Se seu filho sofre de asma, ele sentirá uma dificuldade imensa para controlar a respiração, durante a crise. Além da famosa bombinha (que na verdade é um medicamento inalatório, com potencial de abrir os brônquios) para ajudar o pequeno a se sentir melhor, algumas técnicas de respiração específicas podem ser de grande valia para facilitar a entrada e saída de ar em um momento desses. Além disso, vale conhecer esses exercícios para asma para usar em situações em que não se tem o broncodilatador à mão. Pelo pulmão mais sensível, o asmático pode ter um ataque de tosse e dificuldade para respirar durante um simples passeio no parque, pois até mesmo o pólen das flores é capaz de acarretar uma crise. Importante então conhecer outras maneiras de ajudar o filhote, não é mesmo?

Veja também: Bactérias intestinais diminuem o risco de asma em bebês

Veja a seguir esses exercícios para asma, úteis em momentos de emergência. Mas, claro, converse com o médico do pequeno para se certificar sobre o tratamento adequado e as formas mais seguras de controlar a doença. Aliás, é importante frisar que a asma é uma doença crônica, que requer tratamento a longo prazo e controle constante. Assim as crises são de menor intensidade, e diminuem as chances de complicações, como internações hospitalares.

exercícios para asma em crianças

Imagem: 123RF

Publicidade

3 exercícios para asma para facilitar a respiração da criança

Um dos exercícios é feito sentado: o pequeno deve apoiar os dois cotovelos sobre as pernas e relaxar o corpo para a frente. Outra alternativa é, em pé, pedir para a criança inclinar o corpo para a frente e apoiar as duas mãos em uma superfície plana e firme (pode ser uma mesa), deixando todo o peso dela cair sobre o apoio. Dessas duas formas, por meio do relaxamento do corpo sobre um apoio, o processo respiratório é facilitado e, ainda, fará a criança se sentir mais confortável.

Veja também: Como escolher inalador – dicas importantes

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Já uma outra dica sobre exercícios para asma é destinada à escola. Para as crianças com asma, é importante ter um travesseiro sempre à mão, justamente para ajudar no alívio da respiração durante uma possível crise. Em caso de o pequeno passar mal na sala de aula, oriente o professor a auxiliá-lo (e este exercício pode ajudar, em um primeiro momento): sentado na carteira, o pequeno deve levar o corpo à frente e, para apoiar a cabeça e dar mais firmeza e conforto, use o travesseiro.

Essas alternativas parecem simples e para alguns podem até soar um pouco óbvias. Porém, são de extrema importância para ajudar os pais, já que as crises podem ocorrer a qualquer momento e sempre precisamos estar preparados. Contudo, evidentemente, esses exercícios, apesar de ajudarem na respiração, não substituem os medicamentos indicados pelo médico para controlar a asma, ok? São apenas auxiliares!

Para ler mais posts sobre asma no blog, clique aqui.