Quer expandir o vocabulário de seus filhos? Leia para eles. Ler para crianças é um ótimo método para ensinar-lhes lições de vida de uma maneira que elas entendam. Escolha uma história infantil curta e deixe a imaginação do seu filho fluir!

1 – História infantil curta: O leão e o rato

Certa vez, um leão estava dormindo na selva quando um rato começou a correr para cima e para baixo em seu corpo apenas para se divertir. Isso perturbou o sono do leão, e ele acordou muito zangado.

Ele estava prestes a comer o rato quando o rato pediu desesperadamente ao leão que o libertasse. “Eu prometo a você, um dia serei de grande ajuda se você me salvar.” O leão riu da confiança do rato e o deixou ir.

Um dia, alguns caçadores entraram na floresta e levaram o leão com eles. Eles o amarraram contra uma árvore. O leão estava lutando para sair e começou a choramingar. Logo, o rato passou e notou o leão em apuros. Rapidamente, ele correu e roeu as cordas para libertar o leão. Os dois correram e o leão ficou livre.

Publicidade

Moral da história: Um pequeno ato de gentileza pode ajudar muito.

2 – História infantil curta: a história do rei Akbar

menino com a coroa na cabeça

Menino com a coroa na cabeça – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Um dia, o rei Akbar fez uma pergunta em sua corte que deixou todos no tribunal perplexos. Enquanto todos tentavam descobrir a resposta, Birbal entrou e perguntou qual era o problema. Eles repetiram a pergunta para ele.

A pergunta era: “Quantos corvos existem na cidade?”

Birbal sorriu imediatamente e foi até Akbar. Ele anunciou a resposta; ele disse que havia vinte e um mil quinhentos e vinte e três corvos na cidade.

Quando questionado sobre como ele sabia a resposta, Birbal respondeu: “Peça a seus homens para contar o número de corvos. Se houver mais, então os parentes dos corvos devem estar visitando as cidades próximas. Se houver menos, então os corvos de nossa cidade devem estar visitando seus parentes que moram fora da cidade.”

Publicidade

Satisfeito com a resposta, Akbar presenteou Birbal com um rubi e uma corrente de pérolas.

Moral da história: Ter uma explicação para sua resposta é tão importante quanto ter uma resposta.

3 – A raposa e a cegonha

Historia infantil curta

Desenho da raposa dançando – Foto: Freepik

Essa é mais uma história infantil curta, perfeita para encerrar o dia!

Um dia, uma raposa egoísta convidou uma cegonha para jantar. Assim, a Cegonha ficou muito feliz com o convite – chegou a tempo à casa da raposa e bateu na porta com seu bico comprido.

A raposa a levou para a mesa de jantar e serviu sopa em tigelas rasas para os dois. Como a tigela era rasa demais para a cegonha, ela não podia comer sopa. Mas, a raposa lambeu sua sopa rapidamente.

Publicidade

A cegonha estava com raiva e chateada, mas ela não demonstrou sua raiva e se comportou educadamente. Para dar uma lição à raposa, ela a convidou para jantar no dia seguinte.

Ela também serviu sopa, mas desta vez a sopa foi servida em dois vasos altos e estreitos.

A cegonha devorou ​​a sopa de seu vaso, mas a raposa não conseguiu beber nada por causa de seu pescoço estreito. A raposa percebeu seu erro e voltou para casa faminta.

Moral da história: Um ato egoísta sai pela culatra mais cedo ou mais tarde!

4 – História infantil curta: Derick e o lápis

história infantil curta

Desenho do menino no foguete – Foto: Freepik

Um menino chamado Derick ficou chateado porque tinha se saído mal no teste de inglês. Ele estava sentado em seu quarto quando sua avó veio e o confortou. Sua avó se sentou ao lado dele e lhe deu um lápis.

Derick olhou para a avó intrigado e disse que não merecia um lápis depois de seu desempenho no teste.

