Conhecer a importância da caminhada e seus benefícios na gestação é um ponto muito interessante. Por meio desse conhecimento se torna viável estabelecer uma rotina muito mais saudável e equilibrada para as futuras mamães.

Porém, se você ainda tem algumas dúvidas sobre o tema e quer entender mais sobre essas vantagens, acompanhe o conteúdo de hoje e saiba mais!

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Importância da caminhada e seus benefícios na gestação

importância da caminhada e seus benefícios na gestação

Gestante se hidratando. Foto: Freepik

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Para entender a importância da caminhada e seus benefícios na gestação elencamos alguns pontos que se envolvem com essa prática. Assim você consegue entender, de uma forma mais profunda, quais são todas as áreas que serão beneficiadas com essa prática de exercícios. Veja:

1. Melhora das funções respiratórias e cardiovasculares

Quando caminhamos, tendemos a sentir uma melhora nas nossas funções respiratórias e cardiovasculares. A segunda, todo mundo já sabe: a prática de exercícios é imprescindível para a saúde do coração. Já no caso da respiração, algumas pessoas podem ainda ter dúvidas sobre o tema.

Acontece que quando caminhamos a nossa respiração é, de certa forma, “trabalhada”. Isto é, nossa capacidade respiratória melhora por conta dessa breve aceleração que acontece durante um exercício. Assim, nossos pulmões são beneficiados com o exercício físico.

2. A importância da caminhada e seus benefícios na gestação: Diminui a retenção líquida e os inchaços

A nossa circulação sanguínea está intimamente relacionada ao nosso sistema linfático. E este, por sua vez, associa-se com a retenção de líquidos em nosso organismo.

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Quando somos sedentários, há uma maior propensão à retenção líquida. Isso causa inchaço nas pernas, nos pés, etc.

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Durante a gestação, essa retenção tende a ser ainda mais intensa. Por isso, quando pensamos na importância da caminhada e seus benefícios na gestação, esse é justamente um dos melhores fatores: você diminui essa retenção líquida, melhora os inchaços e sente mais bem-estar.

3. A importância da caminhada e seus benefícios na gestação: Faz bem para a saúde mental

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Gestante bebendo água na caminhada. Foto: Freepik

Caminhar é algo que traz prazer físico e promove a liberação de neurotransmissores responsáveis pela geração de bem-estar. Consequentemente, tendemos a nos sentir mais felizes e dispostos quando praticamos exercícios.

Além disso, a prática de atividade física impacta em nossa autoestima e até mesmo sociabilidade. Isso porque podemos interagir com outras pessoas enquanto caminhamos, por exemplo. Ou então, podemos ouvir música e prestar atenção na paisagem, “viajando” em nossas ideias.

Quem nunca ficou pensando sobre um assunto importante e, durante uma caminhada sozinho, conseguiu encontrar a solução que precisava? Pois é!

4. Reduz os níveis de pressão arterial em repouso

Quando caminhamos de maneira recorrente, a nossa pressão arterial em repouso tende a ser melhorada. Isso quer dizer que se você tem propensão à pressão alta, poderá usufruir de mais saúde e bem-estar caso inclua a caminhada na sua rotina. Vale a pena fazer o teste.

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5. A importância da caminhada e seus benefícios na gestação: Controla a gordura corporal e consequentemente o peso

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Gestante se aquecendo. Foto: Freepik

Todo mundo sabe que a importância da caminhada e seus benefícios na gestação envolvem-se com o controle do peso. Afinal, durante a gravidez há uma propensão ao aumento de gordura corporal. No entanto, isso não quer dizer que a mulher deva ficar com sobrepeso, não é mesmo?

E para evitar esse tipo de contratempo, as atividades físicas podem ser bem-vindas. A caminhada, portanto, é uma delas. Por meio dela você controla o peso e a gordura corporal. E assim protege a sua saúde, aumenta a resistência do seu corpo e melhora o seu condicionamento como um todo. Um combo incrível.

6. Aumenta a autoestima e disposição

Como mencionado anteriormente, a caminhada também pode promover um aumento na autoestima de qualquer pessoa. Afinal, vemos a mudança na balança e também a sensação de bem-estar causa esse impacto na nossa auto imagem.

