O momento de anunciar a gestação é repleto de emoções e de muitas parabenizações. Depois de receber a notícia, o papai precisará ser avisado, não é mesmo?

Existem diversas formas de dar essa notícia. Mas, qual a melhor forma? Todas, desde que você se sinta confortável e alegre com a alternativa escolhida.

Veja aqui algumas dicas emocionantes e criativas para comunicar a nova vida que está chegando de forma presencial. Boa leitura!

Sapatinhos, roupinhas ou varal

Como anunciar a gestação presencialmente

Crédito: Freepik

Publicidade

Uma forma bastante tradicional de anunciar a gestação é por meio de presentinhos de vestimenta ou de varais para o novo papai. A ideia é bem simples: você pode comprar uma roupinha ou um sapatinho de bebê e embrulhar para presente. Diga que tem um presente quando o marido chegar, dê o pacote e aguarde a reação dele.

Apesar de linda, a ideia do presente com roupinhas já é bem conhecida. Por isso, se quiser algo simples e diferente, você também pode usar a ideia do varal. Existem duas versões:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Compre roupinhas de bebê, estenda no varal e espere até que ele perceba.
  • Faça um mini varal com roupinhas de bebê e dê para o seu marido (essa versão pode ser com roupas de verdade e um cordão representando o varal ou pode ser feita com recortes e dobraduras de papel no formato de um varal).

Nas refeições

As refeições são momentos bastante legais de anunciar uma nova gestação. É comum que as famílias se reúnam durante almoços ou jantares, então você pode usar estas dicas para dar a notícia ao companheiro e ao restante da família também.

Doces e sobremesa

Crédito: Freepik

Aproveite o momento do jantar ou do almoço para fazer a surpresa. Aguarde até a hora da sobremesa e ofereça uma caixa com bombons ao companheiro. Opte por aqueles bombons com letras, com eles você poderá montar a palavra “papai” ou “estamos grávidos” ou qualquer outra frase que você preferir. Ofereça a caixa de bombons como sobremesa e aguarde a reação dele.

Outra maneira legal de anunciar a gestação pode ser com biscoitos da sorte. Diga ao companheiro que você experimentou uma receita nova e que quer a opinião dele. Então, ofereça um biscoito com um bilhetinho com a notícia depois da refeição, e peça para ele provar e dar um parecer sobre a experiência de comer esse doce.

Publicidade

Durante a refeição

Crédito: Freepik

Caso você não aguente até a sobremesa, também é possível elaborar um jeito criativo de anunciar a gestação no horário da refeição principal. Assim como a dica anterior, você pode adaptar essa para comunicar apenas seu companheiro ou o restante da família.

Compre uma caneta ou uma tinta permanente e não tóxica e escreva a notícia no fundo do prato. Prepare um almoço ou um jantar e sirva o prato para o seu companheiro, para que ele só veja a notícia conforme for terminando de comer. Essa dica é super legal para anunciar para toda a família também, porque é comum que as pessoas se deem conta de que há algo escrito no fundo do prato em momentos diferentes.

Essa dica também pode ser adaptada para acontecer no café da manhã. Basta fazer a escrita da notícia no fundo de uma tigela ou caneca com cereais, leite, café ou o que você preferir.

Mamadeira

Crédito: Freepik

Além da ideia de escrever a notícia no fundo de uma caneca ou tigela, há outra forma bacana de dar a notícia logo no início do dia, durante o café da manhã.

Publicidade

Compre uma mamadeira e aguarde até o horário do café. Então sirva a mesa normalmente: coloque o leite, as frutas, os talheres, as canecas e… uma mamadeira. Não diga nada e aguarde a reação dele.

Roupa portadora da notícia

Outra ideia para anunciar a gestação é personalizar uma camiseta, vestido ou qualquer peça de roupa que você prefira.

Compre um canetão ou tinta e anote a notícia em uma peça de roupa. Fique pronta e uniformizada para quando o companheiro chegar em casa. O legal é não falar nada e nem dar qualquer indicativo de que há algo diferente: deixe que ele perceba.

