Apostar em receitas saudáveis para ter mais energia e disposição é fundamental para garantir uma rotina muito mais ativa e produtiva. Quem já passou por problemas de indisposição e, até mesmo, “preguiça”, sabe o quanto esses quadros podem atrapalhar a rotina e os resultados almejados, não é?

Por isso, unimos algumas receitas, dicas e sugestões que com certeza farão com que você conquiste um dia a dia muito mais ativo, empolgante e motivador. Ficou curiosa? Então leia este conteúdo até o fim!

Para ler mais tarde: Docinhos de festa junina: Quer aprender a fazer? Confira receitas típicas!

receitas saudáveis para ter mais energia e disposição

Mulher cozinhando. Foto: Freepik

Publicidade

Quais alimentos dão mais energia e disposição?

Antes de nos aventurarmos na cozinha, preparando diversas receitas, é fundamental que saibamos a essência dos preparos: os alimentos que dão energia e disposição.

Assim, além de seguir as receitas prontas, também poderemos ter mais autonomia na hora de criar novos pratos e combinações, não acha? Por isso, atente-se à nossa lista:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Carboidratos integrais: Diferente dos carboidratos refinados, estes são mais lentamente digeridos. Isso garante que tenhamos mais energia por mais tempo, e impede que absorvermos apenas o carbo, rapidamente. Mas sim, ele serve como uma fonte de energia que, à medida que agimos, nos exercitamos e conduzimos nosso dia, é consumido pelo organismo de uma forma muito mais inteligente. Além disso, essa digestão mais “lenta” não provoca o aumento de glicemia de forma abrupta, sendo esta responsável pela energia no começo e, rapidamente, pelo cansaço e fome que sentimos depois.
  • Abacate: Não é de hoje que ouvimos falar que o abacate é rico em gorduras boas, não é mesmo? Além disso, ele auxilia o nosso organismo na hora de ter mais disposição e energia, tornando-se uma ótima fonte para os momentos mais intensos e corridos do dia.
  • Banana: A banana é rica em carboidrato, magnésio e vitaminas do complexo B, sendo estes responsáveis por auxiliar a produção de energia do corpo. Mas, os benefícios não param por aqui! A banana também é capaz de estimular a sensação de bem-estar, o que aumenta ainda mais a nossa motivação e disposição para o dia a dia.
  • Ovos: Os ovos são fundamentais para a força muscular e, consequentemente, geram mais força e disposição. Além disso, contêm propriedades que são muito relevantes para a saúde cerebral, por exemplo. Por isso, consumir ovos no café da manhã pode ser uma ótima ideia.
  • Guaraná: O guaraná também é uma ótima fonte de energia e disposição para o organismo, e não é à toa que ele é vendido inclusive em cápsulas. E melhor do que isso, é que o guaraná pode ser consumido de diversas formas, tornando as receitas ainda mais práticas.
receitas saudáveis para ter mais energia e disposição

Mulher cozinhando. Foto: Freepik

  • Café: O nosso queridinho café não poderia ficar de fora dos nossos ingredientes para receitas saudáveis para ter mais energia e disposição, não é mesmo? E vale um adendo: como ele atua no sistema nervoso central, além da disposição, você se sente mais de bem com a vida e empolgada. Bacana, não?
  • Amendoim: Gosta de pasta de amendoim? Pois saiba que ela é uma ótima fonte de energia e gorduras boas. Consuma-a antes dos treinos ou durante os lanches do dia a dia.
  • Açaí: Sim, o amado açaí (e muito consumido nas estações mais quentes) é ótimo para ser usado em diversos preparos que têm por objetivo elevar a produção de energia do organismo.

Além dos alimentos acima citados, foque sempre em frutas, verduras, legumes e grãos integrais: eles costumam ser uma ótima fonte de energia.

Receitas saudáveis para ter mais energia e disposição

Agora que já pudemos conhecer a nossa lista de alimentos, é hora de fazer as receitas saudáveis para ter mais energia e disposição. Veja as receitinhas que separamos para você:

Receita de panqueca integral

A receita de panqueca integral pode ser consumida tanto no café da manhã, quanto em alguns lanchinhos.

Publicidade

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro.
  • 1 xícara de farinha integral.
  • Sal a gosto.
  • 1 xícara de leite.

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, durante dois minutos. Observe se a mistura fica bem homogênea.
  2. Unte a frigideira com um fio de óleo e deixe-a aquecendo.
  3. Despeje uma porção da massa de panqueca e coloque-a na frigideira.
  4. Assim que ela descolar do fundo, vire-a para fritar o outro lado.

Prontinho! Agora é só usar o recheio que você desejar. Pode ser doce, com pasta de amendoim, ou salgado, com frango desfiado.

Leia mais: Receitas detox 2021: Confira 6 receitas para ajudar você a emagrecer

receitas saudáveis para ter mais energia e disposição

Mulher feliz cozinhando. Foto: Freepik

Receitas saudáveis para ter mais energia e disposição – Receita de vitamina de abacate

Essa vitamina é super simples e rápida, e pode ser consumida no café da manhã para começar o dia com mais disposição:

Ingredientes

  • 2 colheres de leite em pó.
  • 1 colher de açúcar.
  • 1 copo de água.
  • 5 cubos de gelo.
  • 1 abacate inteiro (bem maduro).

Modo de preparo

  1. Leve todos os ingredientes ao liquidificador, sem a semente e sem a casca do abacate.
  2. Bata tudo até formar uma consistência bem homogênea.
  3. Você pode acrescentar mais água se achar que ficou muito densa a vitamina, até acertar o ponto adequado para você.

Mulher cozinhando. Foto: Freepik

Receitas saudáveis para ter mais energia e disposição – Receita saudável com banana

A banana é super versátil e rende muitos lanches e preparos diversos para o café da manhã. Nesta receita vamos lhe ensinar um preparo super simples, mas super saboroso:

Publicidade

Ingredientes

  • 1 banana madura.
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos.
  • Leite a gosto (até formar a consistência desejada).

Modo de preparo

  1. Pique a banana em pedaços bem pequenininhos.
  2. Acrescente as 4 colheres de aveia.
  3. Vá acrescentando leite aos poucos, mexendo até formar a consistência de um mingau.

Você pode fazer essa receita quente ou fria, fica a seu critério. Além disso, você pode ainda polvilhar um pouquinho de chia, para deixar o preparo ainda mais saudável e interessante.

Leia mais: Receitas rápidas: Como preparar um jantar express

Omelete saudável para ter mais energia e disposição

O omelete também é um clássico em nossa cozinha. Você pode prepará-lo facilmente, e com poucos ingredientes, e já alcançar um resultado incrível. Veja as nossas dicas e receita:

Receitas saudáveis para ter mais energia e disposição – Ingredientes

  • 2 ovos.
  • Meio pimentão.
  • Meia cebola.
  • 1 tomate.
  • 1 pitada de páprica.
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado.

Modo de preparo

  1. Pique bem a cebola, o tomate e o pimentão.
  2. Bata bem todos os ingredientes. Se desejar, pode fazer o seu omelete no liquidificador.
  3. Unte a frigideira com um fio de azeite de oliva.
  4. Frite o seu omelete até que ele atinja a consistência que você mais gosta.

Pronto! Agora é só saborear acrescentando em um pão, ou consumindo com arroz integral.

Mulher feliz caminhando ao ar livre. Foto: Freepik

Como ter mais energia e disposição? O que fazer para ter mais energia e disposição?

Além das receitas e alimentos para ter mais energia e disposição, existem outras ações que você pode fazer para se sentir mais ativa ao longo dos dias.

Para isso, é fundamental que você observe a sua rotina e como você tem lidado com as suas tarefas cotidianas. Você tem tido tempo para cuidar da sua saúde? Tem se exercitado? Como têm sido as suas noites de sono?

Pense sobre todos esses apontamentos e veja o que pode estar impactando a sua energia:

  • Noites mal dormidas: Dormir bem é essencial. Comece a praticar a higiene do sono e tenha noites mais tranquilas.
  • Alimentação desequilibrada: Não adianta investir em receitas saudáveis para ter mais energia e disposição se você não se alimenta bem em outros momentos. Foque no equilíbrio.
  • Falta de rotina e prioridades: Você possui uma rotina estruturada, ou sente que não tem foco em nada? Se a segunda opção é o seu caso, repense as suas prioridades e monte um dia a dia mais equilibrado e saudável.
  • Falta de exercícios físicos: Praticar exercícios físicos é fundamental. Eles promovem mais bem-estar, autoestima, saúde e consequentemente disposição e energia.
  • Desidratação: Beba água! Muitas vezes, a falta de energia pode ser um sinal sutil da desidratação. Por isso, consuma pelo menos dois litros de água por dia.

Leia mais: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação

Mulher feliz olhando a paisagem. Foto: Freepik

Questões emocionais envolvidas com a baixa energia e disposição

Além do que já sinalizamos acima, lembre-se ainda de que as questões emocionais como estresse, ansiedade, desânimo e depressão podem ser os propulsores da sua indisposição.

Caso você perceba que algumas questões emocionais estão sendo negligenciadas, comece a olhar com mais carinho para isso. Afinal, as receitas saudáveis para ter mais energia e disposição serão um placebo se você não cuidar da sua saúde mental também.

Comece a dar mais atenção para as crises de estresse e, por conta disso, desacelere; quando a ansiedade surgir, busque focar mais no presente; e se a tristeza tem se tornado corriqueira, converse com alguém que você confia!

Ademais, lembre-se ainda que a psicoterapia também pode lhe ajudar. Cuide da sua saúde, do seu bem-estar e da sua felicidade.

Veja agora: O caroço do abacate, um aliado precioso da saúde e da beleza