Como tirar a fralda do bebê – dicas de desfralde

Por 23 Comentários


Mãe sofre por antecipação, ou não é? Assim que minha filha Catarina completou 1 ano e meio, comecei a sofrer com a dúvida de quando deveria desfraldá-la. A opinião das avós era de que já era tempo de começar a tirar a fralda (lembrando que na época em que elas eram mães o desfralde ocorria mais cedo do que hoje, acredito que em função da dificuldade no acesso às fraldas descartáveis – afinal, quem gostava de lavar fralda de pano até o filho completar três anos?). Eu achava que a pequena não estava preparada, e que uma boa época para o início da retirada das fraldas seria o verão, logo depois de seu aniversário de dois anos.

Como tirar a fralda do bebê

Pois bem, dezembro chegou e, inicialmente, resolvi postergar o processo de desfralde até o ano seguinte (ela era tão pequenininha!). Deixaria passar a festa de aniversário (olha a neura: e se ela fizesse xixi durante o parabéns?), os dias de viagem (como fazer um desfralde na praia?), e daria andamento ao projeto menininha-sem-fraldas. Até que em um belo dia de dezembro, depois de um pequeno estresse com Catarina arrancando a fralda após o banho para fazer xixi no troninho que ela tinha ganho de presente alguns meses atrás, resolvi fazer um teste. Aproveitando que eu estava em férias (uma chance única de acompanhar todo o processo de desfralde e realizá-lo segundo o que eu acreditava que daria mais resultado), resolvi deixar a pequena sem fraldas para ver no que iria dar. E querem saber o que aconteceu? Um desastre atrás do outro! Saldo do dia = quatro calcinhas molhadas e uma mãe que passou a considerar a ideia de que o desfralde levaria um ano para ser bem sucedido!

Mas muitas vezes somos surpreendidas por nossos filhos. Saldo dos dias seguintes do desfralde diurno = em média, uma calcinha molhada, apenas! E após uma semana, maravilha: os vazamentos se tornaram cada vez menos frequentes, e Catarina ganhou o status de menina que usa calcinha durante o dia. Viva! Assim, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas de desfralde (e quero ouvir as de vocês também, então comentem ao fim do post!):

* Antes do início do desfralde, compre um troninho e deixe em sua casa. Seu filho vai se interessar pelo novo objeto e você pode explicar para que serve, sem pressões. É importante que sua presença se torne algo natural para o pequeno (antes do desfralde, Catarina passou meses colocando as bonecas ali para “fazer xixi”!).

* Aguarde por um sinal de seu filho de que ele está pronto para a retirada das fraldas. No meu caso, a pequena passou um mês tentando arrancar a fralda depois do banho para fazer xixi no troninho.

* Saia para comprar calcinhas/cuecas com o filhote. Deixe que ele escolha o que vai usar para ajudar na motivação (aqui as calcinhas de princesas deram SUPER certo!).

* Uma vez que você se decida por iniciar o desfralde (diurno, no caso), acredito que ele ocorra mais rápido se você não colocar fraldas no bebê para sair de casa. Colocar e tirar a fralda durante o dia pode confundir o filhote. Mas só faça assim se você estiver à vontade com a ideia.

* Por mais que se diga atualmente que o desfralde não deve ter influência da estação do ano, é inegável a facilidade de retirada das fraldas no verão. Durante os primeiros dias será muito comum ter que fazer várias trocas ao dia, e você precisará que as roupas sequem.

* Muitas mães detestam a ideia do troninho e decidem iniciar o desfralde já com o redutor de vaso sanitário. Eu preferi o troninho por dois motivos: percebi que nele minha filha tinha maior facilidade em fazer cocô (com os pés no chão ela conseguia fazer mais força para evacuar) e tinha maior independência (quando sentia vontade de fazer xixi, conseguia sentar com facilidade sozinha – diferente do redutor, que requeria que alguém a ajudasse a subir com o uso de um banquinho). Agora, menos de dois meses após o início do processo, ela já tem controle suficiente para usar o redutor, sem problemas.

* Minha mãe me disse uma frase mágica no primeiro dia do desfralde: “É você quem tem que lembrá-la de ir ao banheiro, e não o contrário!”. Então, a cada hora, pergunte ao filhote se ele quer fazer xixi, até que ele tenha incorporado o processo. Aí será ele quem passará a avisar você.

* Se durante o desfralde vocês forem viajar, leve o troninho. É pedir demais que o pequeno se adapte a fazer no vaso nesse período, se não estiver acostumado com o redutor.