Usando o ultrassom

ultrassom para anunciar a gestação

Crédito: Freepik

Talvez esta seja uma das dicas mais emocionantes para anunciar a gestação. Afinal, com ela o papai (ou o restante da família, caso você opte por esta sugestão para contar para um grupo maior) receberão a notícia com o ultrassom do bebê.

Apesar de emocionante, ela é bem fácil e simples de fazer. Veja algumas dicas envolvendo o ultrassom.

TV ou computador

Aguarde até o primeiro ultrassom que permita ouvir o som dos batimentos cardíacos do bebê. Peça para seu companheiro ver com atenção uma coisa que você acha que ele vai gostar na TV (ou no computador). Então, é só colocar o vídeo do ultrassom e aguardar a reação dele.

Jogos

Outra ideia legal para usar a imagem do ultrassom e dar a notícia é através de um jogo personalizado de quebra-cabeça. É super fácil de encontrar locais que fazem jogos de quebra-cabeça com imagens personalizadas, além de ser um serviço super em conta.

Então é simples: encomende um jogo com a foto do ultrassom ou, se preferir, com outra imagem ou frase que indique a notícia. Quando estiver com o jogo, é só convidar o companheiro para jogar com você. Se preferir, você também pode fazer um jogo com mais peças e fazer uma noite de jogos na sua casa para jantar, jogar – e dar a notícia, é claro – para a família, amigos e quem você quiser mais.

Banho

Crédito: Freepik

Esta sugestão de como anunciar a gestação é super divertida porque ela propõe que a notícia aconteça em um momento (e local) super inusitado: no banheiro.

Basta se organizar para entrar no banho logo antes do seu marido. Quando o banheiro estiver com o vidro do box ou com o espelho bem embaçado pelo vapor, você escreve a notícia da forma que desejar. Será uma surpresa para o seu marido ficar sabendo desse jeito, não acha?

É possível escolher se você prefere que a notícia seja dada no box ou no espelho, porque nem todo banheiro tem box (e nem todos eles são de vidro). Além disso, pode acontecer do seu marido não prestar muita atenção no ambiente, então você pode avaliar se ele prestará mais atenção ao espelho ou ao box do banheiro.

Bilhetinho

Outra forma de adaptar essa ideia é por meio de bilhetes divertidos colados no espelho, no box ou no sabonete. Se você não quiser escrever no vapor ou se achar que ele pode não perceber, você também pode fazer um pequeno bilhete e grudar em algum lugar do banheiro. Alguns lugares legais são:

  • Espelho
  • Sabonete
  • Box
  • Papel higiênico
  • Tampa do vaso
  • Caixa da descarga
  • Lado interno da porta

Bexigas

Além disso, você também pode incrementar a notícia trocando o bilhete por bexigas. Compre um pacote dessas bexigas de aniversário de crianças, encha-as e escreva a notícia nelas. Elas podem ser colocadas dentro da banheira pouco antes do marido entrar no banho.

Caso você não tenha banheira em casa ou prefira, essa sugestão pode ser usada em vários outros lugares da casa. Por exemplo:

  • Garagem
  • No banco do motorista do carro
  • Roupeiro

Se preferir, as bexigas podem ser substituídas por uma carta ou cartão. Escreva a notícia como achar mais bacana, mais emocionante ou mais divertido e deixe-a em um local estratégico. Além dos lugares citados acima, também é possível colocar o bilhete na mesa antes da refeição, na gaveta das cuecas, no armário junto com as chaves ou onde achar mais legal.

Certifique-se de estar presente quando ele for ler a mensagem, para garantir que você pegará a sua reação.

Cartaz ou pôster de filme

Crédito: Freepik

Esta sugestão é para quem quer fazer algo mais elaborado para o momento de anunciar a gestação. Assim como no caso do jogo de quebra cabeça, aqui você vai precisar enviar para alguma gráfica produzir o cartaz.

Você pode pegar um modelo de pôster de divulgação de filmes e fazer algumas adaptações, para dar a notícia. Por exemplo:

  • No lugar do nome do elenco você pode colocar o nome do casal, como os protagonistas.
  • Substitua o nome de outros atores coadjuvantes pelo nome de pessoas importantes, como “vovô José”, “madrinha Patrícia” ou “titia Carol”.
  • No local da data de lançamento você pode colocar o mês e ano previsto para o nascimento.
  • A imagem de fundo/capa pode ser trocada por uma foto do casal ou por uma foto de você com um bilhete ou camiseta com a notícia ou mesmo segurando uma roupinha ou sapatinho de bebê.

Caso você goste dessa ideia e não queira ou não possa mandar uma gráfica fazer, você pode adaptá-la e fazer um cartaz caseiro. No lugar da foto de capa, você pode usar recortes de gestantes ou bebês de revistas e pode escrever o restante das informações com canetinhas a mão na cartolina.

Além de criativa, essa alternativa também vai permitir a vocês terem um objeto concreto para guardar depois da notícia ter sido dada. Inclusive, vocês podem utilizar o pôster que foi usado para anunciar a gestação no quarto do bebê, como um item de decoração.

Música

Assim como em outras sugestões, a opção do pôster de cinema também pode ser adaptado. Por exemplo, em vez de usar o modelo de um pôster de divulgação de filme, você pode preferir o pôster de uma banda. Inclusive, você pode usar o modelo da banda preferida do seu companheiro, ou da banda que toca a música de vocês.

A técnica é a mesma: substitua o nome dos integrantes pelos nomes de vocês, a data do show pela previsão de parto e etc.

A criatividade é um céu sem limites, e o importante é você optar por uma estratégia não somente que seja efetiva para dar a notícia, mas que também emocione e fique guardada na memória.

Caça ou tesouro

Crédito: Freepik

Existem duas formas super legais de fazer uma espécie de caça ao tesouro para anunciar a gestação.

Veja aqui as três alternativas e avalie qual você acha mais divertida, bacana ou confortável para aplicar.

  • Trilha: Você pode fazer um caminho ou uma trilha pré-definida no chão. Demarque com tinta, giz ou talco o caminho que deve ser seguido.
  • Mapa: Outra alternativa é fazer um mapa e demarcar nele qual o caminho que deve ser percorrido, com um grande X no destino.
  • Pistas: Por fim, você talvez prefira fazer uma série de bilhetes com dicas, e cada um deles deles conta um pouco da história do casal e leva até a próxima dica.

Independente de qual opção você preferir, o destino final pode ter como “tesouro” uma roupinha ou sapatinho de bebê, algumas fotos do ultrassom, um pen drive com o vídeo do ultrassom, uma carta na qual a notícia é contada por meio da escrita ou qualquer outra ideia que você tiver.

Dicas extras

anunciar a gestação

Crédito: Freepik

Além destas super dicas emocionantes e criativas para anunciar a gestação, existem algumas outras que podem cair bem em qualquer uma das alternativas.

A primeira ideia é você fazer uso de alguma câmera escondida para registrar o momento do anúncio. Caso você não consiga ou não disponha de uma câmera para ser usada nessas condições, você também pode pedir ajuda para alguém: conte para uma pessoa e peça para ela estar presente e te ajudar, gravando o momento. Essa dica serve para qualquer uma das alternativas, afinal, o que importa é comemorar o momento e poder recordá-lo depois.

Outra ideia bem legal é fazer deste momento único. Você pode mesclar as ideias, construindo um momento absolutamente particular. Por exemplo, faça o caça ao tesouro e use como presente final o pôster, o jogo de quebra cabeça ou a caixa de bombons.

Adapte as ideias à vontade e garanta que este momento seja excepcional para vocês.

O que achou dessas dicas? De qual você gostou mais? Comente e compartilhe sua opinião conosco.