Já imaginou poder ouvir o coração do seu filho quando você quiser, enquanto ele estiver dentro da sua barriga? Pois a última novidade no assunto é que a Apple anunciou, no início de setembro, uma tecnologia capaz de fazer isso – é o Sense4Baby, um pequeno monitor que poderá ser acoplado ao aplicativo AirStrip e que permite acompanhar, em tempo real, o batimento cardíaco da mãe e do bebê, separadamente, e ouvi-los pelo alto-falante do pulso – sim, através de um relógio, o Apple Watch!

Imagem: 123RF

Saber o que se passa dentro da barriga está cada vez mais fácil. Imagem: 123RF

Eu não sei se vocês precisaram fazer o exame de cardiotocografia ao fim da gestação, mas meu médico solicitou, para monitorar os batimentos cardíacos de Catarina alguns dias antes do parto. Quem já fez sabe que você fica um tempão em um hospital ou laboratório para executá-lo, mais de uma hora (e tem grávida que precisa fazer todo dia!) – e com esse pequeno monitor e o Apple Watch, é possível fazê-lo em casa, e enviar os dados para a equipe médica (delícia, hein?).

A notícia é uma inovação no setor médico, já que os monitoramentos fetais disponíveis hoje, embora sejam bastante desenvolvidos, ainda apresentam dificuldade em diferenciar os batimentos da gestante e da criança – é por isso que, durante a cardiotocografia, muitas vezes os sensores são trocados de lugar (e você fica no meio de uma parafernália de fios). Agora a parte “salgada”: por enquanto o aplicativo AirStrip e o monitor só podem ser usados com o Apple Watch, que pode ser adquirido por não menos de R$ 2.600 (e com a subida do dólar, ele está cada vez mais longe do nosso alcance!).

Publicidade
Imagem: reprodução

Imagem: reprodução

Tecnologia no trabalho de parto

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O Airstrip também será capaz de monitorar o tempo e a força das contrações durante o trabalho de parto. Tudo isso poderá ser enviado de casa para o obstetra (assim que as primeiras contrações vierem), por meio do Apple Watch, e deverá contribuir para que mãe e médico estejam completamente atualizados sobre a saúde do bebê em tempo real.

Isso sem contar que o aplicativo, em si, é uma mão na roda para mamães e futuras mamães. Ele armazena histórico e agenda de consultas e ainda oferece um sistema privado de mensagens entre médicos e pacientes. Funções muito úteis para quem espera ou já cuida de um filhote em casa.

Agora é esperar para que essa função do aplicativo também fique disponível para tablets e smartphones  (a Apple ainda não anunciou se isso será feito). Porque comprar um relógio de milhares de reais, só para isso, é para uma parcela muito pequena da nossa população!