Sem dúvida, uma das fases que os pais mais curtem durante a espera do filhote é a de organizar o quarto do bebê. São muitas as inspirações para montar um cantinho perfeito, e a vontade de muitas mães é utiliza-las todas de uma vez (cada coisa linda, não é verdade?)!

Mas é fundamental pensar no que fazer para manter a organização e a funcionalidade do ambiente, bem como evitar os maiores erros que pais de primeira viagem costumam cometer ao planejá-lo.

Por isso o post de hoje veio para mostrar exatamente isso: 4 erros que você não pode cometer no quarto do bebê. Você verá como é necessário prestar atenção aos detalhes, porque eles podem fazer toda a diferença ao usar o dia a dia do espaço com um recém-nascido. 

quarto de bebê

quarto de bebê. Foto: freepik

Publicidade

Erros no planejamento do quarto do bebê

1- Não faça tudo sozinho

Arquitetos e lojas especializadas em quartos de bebê são boas referências para procurar uma consultoria sobre a decoração do quarto.

Mesmo que você não esteja pensando em fazer um projeto profissional para o quarto da criança, vale a pena conversar com pessoas da área, ou pelo menos pesquisar com antecedência a disposição mais adequada dos móveis.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cuidado também com:

  • Prateleiras sobre o trocador (pois em poucos meses seu bebê poderá bater a cabeça ao ficar sentado);
  • Berço distante da porta de acesso ao quarto (o ideal é que você veja o bebê assim que entre no cômodo);
  • Mesinhas de apoio sem estabilidade (que podem virar e cair quando seu filho começar a engatinhar);
  • Objetos que possam quebrar na altura de um bebê que fica em pé.
bebê mexendo nas roupas da gaveta

bebê mexendo nas roupas da gaveta. Foto: freepik

Evite acúmulos

Seu bebê provavelmente ganhará uma série de presentes antes de nascer, entre eles vários brinquedos. É importante que você pense com antecedência em destinar um cantinho do quarto só para esses objetos, pois, se ficarem espalhados, podem atrapalhar (e muito!).

Lembre-se de que você circulará o dia todo pelo quarto com uma criança no colo (muitas vezes morta de cansaço!), portanto o ambiente precisa ter uma boa área de circulação, sem interferências.

Publicidade

Armários e prateleiras suspensas podem ser boas saídas para guardar esses objetos ou, se você preferir um quarto montessoriano, prefira deixa-los em um baú (local baixo ao qual seu filho terá acesso sozinho – um dos princípios da linha montessoriana).

Outro detalhe: se o brinquedo for de uma fase que demorará para chegar (por exemplo, acima de 1 ano), não adianta deixa-lo à mão. Suba-os para a parte superior do armário, ou mesmo guarde em outro cômodo da casa, até que seu filho possa brincar com eles.

O mesmo vale para as roupinhas maiores que lotam sem necessidade a cômoda e áreas de mais fácil acesso do guarda-roupa (veja aqui).

bebê deitado no chão com brinquedos

bebê deitado no chão com brinquedos. Foto: freepik

Não misture muitas cores

Alguns pais curtem pintar as paredes do quarto do bebê. Essa é uma ideia realmente muito bacana, mas é importante não se empolgar!

Lembre que brinquedos infantis, que vão constituir boa parte da decoração, geralmente são bem coloridos, por isso a mistura desses tons aos do ambiente pode fazer com que os pais enjoem rapidamente do quarto.

Publicidade

Uma outra alternativa, se você realmente quiser cor nas paredes, é optar por objetos de decoração e móveis neutros, pois dessa forma certamente haverá harmonia. Você passará horas com seu filho no quartinho dele, então um toque “clean” sempre faz sentido.

quarto de bebê colorido

quarto de bebê colorido. Foto: freepik

Veja também: A influência da cor no quarto do seu filho

Vá com calma nos tons vibrantes

Ao invés dos tradicionais tons pastéis, alguns pais preferem cores vibrantes para decorar o quarto do bebê. Assim como o restante da casa, esse cantinho é um reflexo da personalidade da família – assim é natural que as preferências dos pais fiquem em primeiro lugar na escolha da decoração.

Contudo, é importante também lembrar-se de quem vai habitar esse quarto: uma criança pequena, que ainda está se desenvolvendo e descobrindo o mundo. Como cores vibrantes são muito estimulantes para os bebês, por isso é interessante não decorar todo o quarto com esses tons.

A combinação de cores neutras e alguns detalhes em tons vibrantes (como na roupa de cama do berço, ou almofadas) pode ser uma saída mais equilibrada. 

quarto de bebê

quarto de bebê. Foto: freepik

Cuidados como esses evitam que você tenha novos gastos depois de pouco tempo, trocando móveis e outros elementos da decoração. E quando um bebê nasce, toda economia é bem-vinda, concorda?

DICA

Não espere até o último minuto para decorar o quarto do seu bebê

Os pais costumam esperar até os últimos meses antes de decorar o quarto do bebê. Tintas frescas, móveis, tapetes, berço, etc. exalam gases durante semanas, o que é prejudicial ao bebê.

O odor é um sinal de todas as impurezas e compostos nocivos que contaminam o ar do ambiente. Portanto, comece a decorar o quarto do seu filho com bastante antecedência para arejar o espaço e torná-lo adequado para o bebê.

Use tintas de baixo odor para reduzir o nível de toxicidade. Mantenha os móveis novos em outro cômodo ou sob o sol até que os produtos químicos prejudiciais se dissipem ou simplesmente invista em opções orgânicas livres de produtos químicos.