Se tem uma fase na vida em que os palpites irritam muito, é quando você se torna mãe de primeira viagem.

O fato é que existem coisas que as pessoas não deveriam falar para uma mãe de primeira viagem – seja porque ela não tem muita segurança (e se irrita mesmo!), porque está se acostumando com essa nova vida, ou pela baixa hormonal típica do pós-parto (e que nos faz virar verdadeiras leoas!).

Por isso, fiz uma pequena lista nesse post de algumas frases que uma mãe não gosta de ouvir – que tal compartilhar “delicadamente” na sua timeline, para dar uma “dica” aos desavisados (hihihi)?

1. Não diga à mãe de primeira viagem: “Se pegar muito no colo o bebê vai ficar mal acostumado!”

dicas para ajudar seu filho a dormir

Mãe observando bebê dormindo. Foto: Canva

Publicidade

Tenho certeza de que você já ouviu essa frase em algum momento, estou certa? Eu ouvi muitas vezes, e sabe o que é pior? Eu acreditei que era verdade!

Sabe o que eu faria com um segundo filho? O inverso! Aproveitaria muito essa fase, porque ela passa rápido! E o contato com a mãe só acalma o bebê – por isso, se seu filho pede, aproveite o sling, ou simplesmente o coloque bem perto do seu coração, para ouvir as batidas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2. Oferece só um pouquinho “disso”, para a criança não passar vontade!

Claro que o “isso” geralmente não é algo saudável, como abobrinha, cará, mandioquinha… E, cá entre nós, que bebê vai “passar vontade” se deixar de experimentar refrigerante, doce, ou fritura? Ele nunca provou! A curiosidade dos pequenos é natural, mas cabe aos pais definirem o que desejam apresentar ao filho, e quando!

3. O meu bebê já fazia várias coisas com essa idade…

atividades relaxantes para crianças

Mãe fazendo massagem no bebê. Foto: Canva

Cada criança tem o seu tempo, por isso, não importa se o seu filho engatinhou, andou ou falou antes de outro. Que tal respeitar o desenvolvimento alheio e evitar comparações? Engraçado que quase ninguém fala o inverso: que o filho fez algo depois, mais tarde, com mais dificuldade… E isso é normal também!

4. Cuidado! O seu filho está muito apegado a você!

Muitas mulheres defendem a criação com apego e isso inclui oferecer amor, carinho e atenção aos pequenos. Eu, pessoalmente, não vejo problema algum nisso!

Publicidade

Aliás, virei partidária, depois que comecei a estudar um pouquinho mais sobre o desenvolvimento infantil, e a perceber na prática os benefícios de um vínculo estreito entre mãe (ou pai) e filho. Isso não tem qualquer relação com dependência ou insegurança, muito pelo contrário! Crianças que se sabem amadas se sentem mais seguras para ganhar o mundo, pois sabem que têm para onde voltar!

5. A criança não se desenvolve porque você faz tudo o que ela quer…

sessão de fotos

Mãe usando chapéu com o seu bebê no colo, em um campo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Não tem nada mais irritante do que ouvir que o bebê não anda porque você oferece tudo em suas mãos, ou que o pequeno ainda não fala porque você entende tudo o que ele quer dizer.

Ao ouvir isso, claro que vale uma reflexão (afinal, pode haver conhecimento de quem fala ali), mas se concluir que é apenas o desenvolvimento natural do seu filho, relaxe! E deixe que entre por um ouvido e saia pelo outro!

6. Deixe o bebê chorar, porque do contrário ele vai ser muito mimado!

Quando alguém fala isso sobre um adolescente, eu acredito e assino embaixo! Agora com um bebê a história é outra! Já pensou que o choro é a única forma de comunicação verbal, no início da vida?

E com tão pouco tempo de vida, um bebê não pode ser manipulador – ele apenas manifesta que precisa de algo! Com o tempo, aprendendo a falar, é natural que ele deixe as lágrimas de lado, e fique mais tranquilo.

Publicidade

7. Não diga à mãe de primeira viagem: Peito não sustenta!

Cuidados com o bebê na praia

Mãe cuidando do bebê na praia. Foto: Canva

Tenho certeza de que você já ouviu também por aí: “nossa, mas você ainda amamenta?”, “mas o seu leite é fraco, não vai nutrir o bebê”. Para essas pessoas, a resposta é simples: o leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber! E mais: a OMS recomenda 6 meses de amamentação exclusiva, e aleitamento até pelo menos 2 anos de idade. E fim de papo!

8. Não pergunte à mãe de primeira viagem: “Mas ele já toma mamadeira?”

Como as pessoas não estão satisfeitas em criticar somente a questão da amamentação, elas também vão dar palpites se você der mamadeira para o seu filho. Minha dica é: jamais faça isso com uma mãe de primeira viagem, pois você não sabe os reais motivos que a levaram a interromper a amamentação. Respeite!

9. Acho que o seu filho está passando fome!

Cuidados com o bebê na praia

Mãe e bebê pegando sol na praia. Foto: Canva

Se os bebês só chorassem por fome, não seria uma maravilha? Afinal, começou a chorar, bota no peito e o assunto está resolvido! Mas na prática… Os pequeninos choram por cólica, por cansaço, por frio, por fralda molhada, e mais uma infinidade de outros motivos! Quem é mãe sabe (mas, infelizmente, nem sempre lembra!).

10. Quando você vai arrumar outro filho?

Primeiro, te pressionam para casar. Depois que você casa, deve ter o primeiro filho. Quando este nem bem chegou ao mundo, as pessoas já querem saber quando você terá outra criança.

Falar sobre outro bebê com uma mãe de primeira viagem é como perguntar a ela se deseja enlouquecer mais um pouquinho! E na hora certa, se esse for o desejo dos pais, essa vontade irá aflorar naturalmente!