Hoje eu queria compartilhar com vocês um livro muito, muito bacana, que recebi recentemente. O Diário de Bordo do Parto é um guia prático que se propõe a informar a futura mamãe, para que ela tenha um parto consciente e feliz. A leitura é agradável, e o conteúdo importantíssimo – há muita coisa ali que só descobri depois do nascimento de Catarina, e assim mesmo com bastante pesquisa.

Confesso que eu adoraria ter tido contato com esse livro durante a gestação – para me informar melhor sobre o processo de parto, as diferenças entre um parto normal e uma cesárea (que não ficam no fato de haver ou não uma cirurgia – até o tipo de bactéria que coloniza o filhote é diferente, imaginem!) e os procedimentos de rotina pelos quais o recém-nascido passa logo ao nascer (desde o melhor momento para cortar o cordão umbilical, a necessidade real de aspiração do bebê, passando pelo teste de Apgar, até o colírio para prevenção de conjuntivite neonatal – cuja aplicação é discutida por muitos pais). Vocês sabiam que o ideal é que a primeira mamada ocorra o mais precocemente possível, dentro da primeira hora de vida? E que em uma cesárea, dependendo da equipe médica, isso não é respeitado (e que é preciso conversar sobre essa e outras questões com o médico obstetra durante a gravidez)?

A Dra. Luciana Herrero, autora do livro, é médica pediatra e vai fundo em diversos assuntos, para que a mãe (e o pai também, por que não? Se você está grávida, recomende que o papai leia, pois ele pode ser muito mais atuante durante a chegada do bebê) conheça todos os detalhes para conseguir um parto humanizado (independentemente do tipo de parto que escolheu).

Os últimos capítulos são dedicados à discussão da violência obstétrica e a relatos de partos emocionantes, dos mais variados. Recomendo a leitura!

Publicidade

livro-o-diario-de-bordo-do-parto

O Diário de Bordo do Parto
Autora: Luciana Herrero
Número de páginas: 392
Editora Aninhare

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!