Esse post é dedicado a todas as mães de recém-nascidos que ainda não dormem, amamentam no máximo a cada 3 horas e se perguntam quanto tempo aguentarão esse ritmo insano do pós-parto.
Força, tudo só melhora com o tempo (pelo menos até 1 ano e 3 meses). Veja como sobreviver a essa fase.
Como sobreviver no pós-parto em dez lições
Mãe descansando com o seu bebê. Foto: Freepik
1ª lição: Saiba que essa fase vai passar
Pode demorar um, dois, três, seis meses! Para algumas mães passa mais rápido, para outras demora mais. Mas vai passar. Converse com outras mães, pois elas confirmarão isso e você passará a enxergar uma luz no fim do túnel.
2ª lição: Arranje toda a ajuda que puder
Seja para dar uma arrumada na casa, cozinhar ou ficar com o bebê entre as mamadas. Não dá para fazer tudo sozinha nesses primeiros dias, e não tem problema nenhum em assumir isso. Com o tempo você vai perceber que precisará de menos ajuda, progressivamente.
3ª lição: Passeie no sol
Você não faz ideia de como isso revitaliza! Na primeira semana seu bebê ainda não tomará banho de sol, mas isso não quer dizer que você deva fazer o mesmo. Peça para alguém ficar 20 minutos com o bebê, já é o suficiente para você tirar o mofo e se sentir muito melhor.
4ª lição: Tome um banho morno com calma
banho relaxante – Foto: Freepik
Peça para alguém ficar de olho no bebê para que você possa relaxar durante o banho. Além de ajudar a descansar, é um bom estímulo para encher as mamas para a próxima mamada.
5ª lição: Saia de casa, mesmo que seja para ir à padaria
Faça uma força para isso, pois o normal é você se acomodar e ficar em casa todo o tempo. Passam os dias e isso pode realmente te deixar para baixo.
Assim, sair exige que você tire o pijama, lave o rosto e isso fará com que se sinta ainda um ser humano normal!
6ª lição: Convide pessoas de quem gosta para lhe fazer companhia
Mãe e filha em frente à árvore de natal. Foto: Freepik
Antes de ser mãe eu pensava que receber visitas em casa no pós-parto deveria ser terrível, pois você está muito cansada.
De fato você está, mas há horas em que você precisa de alguém para conversar (lembre-se de que o bebê não falará absolutamente nada por muitos meses!). Uma boa conversa pode ser fonte de grande prazer, acredite!
7ª lição: Use os recursos que tiver para se conectar ao mundo
Aproveite que temos à disposição telefone, internet, televisão… Eu adorava saber as notícias do mundo, receber e-mails, telefonar para as pessoas… Com isso a sensação de solidão diminui bastante!
8ª lição: Descubra o que acontece na vizinhança durante a madrugada
São três da manhã e você está esperando o bebê arrotar? Sabia que tem muitas outras mães na mesma situação? Eu me lembro de conversar com uma amiga-vizinha e dar muitas risadas por sabermos exatamente a que horas as luzes do prédio da frente se acendiam e apagavam. Mais divertido do que ficar olhando para o relógio e pensando: “ai, só passaram dois minutos…”.
9ª lição: Tome um chá bem gostoso
Chá verde. Fonte: Freepik
De preferência de erva doce, camomila ou erva cidreira. Pois além de aumentar a sensação de relaxamento, ajudarão na produção de leite (lembre-se de que é preciso beber MUITO líquido durante a amamentação).
10ª lição: Durma
Durma, durma, durma todo o tempo que tiver disponível! Aliás, o que você ainda está fazendo aqui? Corre já pra cama, menina!