Um dos meus maiores exercícios como mãe é o de deixar Catarina fazer as coisas sozinha. Vocês, que também são mães, provavelmente me entendem: aos nossos olhos, os pequenos continuam sendo nossos bebês, mesmo que já não usem fraldas, não mamem no peito e não tenham ataques de birra (bem, essa parte nem tanto! Porque o tempo passa e o chororô diminui, mas até sumir totalmente, vai chão!).

Mas também sei quanto é importante que uma criança desenvolva sua independência – aos pouquinhos, ela vai percebendo que consegue completar algumas tarefas por si só, e isso é um grande aprendizado (aliás, como para todos os membros da família).

Você percebeu a alegria do seu filho na primeira vez em que caminhou sem a sua ajuda? Ou quando se vestiu sozinho e apareceu prontinho (com uma blusa vermelha e uma calça roxa, mas tudo bem!) para te mostrar?

atividades relaxantes para crianças

Crianças brincando de massinha. Foto: Canva

Publicidade

Essas são pequenas conquistas do dia-a-dia que dão segurança aos pequenos: é dessa forma que eles vão se descobrindo capazes, habilidosos – o que tem relação extrema com o desenvolvimento de sua autoconfiança.

Quando você se torna adulto, percebe de fato a real importância da independência – em primeiro lugar, porque não terá ajuda para fazer muita coisa (eu, por exemplo, não sabia cozinhar quase nada até me casar, o que significa que chorei seis meses queimando o arroz e deixando o bife passar do ponto – pior é que é verdade! E não teria sido muito mais fácil se eu tivesse aprendido antes?).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E em segundo porque não tem medo perante os desafios que a vida te apresentar (ou melhor, até tem, mas sabe que, se você já deu conta de tanta coisa até ali, vai conseguir novamente).

Por isso, tenho estimulado aqui em casa situações nas quais Catarina pode colocar em prática sua autonomia e o resultado tem sido muito bacana. A seguir, eu compartilho algumas delas com vocês:

1. Deixando que o filho escolha a roupa

brincadeiras para gastar a energia das crianças

Criança brincando de dança maluca. Foto: Canva

Com a pequena, isso aconteceu de forma natural. Sem que eu precisasse estimular, ela começou a querer escolher o que usaria. Isso é bom? Eu acho que sim! Pois a criança começa a entender que pode tomar suas próprias decisões, habilidade que será muito requisitada quando ela crescer.

Publicidade

Dica de mãe: para que não haja briga (porque a escolha da criança não é própria para a ocasião, ou para a temperatura do dia), você pode pré-determinar três opções, e então deixar que o filhote faça sua escolha. Com o tempo, ele entenderá melhor as situações e poderá fazer a tarefa sem a sua “triagem” prévia.

2. Incentivando a organização dos brinquedos

Essa é outra tarefa que os pequenos podem executar desde cedo, desde que, claro, seja respeitado seu ritmo de desenvolvimento.

Por exemplo: não espere que uma criança de 2 anos guarde tudo sozinha (mas ele pode pegar algumas peças e dá-las para a mamãe, não é mesmo?). Aos 3, já dá para explicar que os brinquedos não podem ficar espalhados pela casa (em cima da mesa de jantar, ou no chão do banheiro, por exemplo).

como estimular a criatividade das crianças

Criança desenhando à vontade. Foto: Canva

Aos 4, vejo que Catarina já consegue guardar praticamente tudo sozinha (embora tente escapar do trabalho, claro!). É com persistência e muito carinho que eles vão entendendo que podem contribuir para a arrumação da casa, organizando suas próprias coisas.

3. Estimulando a cooperação familiar para independência

Essa é outra forma bacana de desenvolver a independência do filhote (mesmo que, inicialmente, ele não perceba esse efeito).

Publicidade

Quando você incentiva que seu filho arrume a mesa do jantar, ou tire a louça da máquina de lavar, ele vai aprendendo a executar tarefas que serão necessárias para o resto de sua vida.

Essa é a evolução natural do item 2 (ou seja, a criança começa arrumando o que lhe pertence, e depois, quando já mostra coordenação motora suficiente, pode também ajudar em tarefas que envolvem toda a família).

4. Deixando que o filho arque com consequências

como estimular a criatividade das crianças

Crianças brincando com artesanato. Foto: Canva

Você já se deu conta de que toda independência traz também uma carga de responsabilidade? Na minha (humilde) opinião, mostrar isso aos pequenos é importantíssimo, e é algo que pode ser feito desde cedo.

Um exemplo: é o dia do brinquedo na escola e você pediu que seu filho escolhesse o que queria levar e colocasse na mochila (você não disse uma, mas sim umas cinco vezes!).

Se na hora de sair você perceber que ele não colocou, deixe que descubra isso quando chegar ao ambiente escolar (e não volte para pegar o brinquedo).

Assim, ele perceberá que, quando for responsável por determinada ação, colherá o resultado dela – seja ele bom ou ruim.

5. Independência também na cozinha

Talvez porque eu tenha penado muito para aprender a cozinhar depois de adulta, esse é um ponto que desejo muito que seja do domínio da pequena (e que esse envolvimento com as panelas aconteça de forma natural e divertida!).

Ainda não deixo que Catarina mexa no fogão, mas ela já consegue preparar algumas receitinhas básicas (entre elas a de panquecas de chocolate, que eu ensinei a fazer nesse post aqui.

Além de permitir que a pequena cresça sem medo de cozinhar, essa é uma atividade que eu curto demais, pois é um dos nossos momentos especiais de mãe e filha (com direito a um avental para cada uma!).

Essa panqueca que fazemos leva Nutren Kids, que é o complemento alimentar da Nestlé para crianças (entre os produtos similares no mercado, é o de menor teor de gordura, o menos calórico – o que eu acho bem bacana).

Como ele já tem leite na fórmula, você só precisa misturar com água (tanto na receita da panqueca como no preparo tradicional: aquele leitinho que as crianças gostam no café da manhã ou no fim do dia).

Ele está disponível nos sabores chocolate, baunilha e morango, e é interessante saber também que fornece 26 vitaminas e minerais, dentre eles três nutrientes importantes: Ferro, Cálcio e Zinco, que atuam diretamente no bom crescimento, desenvolvimento e imunidade da criança.

Se você ainda não conhece o produto, mas gostaria de conhecer (também para testar a minha receita e me contar depois se gostou!), é muito fácil pedir uma amostra e recebê-la na sua casa – basta CLICAR AQUI, preencher seus dados e solicitar a sua.