Quando pensamos em parto normal, algumas cenas e sensações vêm à mente, certo? Mas, o processo do nascimento engloba muito mais do que imaginamos. Alguns quadros ainda são desconhecidos para as mamães de primeira viagem, como por exemplo, a náusea durante o trabalho de parto.
Para quem achou que os enjoos paravam no primeiro trimestre da gestação… Porém, assim como todas as experiências de parto, cada mulher vivência o momento de uma maneira diferente. A náusea não está presente em todos os quadros, mas é, sim, um sintoma considerado comum. Entenda abaixo o porquê algumas mulheres passam mal durante o parto normal.
Por que a náusea acontece durante o parto?
Mulher em trabalho de parto segurando a mão do companheiro. Foto: Freepik
Cada quadro será diferente, algumas mulheres sentem a vontade de vomitar principalmente pelo nervosismo, o medo e a tensão de entrar em trabalho de parto. A alimentação e os processos hormonais explicam também da onde pode vir essa vontade:
- Jejum: em partos ativos muito longos, a gestante pode não se sentir confortável para comer. Assim, o jejum muito longo acaba contribuindo para a vinda das náuseas porque a pressão arterial aumenta, agravada pelo nervosismo e ansiedade.
- Hormônios Prostaglandinas: peças-chaves no comecinho do parto, esses hormônios aparecem na primeira fase junto com as primeiras contrações. Eles podem aumentar os movimentos do intestino, causando também náuseas e vômitos.
- Sistema nervoso parassimpático: durante o parto, o corpo se esforça, naturalmente, para esvaziar o sistema digestivo, causando essa vontade de vomitar e ir ao banheiro. Isso acontece, porque ele entende que liberando esses espaços, o bebê não terá obstáculos para descer pelo canal vaginal.
- Dores intensas: é normal que a resposta do corpo às dores do parto sejam as náuseas, devido a grande intensidade da situação.
- Reações à anestesia: a epidural, usada para o parto normal, tem como reações adversas vômitos e náuseas. Ela também pode causar queda na pressão arterial, outro quadro que pode acarretar enjoos.
- Contrações: os movimentos bruscos do parto, podem causar uma distensão nas vísceras e resultar na sensação de náuseas.
Quando vomitar durante o parto pode ser um sinal de alerta?
Médico preparando mesa de instrumentos. Foto: Freepik
O vômito durante o parto pode acontecer por diversos motivos diferentes. Mesmo assim, é importante que a equipe médica esteja atenta à quantidade e à frequência, porque a parturiente pode ficar severamente desidratada.
O lado bom do quadro é que, mesmo que desagradável, o esforço que o corpo produz para vomitar ajuda na dilatação e ajuda o bebê a se posicionar da melhor maneira no colo uterino. Muitas vezes, a náusea é sinal de que o trabalho de parto está chegando ao fim!
Sabia que os enjoos durante a gravidez são benéficos aos bebês?
Bebê recém-nascido de macacão rosa dormindo. Foto: Freepik
Pois é, não apenas no parto, mas aqueles enjoos típicos durante a gravidez fazem bem para a criança. O trabalho publicado na revista científica Reproductive Toxicology, avaliou centenas de milhares de gestantes e descobriu que as que sofriam de enjoos tiveram menos propensão a passar por um parto prematuro, os bebês tiveram menos riscos de apresentar problemas de desenvolvimento e ainda mostraram melhor desempenho em testes de QI (quociente de inteligência) depois de nascidos.
Mesmo assim, o acompanhamento médico não é dispensável! As mulheres devem contar sobre os enjoos para o médico de confiança e ficar atentas para quadros de hiperêmese gravídica, desidratação e desnutrição!