Nívea Salgado disse:

    Pessoal, é justamente da diversidade de opiniões que o blog se enriquece! Obrigada pela participação de todos!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Cla, obrigada pela sua colaboração.

      De fato acho muito importante que as leitoras tenham a outra versão dos fatos, contrária à minha. Obrigada por colocar esse link aqui.

      Eu poderia citar mil outras referências bibliográficas que suportam a minha opinião. Mas aqui no blog me contenho a aliar meu conhecimento adquirido durante minha graduação, mestrado, … e pos doc na USP ao meu feeling de mãe.

      Um abraço,

      Nívea

  17. Denize Vasconcellos disse:

    Olá, por favor você saberia me dizer se existe alguma contraindicação para a chupeta Soothie da Avent? Ela imita o formato do seio materno.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Denize, tudo bem?

      Como dentista e especialista em ortodontia, não acho essa uma das chupetas mais indicadas. O formato dela não é ortodôntico (aliás, ela é bem redondinha), e se ficar muitas horas na boca do bebê pode alterar sua oclusão. Eu só usaria se fosse apenas para dormir, retirando da boca do bebê logo em seguida.

      Abraço,

      Nívea

  18. Bom eu antes de ter minha filha Maria Beatris q hoje tem três anos achava q achupeta era prejudicial e não concordava e dar chupeta pra ela ; Mas ai quando ela nasceu ela era muito agitava se zangava por td so queria colo o tempo todo fora q fazia o meu peito de chupeta , então eu resolvi dar a bendita chupeta pra ela isso foi por volta dos seis meses de vida da Maria ela lutou uns 4 dias ate se acostumar com a chupeta logo então eu percebi q depois q eu ofereci a chupeta a minha bebe começou a ficar mais tranquila ela mamava bem dormia bem e sozinha não pedia tanto o colo e o melhor so pedia o peito quando estava realmente com fome ela ficava com a chupeta so a noite depois e ela fez um ano so pegava achupeta pra dormir e ena escolinha na hora da soneca hoje tem três meses q eu resolvi tirar a chupeta da maria confeço q por medo dela ficar com os dentinhos tortos mais depois e eu tirei não deu trabalho nenhum e os dentinhos dela estão perfeitos e quanto a falarem q a chupeta prejudica a amamentação isso e mentira pq minha filha mamou a te 2 anos e três meses e laragou p peito sozinha mesmo com a chupeta ela nunca regeitou o peito nem a mamadeira hoje eu vejo q achupeta não e tao ruim assim quanto os outros dizem

    • Eros Pinder Valente disse:

      Pamela, não é mentira que chupeta atrapalha amamentação, no seu caso não atrapalhou, mas existem casos em que ela atrapalha sim, leia sobre algo chamado confusão de bicos e o quanto isso interfere na amamentação.

      • Andrea Allan disse:

        Olá Eros, sinto que a chupeta tem atrapalhado minha amamentação e encontrei o seu comentário aqui, me identifiquei. Você poderia compartilhar comigo o que houve na amamentação da sua esposa e como ela agiu? Estou desesperada.

  19. Sempre fui contra o uso de chupetas em bebês… até ser mãe! Minha bebê tem muita necessidade de sucção, após 3 semanas de noites mal dormidas e de não ter tempo pra nada porque ela só queria ficar mamando, me rendi e resolvi aderir ao uso do bico. Comprei o bico ortodôntico, ela pegou bem e continua mamando normal, a grande diferença é que agora ela está bem mais calma e eu menos cansada e com muito mais tempo… antes não podia nem me alimentar direito porque ela mamava horas, depois chorava e queria o peito de novo.

  20. Dou sim chupeta para deixar meu filho mais calmo.E ele continua mamando muito bem!!!

  21. aline disse:

    nunca fui a favor, alem de achar feio, porem de tanto mimimi de familiares resolvi dar e ele viciou mais nunca serviu para acalmar, se soubesse nunca teria dao agora estou tentando tira esta sendo dificil, porem não impossivel, conseguirei.

  22. Meu Enzo não quer pegar de jeito nenhum. ..:-(

  23. Patricia Vico disse:

    Na minha primeira filha nao dei e me arrependi mto, pq ela pegou o dedo e foi bem mais dificil de parar de chupar o dedo, mas consegui com um trabalho exaustivo aos 3 anos de idade. Ja na segunda filha dei a chupeta sim com uns 2 meses mas ela nao pegava, ai fui tentando um pouco por vez qdo estava com.colica, chorando desconfortavel e aos 4 meses ela aceitou. Hoje com 15 meses so pega a chupeta pra dormir. E ela mesma tira ao acordar…uma bencao.

