Manter a rotina de sono das crianças nas férias é essencial para que elas não percam o ritmo e não sofram com impactos na sua saúde. Afinal, um sono de qualidade é essencial para os pequenos que estão na fase de crescimento. Além do mais, manter o relógio biológico regulado é uma maneira de tornar o pós-férias menos desagradável para eles.

Pensando nisso, fizemos este guia com algumas sugestões que podem ser colocadas em prática na hora de cuidar do soninho das crianças que estão de férias. Acompanhe a seguir!

Veja mais: Sono do bebê como melhorar? Saiba como criar uma rotina

manter a rotina de sono das crianças nas férias

Menina dormindo na cama. Foto: Canva

Publicidade

Como manter a rotina de sono das crianças nas férias?

Sabemos que nem sempre será fácil manter a rotina de sono das crianças nas férias, pois, como elas estão livres das obrigações escolares, a diversão pode passar do horário de vez em quando.

Porém, por mais que possamos ter o desejo de deixá-las dormindo mais ou acordada por mais tempo à noite, esses comportamentos, quando muito repetitivos, podem atrapalhar o descanso dos pequenos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso não quer dizer que você precisa ser extremamente rígido com o seu filho e nunca deixá-lo ficar 5 minutinhos a mais com você na sala. Mas, sim, isso pode nos dar pistas de que devemos manter o bom senso e cuidar para não exagerar no excesso de liberdade, ok?

Além do mais, as folgas das crianças não precisam se transformar em um bicho de sete cabeças. Algumas medidas podem ajudar a manter a rotina de sono das crianças nas férias. Veja a seguir:

manter a rotina de sono das crianças nas férias

Mãe fazendo a filha dormir. Foto: Canva

1. Como manter a rotina de sono das crianças nas férias: Fique atento ao horário

Pode parecer algo óbvio, mas quando não existe o horário da escola, os pais podem se esquecer de manter uma rotina com hora para dormir e para acordar. Isto é, podem acabar deixando a criança ficar acordada até mais tarde, com uma frequência acima do que seria ideal.

Publicidade

Portanto, se possível, estabeleça um horário para dormir e acordar, preservando o sono à noite e priorizando a vigília durante o dia. Isso não quer dizer que o seu filho precisa “acordar com as galinhas”, mas o contato com a luz natural, logo de manhã, pode ajudá-lo a manter uma rotina de sono mais saudável por muito tempo – inclusive por toda a vida.

Veja mais: Higiene do sono: pode ser o que sua família precisa para dormir melhor!

manter a rotina de sono das crianças nas férias

Menina dormindo na cama. Foto: Canva

2. Cuidado com as brincadeiras estimulantes à noite

Se você quer manter a rotina de sono das crianças nas férias, é preciso montar um cronograma de atividades que não inclua brincadeiras “exageradas” à noite. Dito de outro modo, prefira brincadeiras mais calminhas à noite, como as leituras, a pintura com lápis de cor, etc.

Brincadeiras muito estimulantes, como aquelas que fazem a criança correr, pular, dançar, etc., podem deixá-la muito “ativa”, atrapalhando a indução ao sono e desencadeando mudanças no horário de descanso. Deixe as brincadeiras mais agitadas para de manhã e de tarde.

3. Estabeleça um ritual de sono para colocar em prática nas férias

Um ritual de sono também pode ajudar nesses momentos. Você pode preparar uma sequência de ações que induzem o sono e podem ajudar a criança a manter um horário regulado para o descanso.

Publicidade

Experimente começar a diminuir a iluminação da casa a partir de um horário específico, todos os dias. Também diminua o som da televisão, deixe a casa mais confortável (com o uso do ar condicionado, por exemplo), leia um livrinho com o seu filho, e assim por diante.

Criar esse ritual mais relaxante pode ajudá-lo a se preparar para o sono, todos os dias, tornando o descanso mais fácil.

Veja mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar

Menina dormindo na cama. Foto: Canva

4. Como manter a rotina de sono das crianças nas férias: Conte com a ajuda da família toda

É muito importante que toda a família esteja empenhada em manter a rotina de sono das crianças nas férias. Vamos supor que há mais pessoas morando na casa, como por exemplo, irmãos maiores de idade, tios, primos mais velhos, etc. Todo mundo que é mais velho precisa colaborar à noite para não estimular tanto a criança.

Isto é, todo mundo precisa participar da missão de deixar a casa mais silenciosa, menos iluminada, e assim por diante. Além disso, se todo mundo mantiver um horário semelhante de ir para a cama, a criança poderá ser ainda mais estimulada a manter o seu horário de sono.

Caso contrário, se ela perceber que muitas pessoas estão “madrugando” com frequência, poderá desejar tal atividade e começar a ter mais dificuldades para dormir no horário saudável.

5. Evite fugir da rotina muitas vezes

Sabemos que, às vezes, é muito divertido fazer a noite do cinema e permitir que as crianças durmam um pouquinho mais tarde. Uma vez ou outra não será motivo para se preocupar. Porém, quando as “escapadas” da rotina se tornam frequentes, pode ser que você acabe prejudicando o relógio biológico dos pequenos.

Por isso, policie-se para não quebrar a rotina com muita frequência, especialmente em dias consecutivos, pois isso pode ser ruim para eles. Foque em manter um horário relativamente fixo, com pequenas exceções ao longo das férias.

Veja mais: Rotina com a criança: Dicas de como estabelecer. Confira

Menina dormindo na cama. Foto: Canva

6. Como manter a rotina de sono das crianças nas férias: Escolha atividades para o período matutino

Muitas crianças podem desejar dormir até mais tarde na época das férias, por isso, escolher atividades legais para fazer de manhã é algo que vale a pena.

Vamos supor que o seu filho é apaixonado pelo parquinho do bairro. Que tal, ao longo das férias, combinar de ir com ele, logo cedinho, no parquinho? Ele se sentirá mais animado para acordar cedo e você conseguirá ajudá-lo a manter a rotina de sono.

Isso vale para outras atividades que você sabe que o seu filho ama: inclua-as na rotina matinal e veja como isso pode valer a pena.

Adulto e criança dormindo na cama. Foto: Canva

7. Invista em atividades que gastam energia

Invista em atividades que podem ajudar o seu filho a gastar energia ao longo do dia. Assim, você poderá manter a rotina de sono das crianças nas férias por conta do cansaço que os pequenos sentirão ao anoitecer.

Além do mais, essas atividades também contribuem para a saúde e a qualidade de vida das crianças, já que, normalmente, são exercícios físicos bem interessantes.

Para conhecer brincadeiras que ajudam os pequenos a gastar energia, acesse este conteúdo: Brincadeiras para gastar a energia das crianças.