Sua avó explicou: “Você pode aprender muitas coisas com este lápis porque ele é igual a você. Assim como todo o bem que vem do lápis vem de dentro dele, você também encontrará força para superar esse obstáculo.

E, finalmente, assim como este lápis fará sua marca em qualquer superfície. Derick foi imediatamente consolado e prometeu a si mesmo que faria melhor.

Moral da história: Todos nós temos força para ser quem desejamos ser!

5 – O elefante e seus amigos

história infantil curta

Desenho do elefante – Foto: Freepik

Era uma vez, um elefante solitário que entrou em uma floresta estranha. Tudo era novo para ele, e ele estava procurando fazer amigos.

O elefante se aproximou de um macaco e disse: “Olá, macaco! Gostaria de ser meu amigo?” O macaco disse: “Você é grande demais para balançar como eu, então não posso ser seu amigo”.

O elefante então foi até um coelho e fez a mesma pergunta. O coelho disse: “Você é grande demais para caber na minha toca, então não posso ser seu amigo”.

O elefante também foi até o sapo na lagoa e fez a mesma pergunta. O sapo respondeu: “Você é muito pesado para pular tão alto quanto eu, então não posso ser seu amigo”.

O elefante estava muito triste porque não conseguia fazer amigos. Então, um dia, ela viu todos os animais correndo mais fundo na floresta e perguntou a um urso do que se tratava. O urso disse: “O leão está solto – eles estão fugindo dele para se salvar”.

O elefante foi até o leão e disse: “Por favor, não machuque essas pessoas inocentes. Por favor, deixe-os em paz. ” O leão zombou e pediu ao elefante que se afastasse. Então, o elefante ficou com raiva e empurrou o leão com todas as suas forças, ferindo-o.

Todos os outros animais saíram lentamente e começaram a se alegrar com a derrota do leão. Assim, logo eles foram até o elefante e disseram a ele: “Você tem o tamanho certo para ser nosso amigo!”

Moral da história: O tamanho de uma pessoa não determina seu valor.

Dicas para contar história infantil curta para seus filhos

Não importa o quão boa ou envolvente uma história infantil curta possa ser, a maneira como você a recita para seus filhos fará toda a diferença.

pai e filho lendo história

pai e filho lendo história – Foto: Freepik

Assim, se você quiser tornar as sessões de histórias divertidas (e menos enfadonhas) para seus filhos, aqui estão algumas dicas sobre como narrar história infantil curta:

  • Seja criativo ao ler a história para seu filho. Normalmente, uma personalidade ou personagem da história atrai mais o interesse da criança. Portanto, use vozes diferentes para cada personagem ou represente várias partes da história, para dar vida a esses personagens. Representar partes da história tornará as sessões de histórias divertidas e memoráveis ​​para seus filhos.
  • Se você estiver usando livros ou fotos, coloque-os na frente de seus filhos. Você pode pedir que vire as páginas ou trace as palavras enquanto lê.
  • Fale sobre a história infantil curta depois que terminar de recitá-la. Faça perguntas a seus filhos ao longo do caminho e discuta a moral da história no final. Assim, você também saberá se seus filhos entenderam o que aconteceu na história. Fazer perguntas de vez em quando manterá as crianças engajadas, além de promover o desenvolvimento da fala em crianças. Mas você também pode apontar novas palavras na história e contar seus significados para seus filhos – isso desenvolverá seu vocabulário.
  • Tente ler histórias em diferentes momentos do dia. A hora da história não precisa ser sempre hora de dormir. Portanto, tente ler histórias para seus filhos em diferentes momentos do dia, como à tarde ou à noite, para compreender a capacidade de atenção de seus filhos. Assim, depois de saber o momento em que a capacidade de atenção de seu filho é mais elevada, leia histórias para ele durante esse período.

Torne a história infantil curta divertida e empolgante com as dicas acima. Essas dicas ajudarão você a causar impacto em seus filhos e a tornar a hora das histórias a parte favorita do dia deles.

Boa história!