Além disso, a disposição melhora e nos sentimos mais ativas para as mais diversas atividades do dia a dia. Por isso, entender a importância da caminhada e seus benefícios na gestação faz com que grande parte das mulheres tomem a decisão de aderir à prática de caminhar diariamente.

7. Auxilia em uma boa noite de sono

Gestante fazendo agachamento. Foto: Freepik

Dormir bem pode ser um grande desafio para grande parte das gestantes, especialmente quando a gestação já está mais “avançada”. No entanto, a prática de exercícios pode ajudar a “cansar” o corpo e permitir que, à noite, consigamos descansar melhor, pegando no sono mais facilmente.

Por isso, caminhar diariamente pode ser uma maneira de promover relaxamento à noite, melhorando a qualidade de vida como um todo.

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Cuidados antes de investir na caminhada e seus benefícios na gestação

Agora que você já pôde ter mais informações sobre a importância da caminhada e seus benefícios na gestação, é hora de pensar em um plano de ação. Ou seja, é hora de colocar em prática o que foi apontado acima.

Mas, para isso, é preciso alguns cuidados. Especialmente se você sempre foi sedentária, a prática de exercícios físicos não deve acontecer de maneira repentina. É preciso um olhar atento e um certo cuidado nesse sentido.

Para lhe ajudar, elencamos algumas considerações que possam vir a ser úteis. Veja:

1. Agende uma consulta médica e faça exames necessários

É muito importante que, antes de qualquer coisa, você analise a sua saúde como um todo. Isso impede que você tenha mal-estar durante a caminhada e surpresas desagradáveis. Afinal, cada organismo é único, e não é porque a sua amiga consegue caminhar bastante que a sua saúde permitirá isso.

Portanto, não seja negligente de se aventurar em um exercício que quase nunca pratica. Conheça melhor o seu corpo antes de qualquer coisa, para uma atividade física mais segura.

2. Comece aos poucos

Gestante se preparando para os exercícios. Foto: Freepik

Não seja aquele tipo de mulher que tenta “correr atrás do prejuízo”. Não é assim que funciona. É preciso um cuidado para começar aos poucos e ir aumentando a intensidade de maneira gradativa. Caso contrário, as chances de desistência podem ser relativamente grandes.

Sendo assim, experimente formar uma espécie de cronograma com metas. Se hoje você caminha 2 quilômetros, que tal colocar 3 quilômetros como meta para os próximos 20 dias? Pense sobre isso.

E, novamente, nada de mudanças intensas sem conversar com o seu médico, ok?

3. Use as roupas certas

A sua vestimenta também pode fazer toda a diferença. Afinal, de nada adianta entender a importância da caminhada e seus benefícios na gestação se você faz isso “de qualquer jeito”.

Em outras palavras, busque roupas confortáveis e que sejam seguras para a prática de exercícios físicos. Pois ninguém merece ir caminhar e ter de cuidar da roupa e ajeitá-la o tempo todo, não é mesmo?

4. Vá em um horário adequado

Encontre um bom horário para se exercitar. Aqui, é fundamental cuidar com o calor e com o sol. Caso vá em um horário com muito sol, não se esqueça de que a hidratação e a proteção solar são fundamentais, ok?

Da mesma forma, procure encontrar aquele horário do dia em que você tem mais disposição. Isso poderá lhe ajudar a se sentir mais motivada e focada no exercício.

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5. Hidrate o seu corpo e alimente-se bem

Gestante caminhando com o marido. Foto: Freepik

Cuide da sua alimentação. Não adianta de nada entender a importância da caminhada e seus benefícios na gestação se você não se alimentar bem. Afinal, a atividade física pode causar um efeito rebote: muito cansaço, mal-estar, etc., se você não se alimenta bem e, ainda, não se hidrata.

Por isso, nada de se aventurar com caminhadas em jejum ou que descumpram as recomendações da sua nutricionista, ok? Do mesmo modo, nunca se esqueça de que a hidratação é uma peça-chave da nossa saúde!

Comece o seu plano de caminhada!

Agora que você já entendeu a importância da caminhada e seus benefícios na gestação e já sabe tudo sobre o tema, é hora de começar o seu plano de exercícios! Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de iniciar as mudanças e bons exercícios para você!

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