Os enjoos são um dos sintomas mais característicos da gravidez, sendo presente em 70% a 80% das gestações. Mas quando começa o enjoo na gravidez?

O período do enjoo não é o melhor momento da gravidez, algumas mulheres podem sofrer bastante com esse sintoma, com frequências de vômitos e com persistências dos enjoos até o 3º trimestre.

Já em outras mulheres podem ser bem leves, com curtos períodos e tem até aquelas que não vão sentir nada.

As náuseas são bastantes comuns, pode acontecer em qualquer momento, mas são mais frequentes pela manhã, por isso ganhou a fama como enjoos matinais. Eles costumam ser acompanhados de vômitos e aversão a alimentos e cheiros.

Publicidade

Mas as mamães devem prestar atenção pois os enjoos excessivos ou sua persistência pode ser um sinal de que algo estar bem.

Quando começa o enjoo na gravidez?

Mulher passando mal

Mulher passando mal – Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Antes mesmo da mulher saber que está grávida os enjoos já podem aparecer. É um dos primeiros sinais de uma gestação, costuma aparecer na quinta ou semana, mas não há uma regra, podendo aparecer em diferentes semanas para cada mulher.

Quando termina o enjoo na gravidez?

Agora que você já sabe quando começa o enjoo na gravidez, descubra quando ele termina!

Na maioria das vezes os enjoos desaparecem ou diminuem no início do segundo trimestre, mas a casos em que gestantes seguem com esse sintoma durante toda a gravidez.

Algumas gestantes, cerca de 1%, sofrem de uma condição chamada de hiperemese gravídica, onde os enjoos e vômitos são excessivos e persistente, podendo durar além do segundo trimestre ou até o fim da gravidez.

Publicidade
Mulher vomitando

Mulher vomitando – Foto: Freepik

A gestante tem sua saúde fragilizada, com quadros de desidratação, perda de peso e carência nutricional, também prejudica o desenvolvimento do feto.

O que causa o enjoo na gravidez?

Antes mesmo da gestação, ainda durante o ciclo menstrual, o corpo feminino se prepara para uma possível fecundação com a produção de diversos hormônios, responsáveis pela ovulação.

Após a fecundação a um aumento do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana, o HCG, famoso hormônio da gravidez, e o progesterona, que estão relacionados com os enjoos sentido pelas gestantes.  Quanto mais elevado está o HCG, maior a possibilidade de náuseas e vómitos.

Mulher feliz segurando xícara

Mulher feliz segurando xícara – Foto: Freepik

O HCG também modifica o sistema digestivo, com o estômago e a digestão mais lenta é comum que ocorra os enjoos. Durante a gravidez a mulher tem seu olfato e paladar mais apurado, fazendo com que sinta repulsa com facilidade.

Publicidade

Quando começa o enjoo na gravidez quando a mãe está grávida de gêmeos?

Mulheres grávidas de gêmeos podem sentir os enjoos com mais intensidade, mas como uma gestação normal isso varia de mulher para mulher.

No início da gravidez os níveis hormonais da mulher aumentam, alguns desses hormônios são o HCG e o progesterona, que são responsáveis pelos enjoos sentidos pela mulher. Quanto maior for a concentração desses hormônios, mais intenso será o sintoma.

quando começa o enjoo na gravidez

Ultrassonografia de gêmeos – Foto: Freepik

Em uma gestação de gêmeos o corpo produz uma quantidade maior de hormônios, então fica mais suscetível a sentir enjoos com mais intensidade.

Gravidez de gêmeos é um fator de risco para o desenvolvimento da hiperemese gravídica, condição em que os enjoos e vômitos são excessivos e persistentes, levando risco a saúde da gestante e do feto.

Como aliviar o enjoo na gravidez?

O início da gestação pode ser bem incômoda para muitas mulheres. Nos primeiros meses pode ser até difícil manter algo no estomago ou fica o dia inteiro sem sentir os famosos enjoos, algumas mulheres até tem perda de peso por conta desses sintomas.

É um período bastante desconfortável e algumas mulheres acabam recorrendo a medicamentos que aliviam os sintomas.

quando começa o enjoo na gravidez

Mulher tomando medicamentos – Foto: Freepik

Esses medicamentos podem ser prescritos pelo médico, mas só deve ser usado com autorização médica e não é indicado a todas as gestantes, então só um profissional será indicado para analisar se o uso desses medicamentos é ideal para a gestante. Esses medicamentos podem deixar a gestante mais sonolenta.

O que fazer para amenizar?

Existem outros meios além do medicamento que ajuda a aliviar os enjoos e tornar esse momento mais agradável. Adiante algumas dicas simples para aliviar os enjoos.

  • Coma pequenas porções – Prefira comer pequenas porções, mastigando bem o alimento. Evite comer muito em uma única refeição, dando preferência aos intervalos a cada duas ou duas horas e meia. Ficar grandes intervalos sem comer podem piorar os enjoos.
  • Frutas cítricas – São ótimos aliados durante os enjoos. Pode ser usada como um aromatizante natural, que vai ajudar a grávida nos momentos de odores fortes, como o olfato da mulher está mais aguçado alguns cheiros podem ser suficiente para desencadear os enjoos.
quando começa o enjoo na gravidez

Frutas – Foto: Freepik

As frutas cítricas tem um cheiro fresco e que ajuda a aliviar o sintoma. O consumo da fruta também melhora no alivio dos enjoos.

  • Gengibre – O gengibre age no sistema nervoso, provocando um relaxamento do trato gastrointestinal, diminuindo as náuseas. Pode ser consumido em forma de bala, chá ou suco. Deve ser usado com moderação e com recomendação médica.
  • Mantenha-se hidratada – Ingira líquido durante o dia. É muito importante que a gestante se mantenha hidratada, isso evita o surgimento de náuseas. Sucos naturais podem ser uma boa opção, principalmente os de frutas cítricas, mas evite consumir suco durante as refeições ou pode acabar causando mais enjoos.
  • Alimentos que combatem os enjoos – Alguns alimentos ajudam a aliviar os enjoos, procure consumir alimentos como carboidratos de fácil digestão, alimentos que contenham cálcio, potássio, ácido fólico, vitamina C e chás. O de camomila ajuda para uma melhor digestão dos alimentos.

Devo consultar o médico?

A intensidade dos sintomas de uma gravidez pode variar muito entre as mulheres, até a segunda gestação pode diferir da primeira. Os enjoos são comuns e bastante incômodo, mas ao início do segundo trimestre esses sintomas devem começar a amenizar e sumir.

Durante os três primeiros meses a mulher pode acabar perdendo peso, tanto pelos vômitos como pela falta de apetite, mas depois desse período o ideal é que comece a ganhar peso.

quando começa o enjoo na gravidez

Mulher grávida no médico – Freepik

Se a gestante continua perdendo peso e ainda sentindo enjoos e vômitos em excesso depois desse período pode ser um sinal de alerta e precisa de uma atenção especial. Procure seu médico para fazer um acompanhamento e análise dos sintomas.