Sabem que nos últimos tempos tenho ficado muito preocupada com algumas histórias envolvendo queimaduras de crianças? Achamos que o risco está longe das nossas casas, mas a verdade é que o perigo está bem pertinho. Aqui no meu condomínio, por exemplo, uma menina sofreu queimaduras de segundo grau nos braços e no rosto durante um churrasco, no mês passado (dá para acreditar?). Não sei se vocês acompanharam também, mas há algumas semanas bombou na internet o vídeo de um garotinho de Goiás sendo queimado por um balão, daqueles decorados, flutuantes, que encontramos à venda em muitos lugares (e que nossos filhos sempre pedem!). A imagem foi captada por câmeras de segurança da casa da família, e o pequeno, que estava brincando com o objeto, provocou o estouro da peça, que se desfez em chamas. A criança sofreu queimaduras, está em tratamento, e passa bem, felizmente.

De qualquer forma, achei importantíssimo deixar esse alerta aqui no blog, contando situações e mostrando objetos, aparentemente banais, que podem resultar em queimaduras sérias em nossos filhotes. Espero que seja um material útil, e que vocês compartilhem com outras mães, para que nossas crianças permaneçam em segurança.

 

Acidentes com balões

Publicidade

O problema em comprar balões (desses bonitinhos e que flutuam) é que nem sempre os vendedores são munidos do cilindro correto para o preenchimento. A presença do equipamento no local da compra é fundamental, para que você verifique qual o gás utilizado para encher os balões. Vale saber que o indicado para essa finalidade é o gás hélio, que é mais leve que o ar (por isso mantém o balão suspenso) e seguro, não correndo o risco de inflamar. Os cilindros que são munidos de gás hélio são alaranjados (e todos, obrigatoriamente, contêm uma etiqueta informando qual gás está no interior).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Evite a compra se o vendedor não estiver com o cilindro. Como o gás hélio tem um custo mais elevado, algumas pessoas acabam preenchendo os balões com outros gases (alguns, inclusive, inflamáveis – como foi o caso do adquirido pela família do vídeo), para então vendê-los. Se o balão que seu filho pediu não estiver voando muito bem, mais um motivo para não comprá-lo, pois aumentam as chances do preenchimento não ser de hélio (em uma entrevista, a mãe do garotinho que se machucou disse que havia notado que o balão não voava muito). Fique de olho antes de levar um produto desses para casa!

 

Acidentes em churrasqueiras

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Publicidade

Para acender ou reacender uma churrasqueira (sem acendedor automático), é necessário álcool. E, como o produto é inflamável, as chances de acidentes são reais. Por isso, quando for acender, tenha o cuidado de verificar se não há qualquer criança por perto, e mantenha o frasco de álcool longe do fogo, após o uso. Também deixe para servir os pequenos longe da churrasqueira, na mesa, e jamais as deixe manusear o equipamento.

Um cuidado adicional é apagar a churrasqueira depois do churrasco (algumas pessoas mantêm as brasas acesas, mesmo que fracas, para que a churrasqueira seja apagada sozinha de um dia para o outro; mas é melhor apagá-la após o uso – o que pode ser feito com sal – pois os filhotes podem voltar ao local e acabarem queimados).

 

Acidentes com fogos de artifício

O manuseio de fogos de artifício requer muitos cuidados, que devem ser seguidos à risca para evitar acidentes. Em relação às crianças, a primeira precaução é não deixá-las manusear sozinhas os fogos e soltá-los (bem) longe delas. Antes de soltar um fogo de artifício, é fundamental ler as regras da caixa, observar a área onde será jogado (não pode haver rede elétrica na região, por exemplo) e verificar os resíduos que ficam no chão após a soltura (alguns podem permanecer acesos, é necessário apagá-los). Depois de utilizado o material, mergulhe-o em água, para que apague completamente e não corra o risco de ser reutilizado indevidamente. Mais um cuidado fundamental (que é óbvio, mas tem que ser dito): não misture o consumo de bebidas alcoólicas com o manuseio de fogos (uma combinação muito comum, especialmente nas festas de fim de ano).

Publicidade

 

Acidentes com bombinhas

Imagem: http://indiretasdobem.com.br/

Imagem: http://indiretasdobem.com.br/

As bombinhas, também conhecidas como biribinhas ou estalinhos (que quando lançadas no chão soltam um estouro), são aparentemente inofensivas, apesar do barulho, não é? Contudo, esses produtos soltam faíscas quando são jogados, e se essas faíscas atingirem substâncias com potencial para incêndio (como álcool), podem provocar acidentes sérios. Nas festas juninas é muito comum o uso de biribinhas, mesmo pelas crianças, mas é preciso atenção com o local onde são estouradas, ok?

 

Acidentes com panelas

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Panelas e fogões são itens que devem ficar longe do alcance dos pequenos, sempre. Tenha o cuidado de manter os cabos das panelas virados para dentro e manter as crianças longe dos fogões aquecidos. Mais um cuidado importante é em relação às toalhas de mesa: não deixe panelas quentes próximas às bordas da mesa, pois podem cair, caso o pequeno se agarre à toalha para se apoiar (atitude muito comum em crianças que estão aprendendo a andar).

Veja também: Queimaduras em crianças: como tratar e prevenir!