Quando o assunto é festa, o que não faltam são novidades para tornar a comemoração mais interessante, não é mesmo? Uma das mais quentes na atualidade é o bolo no pote, já ouviu falar?

Pois é, depois do brigadeiro e do beijinho, agora é a vez de “empotar” o bolo, e nesse caso a ideia é preparar o doce dentro de frasquinhos de vidro.

As peças podem servir como lembrancinhas para os convidados, ou para compor a mesa de docinhos (enfeitando-a ainda mais, já que a sobremesa fica linda com a cobertura e o recheio à mostra, no vidro!).

E o melhor: é fácil reproduzir o bolo no pote em casa. Só é preciso um pouco de paciência, pois deve ser feita uma receita de massa, que é esfarelada para ser montada em cada potinho (e em cada um ir acrescentando recheio e cobertura).

Publicidade

Mas se você deseja fazer algo diferente para a próxima comemoração, e surpreender seus convidados, pode valer a pena, pois o resultado fica incrível!

Bolo no pote para festa infantil

Vale fazer uma ressalva: se você quiser usar o bolo no pote para uma festa infantil, prefira fazer as porções em recipientes de plástico (já que a chance de alguma criança derrubar é de quase 100%!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Uma vantagem desse tipo de preparo para os pequenos é que as porções já estão separadas (você não precisa sair correndo para servir os convidados mirins, cada um já pega seu potinho!), e a bagunça fica concentrada (se o pote cair, fará um estrago menor do que o de um pratinho de bolo que virou no chão!).

Se quiser experimentar um, confira essa receita que separei de bolo no pote com recheio de brigadeiro e morango.

Você vai ver que, tirando a montagem, a receita não tem muito segredo (mas só pelo formato diferente, tenho certeza que vai fazer o maior sucesso em casa!):

Receita de bolo no pote de brigadeiro e morango

Ingredientes:

Massa:
– 4 ovos
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 2 colheres de sopa de manteiga derretida
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de leite
Brigadeiro:
– 1 lata de leite condensado
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1 colher de sopa de margarina
– 1 caixinha de creme de leite
Montagem:
– 2 caixinhas de morangos (cortados)
– 1 latinha de guaraná
– Potinhos transparentes com tampa

Publicidade

Modo de preparo

  1. O preparo da massa e do recheio não tem segredo. Comece pela massa: em um recipiente misture bem os ovos, o leite, a manteiga derretida, a farinha de trigo e o açúcar.
  2. Em seguida, adicione o fermento em pó e misture mais um pouco. Coloque então tudo em uma fôrma untada e leve ao forno (a 180°C) por 40 minutos.
  3. Enquanto o bolo assa, faça o brigadeiro: leve ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina e misture tudo sem parar, até o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela. Então desligue o fogo, e adicione o creme de leite na receita. Misture tudo muito bem e reserve.
  4. Agora é a hora de montar no potinho. Faça assim: coloque um pedaço de bolo, em seguida acrescente um pouco de brigadeiro, um pouco de morangos cortados, mais o bolo e o brigadeiro.
  5. Entre uma camada e outra, vá adicionando um pouquinho de guaraná (para deixar o bolo molhadinho). Outra opção é esfarelar a massa e ir acrescentando o recheio. Fácil, não?

Dá para fazer bolo no pote de tudo!

O bolo no pote pode ser de qualquer sabor. Apesar do bolo de chocolate com brigadeiro ser um coringa, é bacana investir em massas e recheios diferentes, para dar um efeito mais colorido à sobremesa. E o pote, por sua vez, também pode ser enfeitado. Veja algumas ideias: