Você já ouviu falar em bolo Red Velvet? Pois saiba que esse é um dos “hits” do momento, quando se fala em festas! O bolo, que em português é chamado de veludo vermelho, conquistou as prateleiras de docerias e padarias e esteve entre os campeões de vendas no Natal. Mas apesar de por aqui a sobremesa ter se popularizado somente agora, nos Estados Unidos, onde foi inventada, seu sucesso é antigo e a receita já foi adaptada diversas vezes.
Basicamente, o “red velvet” consiste em um bolo de massa vermelha que pode levar corante (versões mais comuns) ou ingredientes naturais (que garantam seu tom avermelhado, como a beterraba). E a delícia, que enfeita os olhos pela cor vibrante (especialmente a criançada), pode ser feita em casa – inclusive, como um ótimo passatempo para as férias. Quer aprender? Então confira a seguir a receita cedida gentilmente pela Leticia Gomes:
Receita de bolo red velvet
Ingredientes:
Massa:
– 3 ovos
– 1 tablete de manteiga (em temperatura ambiente)
– 2 xícaras de chá de açúcar
– ½ colher de sopa de essência de baunilha
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 1 e ½ colher de sopa de corante alimentício em gel cor bordô
– 3 colheres de sopa de corante alimentício em gel cor vermelho natal
– 1 colher de sopa de corante alimentício para chocolate cor vermelho
– 1 pitada de sal
Recheio e cobertura:
– 1 caixa de creme de leite
– 4 e ½ potes de cream cheese (em temperatura ambiente)
– 1 e ½ tablete de manteiga (em temperatura ambiente)
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo (peneirada)
– 2 e ½ xícaras de chá de açúcar de confeiteiro (peneirado)
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
Modo de Fazer:
Faça primeiro a massa, batendo os ovos com o açúcar em uma batedeira (até formar um creme branco). Depois, coloque a manteiga e bata mais (em velocidade baixa) até a massa ficar homogênea. Sem parar de bater, acrescente a essência de baunilha, o sal, o bicarbonato, o cacau e os corantes, e só pare de bater quando a cor ficar homogênea. Em seguida, adicione a farinha, alternando com o creme de leite, e, finalmente, o fermento. Misture tudo e coloque em uma assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° (para saber se está pronto, use a regra do palitinho: espete um palito de dente na massa até que saia seco).
Enquanto a massa fica no forno, prepare o recheio e a cobertura (cujos processos são os mesmos): em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro. Quando formar um creme homogêneo, adicione a essência de baunilha e bata mais. Depois, é a vez do cream cheese – bata tudo rapidamente até todos os ingredientes se misturarem. Leve a mistura para a geladeira durante 15 minutos (ou mais, até gelar). Então, use o creme formado para rechear o bolo (com essas medidas de massa, dá para cortá-lo em até 4 camadas. Mas só faça isso depois que estiver frio) e cobri-lo.
Observação: se não te agrada a ideia de misturar corantes em uma receita para as crianças, você pode adaptá-la com beterraba. Mas daí será preciso acrescentar ingredientes como suco de limão e iogurte, para dar o doce. Na internet você encontra várias ideias, não deixe de procurar! Uma outra dica é utilizá-lo em festas de meninas um pouco mais velhas, que adoram a cor (que utilizá-lo em um festa com tema Descendentes? Fica incrível!).
Incremente mais
Aproveitando o vermelho vibrante do bolo, que tal fazê-lo em uma fôrma de coração? Mesmo sem cobertura, o resultado fica incrível! Mas, se quiser incrementar mais, outras opções são a clássica cobertura de buttercream (que também dá um toque aveludado lindo!) ou ainda cobrir o bolo com chocolate ou coco. Para finalizar, flores, frutas e suspiros completam a delicadeza da sobremesa. Conheça algumas sugestões de decoração:
Imagem: http://essenciastudio.com.br
Imagem: http://blogmago.com.br