Outro dia, olhando algumas imagens no Instagram, eu me deparei com fotos de bebês recém-nascidos muito inusitadas – nelas, os pequeninos estavam posicionados dentro de moldes de gesso da barriga da mãe, feitos durante a gestação. Sendo muito sincera, não sabia que algumas gestantes optavam por guardar essa lembrança da gravidez – eu, por exemplo, separei apenas o bloco floral que dei como lembrancinha do meu chá de bebê (e provavelmente não faria a moldagem, mas respeito quem tem a vontade e considero a ideia super criativa!).
Antes de mais nada, acho importante esclarecer que a moldagem com gesso não afeta o feto – ela é feita com tiras (ou ataduras) de gesso, colocadas em água e depois aplicadas sobre a barriga e as mamas da gestante. Para que a retirada do gesso endurecido seja fácil, é importante a realização de um isolamento prévio da pele, com algum tipo de óleo. Eu não recomendo que o molde seja feito em casa sem auxílio ou instruções prévias (até a respiração da grávida precisa estar tranquila, para que o gesso não quebre. Então é fundamental pedir ajuda de quem conhece o assunto – em São Paulo, por exemplo, sei que o trabalho é feito pela Commadre, um grupo de apoio à gestação, parto, amamentação e pós-parto).
Ficou curiosa para saber como fica o molde da barriga depois de pronto? A seguir eu mostro algumas fotos muito bacanas (há quem decore o gesso das mais diferentes formas – com uma pintura, o ultrassom do bebê, e até mesmo transformando-o em um vestido!), inclusive de bebês que ficaram graciosos lá dentro. Vem dar uma espiadinha!
Imagem: http://www.commadre.com.br
Imagem: http://www.commadre.com.br
Imagem: http://www.commadre.com.br
Imagem: http://www.commadre.com.br