O abacate guarda um segredo: o caroço do abacate é comestível e rico em inúmeras propriedades benéficas. Então, vamos ver em detalhes quais são seus elementos preciosos, para que serve e como usá-lo.

Abacate

Abacate cortado – Foto: Freepik

O abacate é uma fruta originária do México e agora conhecida e consumida em todo o mundo, principalmente por suas excelentes propriedades benéficas.

A polpa verde-amarela é geralmente consumida enquanto o enorme caroço é jogado no lixo. Verdadeiramente um grande erro porque também é comestível e contém muitos elementos aliados à nossa saúde e beleza.

Publicidade

O caroço do abacate ajuda a retardar o envelhecimento da pele

Em primeiro lugar, a semente de abacate é uma das fontes mais ricas de fibra, depois da qual contém 70 % dos antioxidantes que são excelentes para retardar o envelhecimento da pele; na verdade, esses elementos reduzem as rugas e tornam a pele mais elástica e relaxada graças à formação de colágeno.

Reduz a glicose

Além disso, os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que também são a causa da obesidade, e o extrato do grão ajuda a manter o peso corporal, pois reduz a glicose no sangue e até mesmo a sensação de fome constante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A fibra presente no núcleo também promove a circulação sanguínea adequada, pois reduz os níveis de colesterol. A semente do abacate contém então flavonoides que criam um ambiente desfavorável à formação de alguns tumores e ajudam o sistema imunológico a fortalecer-se para evitar constipações e febre.

Reduz o risco de infecções

Vitamina de abacate

Vitamina de abacate – Foto: Freepik

Por fim, cura muitos problemas gastrointestinais, como úlceras e, além disso, reduz o risco de infecções e doenças causadas por bactérias intestinais.

Caroço do abacate – Como usar a semente de abacate como bebida

Para tirar o melhor proveito da semente do abacate, deve-se primeiro:

Publicidade
  1. Retirar a fina camada de casca, depois ralar e torrar em fogo baixo.
  2. Neste ponto, o pó do caroço pode ser usado para preparar uma infusão fervendo-o em uma panela com bastante água por 10 minutos e depois deixado em repouso por cinco.
  3. Esta bebida pode ser apreciada ao longo do dia.

Outra forma de usar o pó de abacate é inseri-lo em saladas, sopas, molhos como condimento. Uma pitada de pó será suficiente para dar sabor e deixar os pratos saborosos e saudáveis.

Caroço do abacate – Como usar a semente de abacate na pele

Mulher segurando o abacate

Mulher segurando o abacate – Foto: Freepik

Como aliado da beleza, o pó da semente também pode ser usado diretamente na pele como esfoliante e tonificante ou na forma de pasta pode ser aplicado sobre espinhas ou acne para secá-las mais cedo.

  1. Basta misturar o pó da semente de abacate com um pouco de água quente;
  2. Colocar essa mistura entre duas camadas de gaze;
  3. Aplicar na pele por 5 a 10 minutos, até sentir que está seca.

Finalmente, se você tiver dores musculares ou articulares ou enxaquecas, pode usar o pó da semente amassada com álcool e deixar para macerar por uma semana. O líquido que se formará será excelente se esfregado localmente na parte dolorida.