Bolo no pote: conheça a nova tendência das festas e aprenda uma receita para fazer em casa

Por 4 Comentários


Quando o assunto é festa, o que não faltam são novidades para tornar a comemoração mais interessante, não é mesmo? Uma das mais quentes na atualidade é o bolo no pote, já ouviu falar? Pois é, depois do brigadeiro e do beijinho, agora é a vez de “empotar” o bolo, e nesse caso a ideia é preparar o doce dentro de frasquinhos de vidro. As peças podem servir como lembrancinhas para os convidados, ou para compor a mesa de docinhos (enfeitando-a ainda mais, já que a sobremesa fica linda com a cobertura e o recheio à mostra, no vidro!).

E o melhor: é fácil reproduzir o bolo no pote em casa. Só é preciso um pouco de paciência, pois deve ser feita uma receita de massa, que é esfarelada para ser montada em cada potinho (e em cada um ir acrescentando recheio e cobertura). Mas se você deseja fazer algo diferente para a próxima comemoração, e surpreender seus convidados, pode valer a pena, pois o resultado fica incrível!

Vale fazer uma ressalva: se você quiser usar o bolo no pote para uma festa infantil, prefira fazer as porções em recipientes de plástico (já que a chance de alguma criança derrubar é de quase 100%!). Uma vantagem desse tipo de preparo para os pequenos é que as porções já estão separadas (você não precisa sair correndo para servir os convidados mirins, cada um já pega seu potinho!), e a bagunça fica concentrada (se o pote cair, fará um estrago menor do que o de um pratinho de bolo que virou no chão!).

Se quiser experimentar um, confira essa receita que separei de bolo no pote com recheio de brigadeiro e morango. Você vai ver que, tirando a montagem, a receita não tem muito segredo (mas só pelo formato diferente, tenho certeza que vai fazer o maior sucesso em casa!):

Receita de bolo no pote de brigadeiro e morango

Ingredientes:

Massa:
– 4 ovos
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 2 colheres de sopa de manteiga derretida
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de leite
Brigadeiro:
– 1 lata de leite condensado
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1 colher de sopa de margarina
– 1 caixinha de creme de leite
Montagem:
– 2 caixinhas de morangos (cortados)
– 1 latinha de guaraná
– Potinhos transparentes com tampa

Modo de preparo:
O preparo da massa e do recheio não tem segredo. Comece pela massa: em um recipiente misture bem os ovos, o leite, a manteiga derretida, a farinha de trigo e o açúcar. Em seguida, adicione o fermento em pó e misture mais um pouco. Coloque então tudo em uma fôrma untada e leve ao forno (a 180°C) por 40 minutos.
Enquanto o bolo assa, faça o brigadeiro: leve ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina e misture tudo sem parar, até o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela. Então desligue o fogo, e adicione o creme de leite na receita. Misture tudo muito bem e reserve.
Agora é a hora de montar no potinho. Faça assim: coloque um pedaço de bolo, em seguida acrescente um pouco de brigadeiro, um pouco de morangos cortados, mais o bolo e o brigadeiro. Entre uma camada e outra, vá adicionando um pouquinho de guaraná (para deixar o bolo molhadinho). Outra opção é esfarelar a massa e ir acrescentando o recheio. Fácil, não?

 

Dá para fazer bolo no pote de tudo!

O bolo no pote pode ser de qualquer sabor. Apesar do bolo de chocolate com brigadeiro ser um coringa, é bacana investir em massas e recheios diferentes, para dar um efeito mais colorido à sobremesa. E o pote, por sua vez, também pode ser enfeitado. Veja algumas ideias:






Arquivado em: FestasReceitas Tags:

Comentários (4)

Trackback URL

  1. Adoro suas dicas diárias! Essa de hoje, do bolo no pote foi espetacular!!! vou fazer prás minhas netinhas.

    Obrigada!
    Bjs. no coração

  2. Dani Santos disse:

    Só não foi explicado onde e como usar a latinha de guaraná,

    • Luciana Faria disse:

      Dani, o guaraná deve ser usado entre as camadas do bolo na montagem, para deixá-lo molhadinho. Essa observação não constava na receita mesmo, mas já arrumamos. Obrigada pelo comentário!

Deixe seu comentário