Saber aproveitar o fim de semana com as crianças pode fazer toda a diferença na interação e proximidade da família. Afinal, muitas vezes, apenas no fim de semana sobra um tempinho para todo mundo se divertir em conjunto, devido à correria da rotina, não é mesmo?

Por isso, neste texto nós reunimos algumas ideias para você se inspirar e aproveitar os mais diversos momentos com as crianças. Vamos lá!

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

aproveitar o fim de semana com as crianças

Menino feliz brincando no parque. Foto: Canva.

Publicidade

Dicas para aproveitar o fim de semana com as crianças!

Separamos diversas dicas para aproveitar o fim de semana com as crianças e assim tornar esses dias ainda mais divertidos e incríveis para toda a família. Até porque, nessas situações, não são apenas as crianças que se divertem, não é mesmo? Os adultos também podem se aventurar e dar boas gargalhadas durante as brincadeiras. Veja as ideias que trouxemos para te ajudar:

1. Piquenique no quintal pode ser ótimo para aproveitar o fim de semana com as crianças

Um delicioso piquenique, no quintal de casa mesmo, pode ser o que vocês estejam precisando, neste momento, para se divertirem em conjunto. Porém, aqui é importante entrar de “cabeça” na brincadeira, para que ela fique ainda mais significativa, hein?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso quer dizer que vocês podem, em conjunto, preparar a cestinha com as comidas, como se fossem fazer o piquenique longe de casa. Lembre-se também de escolher uma toalha grande e confortável para todos se sentarem nela.

Escolha um local agradável do quintal, e lembre-se de usar o protetor solar e até mesmo o repelente nessa situação, combinado? Assim todo mundo fica protegido e mais confortável!

Veja mais: Piquenique infantil: Dicas, sugestões e ideias!

2. Jardinagem em família

Cuidar de plantinhas, fazer uma horta, enfeitar o canteiro da casa… Tudo isso pode ser considerado uma forma de aproveitar o fim de semana com as crianças. Sabe por quê? Porque essas atividades, além de divertidas, também ensinam muitas coisas aos pequenos.

Publicidade

Eles poderão aprender a ter paciência, empatia, responsabilidade ao cuidar da planta, entre outros valores. Ao mesmo tempo, essa prática em família pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade no cotidiano.

aproveitar o fim de semana com as crianças

Pai e filho brincando ao ar livre. Foto: Canva.

3. Conhecer um ponto turístico da cidade

Pare e pense um pouquinho: Será que você e sua família conhecem todos os pontos legais da cidade? Possivelmente não… Então, que tal aproveitar o fim de semana com as crianças indo visitar aqueles locais que ainda não conhecem e que podem ter muita história para contar?

Pesquise pontos turísticos diferentes e veja como essa atividade pode render cultura, conhecimento, diversão e experiências inesquecíveis!

Leia também: Viajar com crianças pequenas: Confira os melhores destinos!

4. Preparar um lanche caseiro

Um lanche caseiro, como um x-salada ou mesmo uma pizza, também pode entrar na lista do que fazer no fim de semana com os pequenos. Essa atividade pode começar com todo mundo escolhendo qual lanche será feito, depois assistindo a uma receita para comprar os ingredientes em seguida.

Publicidade

Apenas lembre-se de permitir que as crianças coloquem a mão na massa, para que elas também possam vivenciar o momento plenamente. Portanto, lembre-se de que elas podem acabar sujando a cozinha, e tudo bem, hein? Faz parte.

5. Sessão de música e karaokê para aproveitar o fim de semana com as crianças

Seus pequenos gostam de música? Você gosta de cantar? Então que tal elaborar uma verdadeira sessão de música em casa?

Vocês até podem preparar os figurinos para o show e depois cada um se diverte fazendo a sua própria performance. Brinquem que é um festival de música e permita que todo mundo expresse o seu lado artístico de um modo livre e contagiante!

Pai e filho brincando juntos. Foto: Canva.

Veja mais: Música pode ajudar no desenvolvimento do cérebro prematuro

6. Oficina de culinária com os pequenos

A oficina de culinária, assim como a receita do lanche caseiro, pode fazer com que as crianças se divirtam na cozinha. Mas, neste caso, você pode escolher ensinar algumas receitas de família para os seus filhos, além de dar dicas enquanto eles colocam a mão na massa.

É como se fosse uma verdadeira oficina para adultos mesmo, só que focando em aproveitar o fim de semana com as crianças.

Se não houver receitas de família para passar às crianças, considerem escolher as opções em conjunto. Assim, todo mundo aprende e fica mais divertido ainda!

Veja mais: Receitas refrescantes: Confira 12 para saborear no verão

7. Tarde de jogos em família para aproveitar o fim de semana com as crianças

A tarde de jogos podem contar com uma série de atividades diferentes. Vocês podem combinar de cada um escolher um jogo para colocar na lista de atividades. Assim, você separa jogos do seu tempo de criança, o cônjuge também e os filhos trazem jogos mais atuais.

No entanto, a regra pode ser escolher jogos que não sejam eletrônicos. Assim, a atividade pode ajudar as crianças a se desconectarem mais e focarem em atividades mais manuais.

Veja mais: Estresse: Você anda estressada? Confira 9 dicas para lidar.

Menina brincando com trenzinho de brinquedo. Foto: Canva.

8. Sessão de contação de histórias – com direito a dramatização

A contação de histórias também pode ser extremamente divertida. Para criar um momento diferente, peça às crianças para escolherem histórias que encontram na internet ou em livros que já têm em casa.

Depois disso, preparem cenários, fantoches ou outros materiais que podem ajudar a contar a história de um modo mais dramático. Além de render muito tempo de atividade, essa brincadeira também estimula a criatividade, permite que as crianças se divirtam e desperta o interesse pela leitura.

Em seguida, é só ler e encenar cada historinha em conjunto.

9. Vá a uma apresentação teatral para aproveitar o fim de semana com as crianças

Se na sua cidade estiver acontecendo algum espetáculo teatral que seja adequado para a faixa etária dos seus filhos, que tal levá-los a esse local onde há muita cultura?

Pesquise quais são os espetáculos que podem estar em cartaz e até peça ajuda dos pequenos para escolher a opção que será prestigiada em família.

Acredite, essa atividade pode deixar os pequenos bastante empolgados. Vocês podem, inclusive, combinar alguma outra atividade depois do espetáculo, como, por exemplo, jantar fora.

Criança brincando em meio às flores amarelas. Foto: Canva.

Experimentem as dicas de como aproveitar o fim de semana com as crianças e veja como essas atividades podem ser muito divertidas!

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?