* Paciência, sempre. Lógico que, depois do quarto xixi no chão em um só dia, você vai ficar desanimada. Mesmo assim segure as pontas e diga ao filhote que não há problema, que você sabe que ele vai conseguir vencer essa etapa. É bonito de se ver o orgulho que eles sentem de si mesmos quando percebem que estão controlando o processo!

É isso! Depois conto as dicas do desfralde noturno, quando ele acontecer!!!

Clique para ver mais dicas de desfralde.




Arquivado em: Desenvolvimento Tags:

Comentários (23)

Trackback URL

  1. Daniela disse:

    aaahhhhh….. inveja….
    =)

    ainda não consegui iniciar essa etapa (e parte dessa prorrogação é por eu não ter férias e não poder acompanhar… fico sem jeito de pedir à minha mãe que faça o desfralde, sabe?)…

    mas espero que dê tudo muito certo qdo acontecer por aqui tb!

    Beijos, querida!

  2. Super legal as dicas… Fiz a mesma coisa com minha filha, assim que fez 2 anos! Deu super certo tb! Agora outra dica, é quando completar um mês da tirada da fralda diurna, e que a criança já estiver segurando bem, tirar a noturna também! Fiz isso com a Isabela e ela não fez xixi na cama nenhum dia…! Fica a dica ! É mais fácil do que esperar ela ficar mais velha…

  3. Chris> o meu filho já está com 2 anos e meio, e parece que menino é mais difícil que menina. A minha filha deixou as fraldas rapidinho, em questão de um mês. Agora o Felipe está complicando, pois no início do mês de janeiro foi bem…uma belezinha por 15 dias. Poucas cuequinhas molhadas, e muita música no troninho. No entanto, de um dia para o outro virou do avesso….o chão tá ganhando do troninho e eu quase louca de tanto limpar o chão! 🙁 Mas, força e tudo se ajeita….é só ter um pouquinho mais de paciência!! o/

  4. Graziela disse:

    Ai q gostoso ler essas coisas sobre o desenvolvimnento do nosso filho!!!
    O Nick está com 1 ano e 3 meses e já tem o piniquinho dele tocando musiquinha lá em casa…. rsss
    Já falamos sobre isso e mostramos pra ele… a gente brinca e senta no piniquinho e depois coloca ele sentadinho, tudo de roupa mesmo… até ele se acostumar..
    Semana passada ele começou a ir na escolinha e já avisei q vamos começar o desfralde dele…
    Cuequinha já temos muitas… me preparei bem para o processo… rsssss
    Vamos ver se mês que vem já começamos e quem sabe nas minhas férias em abril ele já esteja sem fraldas diurnas… rssss
    bjussss

  5. alicia disse:

    aqui ta dificil ela chora pra colocar a fralda ,enato comprei o penico,comecei a deixa -la sem fralda foram muitos xixis no chao ,ai ela ficou doente e tive q volta pra fralda,melhorou voltou o penico ela pediu 1 vez e fez xixi,depois nunca mais quis levo,sento ela e sento do lado,ela fica 20 minutos e nao faz nada,ta muito dificil,mas continuo tentando!otimas dicas!bjs

  6. Marlyomar Falcão disse:

    Minha filha de 2 e 6meses já estava fazendo coco no troninho e ja ia passar para o processo de tirara a fralda do dia, mas a uma semana atras ela voltou a fazer coco na fralda, regrediu.O que eu faço????

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Marlyomar,
      Essas coisas acontecem mesmo! Aconteceu algo para causar essa regressão? Sua filha está querendo chamar sua atenção para alguma coisa? Alguma novidade na casa, na família?
      Uma ideia que você pode tentar é tratar a coisa com naturalidade, explicando a ela que crescer é gostoso, que ela já estava conseguindo fazer o cocô no troninho. E que mesmo crescendo, ela vai continuar a receber seu carinho! Senti com minha filha uma certa resistência em crescer, porque ela queria continuar a ser o “bebê da mamãe”. Mostre a ela que isso é bom!!!
      Se mesmo assim não der certo, use a tática da premiação (funciona com muitas crianças, viu?). A cada dia de cocô no troninho, ela ganha um adesivo (compre uma cartela de estrelinhas, por exemplo). Aí, depois de 7 estrelas ganhas, no fim da semana, ela ganha um presentinho! Minha irmã só tirou as fraldas assim, rsrs!
      Bjs e boa sorte!

