Quer uma dica para o passeio do fim de semana? Mora em São Paulo ou está de passagem por aqui? Que tal ir com a família toda ao Parque Villa Lobos? No sábado passado essa foi a diversão do dia, e o programa fez o maior sucesso!
O parque é um ótimo exemplo de recuperação de área urbana; até o fim da década de 80, era local de depósito de lixo, de entulho da construção civil e de material dragado do Rio Pinheiros (eu também não sabia!).
Após anos de implantação, foi finalmente entregue em 2006. Se você o visitou há alguns anos, pode ter ficado com a impressão de que era extremamente árido. Isso porque as árvores plantadas são relativamente novas (o plantio foi iniciado em 2004).
O que ver no Parque Villa Lobos?
De fato, o Villa Lobos ainda não tem grandes áreas de sobra, como o Ibirapuera. Mas tem MUITA coisa legal para ver e fazer, quer ver só?
Playground e areia
Mais uma vista do playground
O Parque Villa Lobos tem playground
O playground tem brinquedos de madeira em bom estado de conservação. A criançada consegue brincar numa boa. Não esqueça do chapéu do filhote, porque o sol está fortíssimo.
Orquidário Ruth Cardoso
Dependendo do local por onde estiver passeando, você conseguirá visualizar uma semi-esfera que chama a atenção. Lá fica o orquidário, que convida as crianças a contemplar a beleza das flores.
Refrescando
Se o dia estiver quente, o esguicho de água estará disputado por pais e filhotes. A onda é subir no papai e esperar a sua vez (que delícia!).
Alameda de quiosques, com o orquidário ao fundo
Parque Villa Lobos tem quiosques
Os quiosques são parada para as famílias que querem descansar ou fazer um lanchinho (sugiro que você leve de casa algo para as crianças; dentro do parque há uma lanchonete, sem muitas opções nutritivas.
O mesmo ocorre nas barraquinhas na portaria do parque – a maioria vende salgados, pastéis e industrializados). O que vale mesmo é a água de coco geladinha.
Vá pela sombra
Essa é a trilha do Vai pela Sombra. Para provar que também tem alguns cantinhos para fugir do sol forte. Estacionamos o carrinho aqui e Catarina tirou uma longa soneca.
No Parque Villa Lobos tem passeio de triciclo
O ponto alto da visita ao parque foi o passeio de triciclo. Alugamos um modelo onde papai e mamãe iam atrás pedalando, e Catarina na frente, dando risada.
Há também triciclos que acomodam duas crianças na frente. A curtição foi tanta que resolvi não perder um segundo tirando fotos, queria aproveitar o momento (quer coisa melhor do que ver seu filho aplaudindo o passeio?).
Mas para que vocês não fiquem na vontade, deixo aqui um vídeo da internet para quem quiser ter uma ideia de como é: Triciclos no Parque Villa Lobos.
E tem muito mais: quadras poliesportivas, de tênis, campos de futebol, pista de bicicross para a galera mais esportista. O Villa Ambiental, onde crianças de 8 a 10 anos aproveitam a visita para entender um pouco mais sobre ecologia, numa iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Conheça o Circuito das Árvores
O Circuito das Árvores, que é uma plataforma suspensa que permite que você caminhe perto da copa das árvores. E um cantinho zen, o Espaço Ouvillas, onde dá para ouvir as obras de Villa Lobos deitado em uma espreguiçadeira (essa parte vai ficar para o próximo passeio!).
Uma dica muito legal é que no último domingo de cada mês (esse!) acontece o projeto Livro de Rua. Diversos livros são espalhados pela área do parque, para que as pessoas possam ler, levar para outro lugar, ou se quiserem, até mesmo para casa.
É sério!!! Muito legal, não é? E para manter o projeto ativo, o parque é ponto de coleta de livros, aproveite para levar os que você não usa mais.
Se você for de carro, dá para tentar o estacionamento do parque. Na semana passada, estava bem fácil conseguir uma vaga (demorei menos de 5 minutos). Mas nem sempre é assim, ok?
Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.
Telefones: 11 3023-0316 ou 3023-2229.
Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos/index.php