Receita de bolo formigueiro: delícia fácil de fazer!

Por 0 Comentários


Entre os bolos caseiros de maior sucesso entre a criançada está, sem dúvida, o bolo formigueiro. O doce, que mistura coco e chocolate na massa, costuma agradar em cheio crianças e adultos, e fica perfeito com uma cobertura caprichada de granulado em seu topo. Para mostrar a vocês como o passo-a-passo é fácil e resulta em muito sabor, divido aqui no post a receita do bolo formigueiro da Gilmara Brito, que gentilmente compartilhou conosco suas dicas para preparar um bolinho delicioso! Papel e caneta na mão (ou quem sabe simplesmente um tablet) e vamos lá!

Receita de bolo formigueiro

Ingredientes:

Massa:

– 200 g de manteiga

– 200 g de coco ralado hidratado (umedecido com 1 vidro pequeno de leite de coco)

– 4 ovos

– 2 xícaras de açúcar

– 2 copos (americano) de farinha de trigo com fermento

– 100 g de chocolate granulado

 

Cobertura:

– 1 lata de leite condensado

– 3 colheres de sopa de mel

– 2 colheres de sopa de margarina

– 100 g de chocolate granulado

 

Modo de Fazer:

Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar. Em seguida, acrescente alternadamente a farinha de trigo e o coco ralado hidratado. Depois misture as claras (em neve) e o chocolate granulado. Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo. Acrescente a massa e asse por cerca de 50 minutos.

Já para preparar a cobertura, misture em fogo médio o leite condensado, o mel, a manteiga e cozinhe tudo até obter o ponto de calda.

Assim que o bolo assar, desenforme-o e o cubra com a calda (e enfeite com o chocolate granulado!).

 

Caseiro gourmet

Não é porque o bolo formigueiro é uma sobremesa caseira simples que não pode ganhar uma decoração mais requintada. E para caprichar na apresentação, vale abusar de açúcares, caldas, granulados e até mesmo de bolachas (ou amêndoas, para quem prefere uma versão mais leve). Outra sugestão é fazer a massa como a do bolo de cenoura. O sabor fica incrível e ainda traz mais cor aos olhos antes de comer! Veja algumas ideias:

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Arquivado em: Receitas Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail