Se você tem um pequeno autista em casa, certamente procura diferentes meios de estimulá-lo, para que ele se desenvolva cada vez mais. Para ajudar nessa tarefa foi criado o aplicativo ABC Autismo – uma iniciativa super bacana e de grande utilidade para as famílias que se deparam com esse desafio. O programa foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas e é baseado no método de Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a comunicação (Teacch), criado nos Estados Unidos nos anos 60 e adotado mundialmente em terapias direcionadas ao transtorno.

Aplicativo ABC Autismo

Os pequenos aprendem brincando com os quatro níveis do aplicativo, que ensina lições por meio da experiência visual, um dos principais meios de aprendizagem dos autistas. Os primeiros desafios são transpor figuras, enquanto os seguintes incluem atividades relacionadas à alfabetização, como separação de sílabas. A dificuldade vai aumentando à medida que a criança completa cada fase, e os jogos foram pensados para estimular a autonomia do pequeno (a própria atividade já indica, antes de começar, como deve ser resolvida, o que ajuda, ainda, a evitar distrações).

O ABC Autismo pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistema operacional Android, pelo Google Play, e já rendeu cerca de 40.000 downloads em todo o mundo. Pode ser uma ótima opção para auxiliar no acompanhamento da criança, aliado a outras terapias. Vale conversar com os profissionais que tratam o pequeno para saber melhor como a novidade divertida pode ajudar!

Publicidade

(E, se quiser entender melhor o autismo, clique aqui).