  7. Natalia disse:

    Oi pessoal! adorei o post e os comentários! Minha pequena Louise está com 2 anos e 4 meses e antes dos dois anos ela já passava os dias sem fralda e fazia cocozinho no troninho. Mas um certo dia, ela estava na banheira e escapou o coco… por mais que eu tenha deixado ela a vontade e dito que estava tudo bem..aquilo travou ela e voltamo para a estaca zero. relaxei e deixei o tempo passar mais um pouco e agora estou tirando a fralda. O xixi é tranquilo, até saí com ela pra rua sem fralda levando um desses assentos de viagem e correu tudo bem.. o probrema é a hora do coco… e de noite, continua usando fralda nas 13 horas que dorme. Quanto tempo leva em média para tirar a noturna depois que a crianca já tirou completamente a de dia e controla bem?
    beijos para todas 🙂

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Natalia, tudo bem?
      Nossa, nossas filhas devem ter praticamente a mesma idade! Que legal!
      Olha, a minha ainda não tirou a fralda noturna, acorda com xixi todos os dias. Há uma semana começou a acordar seca da soneca da tarde (ou seja, nem à tarde ela costumava acordar seca!). Mas à noite ainda temos fraldas encharcadas aqui!
      Assim como ela parou de fazer xixi à tarde, eu espero que ela comece a acordar seca à noite. Aí sim vou começar o desfralde noturno.
      Grande bj, espero sempre vê-la por aqui!
      Nívea

  8. ket paula disse:

    Ola. Estou tirando a fralda do meu filho com 2 anos 6 meses. Durante a manhã ele fica comigo em cada e ainda tem cuequinhas molhadas, so que o problema esta sendo na escolinha ele não faz xixi, acho que ele fica com medo de fazer. Não sei o quefazer se continuo ou paro.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ket,

      acho que vale o que seu coração de mãe falar. Você sente que ele tem maturidade para o processo de desfralde? Acha que ele fica muito chateado por não conseguir?

      Em geral minha posição é a de continuar, mas sei que algumas vezes nosso coração de mãe fala o contrário e devemos ouvi-lo. Ouço muitas histórias de mães que passaram o mesmo que você e com muito carinho e paciência chegaram lá.

      Boa sorte e um abraço gigante no seu pequeno,

      Nívea

  9. Tenho um menino e já estou a uns 2 meses tentando, mas ele não quer usar o troninho, chora e sai correndo. E se deixo sem fralda ele fica sem fazer xixi por horas ! Realmente não sei o que fazer !

  10. Thaisa Gomes disse:

    A minha filhota tem 1ano e 5 meses sera que já devo começar???

  11. Acho um pouco cedo, Thaisa. Se você puder esperar até os 2 anos, acho que o processo fica muito mais fácil 🙂

    Bjs,

    Nívea

  12. Elaine disse:

    Minha experiencia em tirar as fraldas do meu filho foi muito boa, quando ele fez 1 ano e 5 meses ele já não usava fralda nem para dormir. Como morávamos num estado bem quente, quando meu filho fez 9 meses eu passei a deixar ele de cueca durante o dia, colocava fralda só para sair e para dormir a noite. Com 1 ano e 2 meses ele parou de sujar as cuecas e com 1 ano e 5 meses ele não quis mais usar frauda de noite. É claro que nada foi flores, tive que comprar muitas cuecas pois elas acabavam muito rápido, mas nem se compara com o custo das fraudas . Comprei um acento redutor e escada de 2 degraus para colocar no vaso. Sempre levava ele ao banheiro e perguntava se ele queria fazer xixi ou coco e ficava um pouco com ele ali (com 10 meses ele ja andava muito bem e até dava umas corridinhas)é claro que ele não fazia nada no vazo por um bom tempo então, tinha que ter paciência pra lavar tantas cuecas e limpar o xixi pela casa, o cocô graças a Deus era muito difícil sujar o chão e no começo eu acordava 2 ou 3 vezes a noite pra levar ele ao banheiro. Foi muito bom parar de comprar fralda cedo. é bom lembrar que a criança mesmo depois que ja pede pra ir ao banheiro tanto de dia quanto a noite vez ou outra pode escapar um xixi sem que ele peça para ir ao banheiro. Hoje ele tem 2 anos e 10 meses e há 3 semanas peguei a roupa dele molhada de xixi pq ele estava com medo de ir ao banheiro e perder a vez e brincar um determinado brinquedo. rsrs.

  13. vou seguir as suas dicas e começar o desfralde da minha neta, que tem 2 anos e 3 meses ela fica comigo o dia todo, só vai p casa á noite quando os pais chegam do trabalho. Espero que tenho sucesso!

  14. Luana Lima disse:

    Gente, comecei o desfralde há 6 dias, quanto tempo leva "normalmente" com meninas? Minha filha tem 2 anos e 2 meses. Bjs

  15. Juscely Leal disse:

    Qual a experiência de vcs em situações de viagem,saida pra rua,shopping,casa da vovó em outro cidade,etc…como procederam nessas situações??? Bjos

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail