Desde o fim de semana passado, eu estava de olho nas previsões meteorológicas. Eu não gosto de frio; aliás, digo sempre que nasci no lugar errado – deveria ter nascido na Bahia, que tem aquele clima gostoso o ano inteiro! Se eu pudesse, sairia em revoada, como os pássaros em migração quando chega o inverno. Iria para uma casa na praia, ou para o verão do hemisfério norte! Quem sabe um dia eu ainda consigo!

frio

Enquanto isso não acontece, eu e boa parte do Brasil estamos morrendo de… frio!!! Pessoal, nevou em Curitiba, vocês podem imaginar? Faz “apenas” 40 anos que isso não acontece! Então decidi fazer uma coletânea de dicas para aquecer as mães e os filhotes que também não acham muita graça nessa temperatura de pinguim! Vamos a elas!

1 – Use um aquecedor, se possível a óleo, nos quartos e salas. Ele não resseca o ar como um aquecedor elétrico, e por isso é muito mais saudável para você e seu filhote! Lembre-se sempre de deixá-lo distante de tecidos (nunca o cubra), por medida de segurança.

Publicidade

2 – Aquecedor elétrico (que resseca o ar) é ótimo para banheiros. Deixa o ambiente muito mais gostoso para tomar banho e retira parcialmente a umidade do ar, que ali pode se acumular e provocar mofo.

3 – Com panos, vede os vãos de porta e janelas. Por essas frestas o frio invade toda a casa!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

4 – Tome um chazinho! Camomila, erva-doce e erva-cidreira são ótimos para acalmar, e podem ser dados para os filhotes que já não estão mais em amamentação exclusiva.

5 – Dê o banho no filhote nas horas mais quentes do dia, especialmente se for lavar o cabelinho.

6 – Roupas e acessórios de inverno são tudo de bom para suportar o frio numa boa. Já mostramos gorrinhos (aqui) e roupinhas (aqui) que são uma graça! Para sair de casa eu não dispenso casacos com capuz (e para a minha sorte, Catarina adora usá-los!).

7 – Chocolate quente é uma delícia! Se os filhotes também quiserem, você pode até fazer desenhos nas canecas! A gente deu uma ideia super bacana na nossa fan page e no nosso Pinterest.

Publicidade

8 – Brinque de pega-pega com a criançada, mesmo que só dentro de casa. Correr aquece, e eles vão adorar!

9 – Cozinhe com os filhotes, eles amam colocar a mão na massa! Aqui tem uma receita de bolo de chocolate de liquidificador que eles adorarão fazer (e comer!). Também é muito bom porque a cozinha fica bem quentinha!

10 – Faça uma sopa! Já demos aqui uma receita de canja que qualquer mãe consegue fazer, até aquelas sem qualquer dote culinário!

11 – Para ficar em casa, nada melhor do que uma meia com solado (que já mostramos aqui). É confortável para os pés dos pequenos e isola o pé contra o frio do piso.

12 – Coloque várias camadas de roupa no filhote, principalmente se ele for do tipo que se descobre à noite. O velho e bom macacão é uma boa saída para deixar os bebês aquecidos por inteiro (mas para os maiores, dificulta as idas noturnas ao banheiro). Há conjuntos de calça e blusa de pijama em que as duas partes prendem uma à outra por botões, que podem ser uma opção interessante.

13 – Se o filhote insiste em tirar a coberta durante a noite, você pode tentar prendê-la sob o colchão, dando uma folga para ele se mexer. Para os menores,  tente um saco de dormir para deixá-los bem quentinhos!

Publicidade

14 – Forre a cama (sua e do filhote) com uma mantinha. A ideia é dormir em cima dela, pois dessa forma a cama fica muito mais gostosa do que com o lençol frio por baixo. Experimente, é muito bom!