  24. Maria Angela disse:

    Minha bebê tem 50 dias e já tentei todas marcas e tamanhos. Na maternidade dei uma pequena não ortodontica e a pediatra me sugeriu que trocasse. Resultado: ela abandonou a antiga e não pega a outra. Não é chorona mas tenho q acalma-la com o peito… To ficando maluca!!!!

  25. Do meu filhor vitor gabriel eu não deu chupeta , mas ele pegou o dedo é até hj não solta , agora da minha bb alice vitória de apenas 7;meses ela eu dei ,;é ela é calminha não me arrependo de ter dado chupeta pra minha filha , é ela mamã normalmente

  26. Fico mais aliviada de uma dentista falando que nao é errado usar chupeta,minha filha usa chupeta e confesso que estava preocupada,so que ela mamou ate um ano no peito,e agora com 1 ano e 8 meses que invocou com chupeta pra coçar os dentes.Ela usa a chupeta certa,ortodontica.antes usava só pra dormir,agora ta querendo muito, mas depois dos 2 anos to pensando em tirar,sei que nao vai ser facil mas é preciso.

  27. Ola!! O que vc fez para acalma-la? A minha bb eh do mesmo jeito chora o tempo todo, mama desesperadamente, regurgita e em seguida quer mamar mais uma vez, nao suporta chupeta e nao dorme bem!! Sem saber o que fazer!!

  28. Lima Abyara disse:

    Chupeta é coisa do passado, a moda agora é tablet na criançada,, kkkk,,,

  29. Patricia, vc pode me dizer qual foi o trabalho feito para sua filha parar com o dedo?

  30. Sou fonoaudióloga e mãe do Otávio de 1 ano e 4 meses. O seu post é exatamente o que sempre pensei. Sou especialista em motricidade orofacial e dei a chupeta pro meu filho. Ele só usa qdo Ta com soninho, quando cai ou Ta irritado da uma chapadinha até se acalmar, passada a tensão peço pra ele e ele me entrega pra guardar.

  31. Meu filho só pegou com 5 meses, e sinceramente foi um alívio. Ele dorme bem melhor a noite, as cólicas diminuíram, ele se acalma com mais facilidade, diminuiu a freqüência q coloca o dedo na boca e dorme um pouco mais de dia. Uma maravilha

  32. Eu tentei dar chupeta pro meu filho …mas não pegou…mas pq ele chorava e ficava nervoso….não por bonitinho.mas acho importante sim conversar com o pediatra antes.

  33. Tem que insistir com a chupeta. Meu filho tb rejeitava… Insisti e ele acabou pegando. Uso da Avant e é ortodontica e menos feia.

  34. Mariana disse:

    Qual seria o modelo ideal? Aquele achatadinho?

    • Nívea Salgado disse:

      Sim, Mariana,

      O modelo achatadinho é o ortodôntico. Esse é o ideal para evitar que o bebê tenha problemas dentários e ósseos no futuro (lembrando que é também importante tirar a chupeta na época certa – até 2 anos e meio de idade).

      Beijos!

  35. silvia disse:

    Confesso que fiquei muito aliviada ao ler esse post. O Fernando tem 4 meses e reluto desde o inicio em dar chupeta e mamadeira para ele com receio de deixar de pegar o peito e prejudicar sua arcada dentária. Hoje, nesse início da noite, ele chorava tanto por conta da gengiva coçando pelos dentinhos que estão nascendo que resolvi testar. E ele parou de chorar na hora.. fechou os olhos e dormiu. Somente fico com receio ainda de ele se acostumar com chupeta ao ponto de não largá-la no futuro – apesar de que ele ficava enfiando o dedo indicador, principalmente, na boca toda hora para coçar.
    Mas nossa, que alívio mesmo! Obrigada!!

  36. Cida disse:

    Chupei chupeta ate os 4 anos, aí me torturaram pra tirar, então chupei dedo ate 19 anos. Tenho dentes perfeitos, nunca usei aparelhos, respiro muito bem, e falo melhor ainda. Ou eu sou um fenômeno ou toda essa conversa é pra torturar as crianças e privá-las de algo que traz conforto a elas.

  37. Julianna Helen disse:

    Oi gente , minha bebê tem 1 mês e 10 dia , e dei a chupeta pra ela hoje , pois ela está com muita cólica e bem estressada , porem estou preocupada em como vou saber quando ela estiver com fome ?
    Gostaria que me ajudassem .
    Sou mamãe de primeira viagem .
    Obrigada mamães

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Julianna,

      Se mesmo depois de amamentar sua filha continuar chorando, você pode tentar acalmá-la com a chupeta. Se depois de um tempo ela voltar a chorar, volte a oferecer o peito, por nesse comecinho eles precisam mamar muito! Beijos!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail