Sintomas de gravidez: por quem já passou por eles!

Por 41 Comentários


Acho que ainda não comentei por aqui, mas demorei bastante para engravidar. Foram vários e vários meses de tentativa, até que engravidei de minha filha Catarina. Na época a ansiedade era tanta, que procurei incansáveis vezes na internet sobre os primeiros sintomas de gravidez (e era impressionante como a cada mês eu tinha “certeza” de que estava grávida). Bastava sentir as mamas um pouco mais inchadas, ou um cansaço maior, que já pensava: “dessa vez eu engravidei!”. Isso sem contar os inúmeros testes de farmácia que fiz (e que sempre davam negativo – mas até isso seu cérebro nega e você pensa: “devo ter esperado pouco para fazer esse exame; mas se eu repetir daqui a alguns dias, pode ser que dê positivo…”).

sintomas de gravidez

Se você está passando pela mesma situação e caiu aqui no Mil Dicas de Mãe, esse post é para você. Porque eu sei como pode ser difícil essa espera. E como é bom ouvir uma história que deu certo. Após quase 1 ano e meio de expectativa, finalmente fiquei grávida, e percebi que os sintomas de gravidez reais eram diferentes do que aqueles fabricados pelo cérebro de uma mulher com muita vontade de engravidar. Querem ver só?

* Cansaço: certamente o primeiro sintoma que senti. Lembro-me de achar que eu estava completamente fora de forma, pois até para subir escada eu estava molenga. E eu ainda nem sabia que estava grávida, hein? Depois de algumas semanas, além de cansada eu sentia um sono absurdo, daqueles que você não consegue deixar os olhos abertos. Nessa hora o melhor a fazer é dormir, não tem jeito! A grande culpada por isso é a progesterona, hormônio que aumenta muito durante a gravidez.

* Mamas inchadas: outro sintoma de gravidez que dá para se detectar precocemente. Mas se você pensar bem, quando a menstruação está para chegar, muitas vezes as mamas ficam maiores e doloridas, sem que isso signifique que você está grávida. Um pouco depois de saber da minha gestação (que foi descoberta com apenas 4 semanas), de fato as mamas ficaram diferentes, e bem maiores do que costumavam ficar ao final do ciclo menstrual. Também ficaram progressivamente mais escuras, e com veias cada vez mais aparentes ao seu redor.

* Atraso menstrual: sintoma clássico, não é? Toda mulher que atrasa alguns dias, já fica de orelha em pé. Mas saiba que tem muita mulher que apresenta sangramento no início da gestação, entre as quais eu me incluo. Há aquela velha história de que, quando o embrião se fixa no útero (processo que se chama nidação), pode acontecer algum sangramento. De qualquer forma, se seu ciclo estiver atrasado alguns dias, vale a pena fazer o teste de farmácia.

* Enjoos: sim, eu tive, e bastante! Mas eles começaram só algumas semanas depois que descobri estar grávida, por volta da sétima semana de gestação (aliás, eu só sosseguei depois que comecei a tê-los!!!). E eram bem definidos: aconteciam principalmente nas horas em que estava de estômago vazio (logo ao acordar ou horas depois das refeições principais).

* Alterações no olfato: não é frescura, não, posso garantir! Pode ser que você passe a detestar um determinado cheiro durante a gravidez (no meu caso, eu não conseguia mais sentir cheiro de bife na panela ou de alguns produtos de limpeza – era enjoo na certa!). E o olfato ficou bem mais aguçado: eu era capaz de sentir um aroma a metros de distância (o que continuou a acontecer por meses depois que minha filha nasceu).

* Dor de cabeça: infelizmente também senti! O chato é que durante a gravidez muitos medicamentos estão contra-indicados, e você deve conversar com seu obstetra antes de tomar qualquer coisa. Para mim as dores de cabeça só aconteceram depois de algumas semanas de gestação, quando o enjoo começou a diminuir. Mas há quem relate que as dores de cabeça começaram logo nas primeiras semanas.

* Cólicas: senti um pequeno desconforto nas primeiras semanas de gestação e novamente quando a gravidez já estava bem mais avançada. É normal senti-las, mas se estiver preocupada, o melhor sempre é conversar com o médico.

* Vontade de urinar com frequência: quando o embrião começa a produzir a gonadotrofina coriônica (o famoso hormônio hCG), suas idas ao banheiro podem ficar mais frequentes. Mas o bicho pega mesmo no fim da gestação, quando sua bexiga estiver espremida pelo feto. A natureza é sábia: treina a futura mamãe a levantar durante a noite antes mesmo do bebê nascer!

 

E você, que já é mãezinha e acompanha nosso blog, como descobriu que estava grávida? Quais foram os primeiros sintomas que sentiu? Relembre esse momento e conta pra gente!




Arquivado em: Preparativos Tags:

Comentários (41)

Trackback URL

  1. Daniela disse:

    Ní, eu tive vários desses sintomas, mas o primeiro-primeiríssimo de todos foram as veias azuis (quase roxas) e o corpo que parecia um rascunho de ser-humano, pq eu podia ver todas as minhas veias. Eu fiquei horrorosa, achei super estranho e isso, com dias de grávida (o fluxo sanguíneo aumenta, para dar conta do bebê que está chegando.
    Eu olhava minhas veias e falava “tem algo errado! ou eu estou grávida ou eu vou enfartar!”. Depois, logo na quarta semana (a que descobri, ou seja, 2 de gravidez de fato), eu tinha cólicas e fiquei mto preocupada com isso, até que o médico me acalmou e eu coloquei uns comprimidos de progesterona via vaginal. Alguns dias apenas e as cólicas passaram! Ufa…
    Na sétima semana os enjoos começaram e o meu obstetra falou que era assim mesmo, os enjoos seriam mais fortes entre a sétima e a 12 semana. Mas foi só tbm, do jeito que vieram, foram embora.
    Tive sono, muuuuuuuuuito sono, cansaço demais, preguiça, parecia que eu estava doente. Eu me sentia doente, sem ânimo para fazer nada.
    Depois das 12 semanas, tudo passou!!!!
    =)

    E eu só fiquei foi louca mesmo. Cabeção pirado, chorava muito e ria muito tbm.

    Beijos grandes, chuchu!

  2. Daniele disse:

    Adorei seu post foi muito esclarecedor e confortante. Obrigada Beijos

  3. Rafaele Silva disse:

    esta saindo um liquido branco do meus seio e sinal di gravides

  4. suzana Silva Ferreira disse:

    Estou muito nervosa com dores de cabeça as minhas veias estão todas aparente ainda mais na região do seios eu sou morena e não costumava aparecer desse modo qualquer coisa que fala pra mim eu fico com raiva sinto leve pontadas no pé da barriga nas costas também abro a boca toda hora

  5. suzana Silva Ferreira disse:

    Posso estar gravida

  6. Luciane Souza disse:

    Tomo anticoncepcional a dez anos e a 2 meses comecei a tomar carbamazepina e minha menstruação venho so uns boroeszinhos nesse segundo mês e ñ venho mais fora isso o único sintoma q tenho ate agora é muitas idas ao banheiro e tenho tbm umas contorcidas na região debaixo da barriga.será q estou grávida?

  7. carolina disse:

    Oi to tendo enjoous muito cansaço sono minusculas veias roxinhas no seios. colicas levinhas e a mestruacao e pra amanha sera q to gravida?

  8. Raquel disse:

    É normal sair colostro do peito quando a mulher não tem filho e não está grávida?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Raquel, tudo bem?

      Quem sabe você não está grávida?

      Ou pode estar acontecendo uma disfunção hormonal, que deve ser investigada por seu ginecologista. Relate a ele o acontecido, pois provavelmente ele pedirá alguns exames de sangue para confirmar a questão.

      Abraços!

  9. Amanda disse:

    Olá, hoje eu estou completando 4 dias de atraso menstrual, tive dores de cabeça insuportáveis, meus seios estão enormes e começando a aparecer estrias, não consigo nem encostar direito que dói. Estou tomando remédio, estou na 4°cartela porém eu e meu noivo fazemos o coito interrompido, tenho dores nas costas, choro do nada rs, pode ser uma gravidez no início ? Obrigado desde já!

  10. Cinthya de Freitas Juliasse disse:

    Minha M ainda “não” está atrasada, é meu primeiro mês de tentativa, a única coisa diferente q estou sentindo é o bico dos seios doloridos ao toque, e geralmente NAO tenho dores nem inchaço nos seios pré menstrual …fora isso não sinto absolutamente nada
    será q posso considerar esse dolorido como um sintoma de gravidez.. tão cedo?

  11. Liliane disse:

    Olá, minha menstruação veio dia 25/06/26 (Sabado)e dia 28/06/16 (Terça-feira) ja não tinha mais nenhum sinal de sangue. Sendo que minha menstruação dura seis dias. Até então achei que era normal, mais quando acabou nesse período comecei a achar estranho, pq de fato isso nunca tinha acontecido comigo. Na quarta feira dia 29/06/16 eu e meu namorado tivemos relações sem o uso do preservativo, e ele ejaculou dentro. Corro o risco de engravidar? Ou será que ja estou grávida devido essa ausência da menstruação no período citado acima? Por favor me ajudem!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Liliane,

      Não é possível afirmar que você está ou não grávida. O ideal seria que você fizesse um teste de gravidez, para ter uma resposta. Abraços!

  12. Maisa disse:

    Minha M está atrasa, estou com muitas dores nos seios, estão bem inchados, abdômen inchado e leves cólicas. Leves dores nas costas. Ontem acordei muito mal, com náuseas, vômito e diarreia. Vou fazer um teste de farmácia, estou com dúvida se estou grávida ou não.

  13. Flávia Casado disse:

    Olá, era para minha “M” ter vindo normal dia 26/08, mas desceu um sangramento tipo borra de café dois dias, isso não é normal para a minha “M” que dura sete dias.
    Tomo injeção pra prevenir, me lembro que precisei tomar antibiotico, com isso será que cortou o efeito da injeção?
    Posso estar grávida?

  14. sohyara da silva disse:

    Oi …
    Estou sentindo muita dor na barriga, muito sono, mal estar, muita fome, seios doloridos, e só vontade de estar deitada.
    Minha menstruação veio, melhor dizendo não veio normal, so veio dois dias e o normal são quatro e muita, e so veio um pouco .
    Será que estou grávida?

  15. Tatiana disse:

    Boa tarde!
    Minha “M” veio dia 26/08 e foi embora dia 29/08.
    No 5º e 6º dias do ciclo tive muco clara de ovo e aproveitamos para namorar no 6º e no 8º dia.
    No 12º dia fiz um ultrassom para ver a ovulação, mas já tinha ovulado mesmo. Apareceu um corpo lúteo no ovário esquerdo.
    No 15º dia tive pontadas no pé da barrida (lado esquerdo) e no 16º um muco cor de caramelo.
    Senti cólicas fracas e seios doloridos.
    Pode ser nidação?
    Preciso esperar até a “M” atrasar, mesmo tendo ovulado antes do previsto?
    Obrigada

  16. Nara Oliveira disse:

    Boa tarde,
    Faço uso da MEsigyna há 2 meses, fiquei menstruada no dia 2 de agosto e no dia 30 de agosto a primeira injeção foi nesse dia 30 de agosto. Em setembro a menstruação veio dia 19/09 e tomei a injeção no dia 30/09. Até agora nada de menstruação, somente no dia 17/10 fui me limpar depois do xixi e veio uma cor rosada, depois disso no dia 20/10 fui me limpar e veio uma gosma caramelo e estou sentindo a 1 semana todos os sintomas de TPM , Dor nas pernas, cólicas, seios doloridos e pesados, abdome inxado abaixo do umbigo, dor de cabeça, vista fica embassada de vez em quando.. Será que por essa irregularidade do ciclo posso ter engravidado?? Me ajuda please……

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nara, infelizmente não dá para ter certeza de que você está grávida ou não. O melhor seria procurar um médico para analisar se há gravidez e se o medicamento que você está usando é o mais indicado para seu ciclo.

      Bjs

  17. Eliane matos dos santos disse:

    olá, minha mestruacao veio dia 01/09, só 2 dias e bem pouco. No segundo dia veio tipo uma borra de cafe. Posso esta gravida? Me ajude, por favor.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Eliane,

      É impossível dizer apenas com esses sintomas que você relatou. Se você ainda estiver com dúvida, aguarde alguns dias e faça um teste de farmácia, ok?

      Boa sorte!

  18. Valéria Costa disse:

    Amei as informações! Amei esse blog!
    Acho que houve um “escape” comigo, hoje. Espero muito que eu esteja grávida!
    Pois quase morro chorando, achando que pudesse ser algum problema comigo, esse negócio de menstruar duas vezes no mesmo mês, já que isso nunca tinha acontecido antes.
    Obrigada. Beijos flor!

  19. Mary Dias disse:

    Oii, tomo anticoncepcional desde o início do ano, porém esses últimos meses nao tenho tomado bem certinho a hora e por exemplo esse mês no início da cartela eu falhei um e outro tomei no outro dia junto com outro!Minha menstruação veio normal a 4 semanas atrás aí então inicie essa cartela que citei, depois desses dias que falhei, comecei a ter sangramento, em pequena quantidade e vermelho rosado a vivo, uma semana fiquei com esse sangramento em bem pouca quantidade, mt menor que quando menstruiei(uma semana antes de começar esse sangramento minha menstruação tinha ido embora) voce sabe o que pode ser!? Obrigada!!

  20. Rose disse:

    Olá, gostei muito do seu blog e estou aqui para tirar algumas dúvidas. Estou tentando engravidar vai fazer um ano, mas esse mês minha menstruação desceu no dia certo normalmente, pois tenho o ciclo bem regular. Mas o fluxo dela está diferente, tenho acompanhado o meu corpo e tenho muitos sintomas parecidos com início de gravidez quando estou na TPM, por isso os sintomas iniciais não me geram nenhuma novidade. O que me levaria a ter certeza de gravidez seria a falta da menstruação, mas tenho visto e conheço pessoas que menstruaram normalmente até seis meses de gestação. E, nesse mês o que tem de diferente no meu ciclo é o fluxo sanguíneo que está pouco, e muito vermelho vivo. Sendo que estou no terceiro dia de menstruação o que já era pra ser de grande quantidade, e também tenho sentido cólicas normais, como todo mês. Será que já posso fazer um teste pra saber?

  21. Polly disse:

    Gente estava tomando um genérico do yas primeira cartela, tomei uns errados esqueci 2 dias tomava os dois juntos e não me preveni em relação aos comprimidos esquecidos. Parei de tomar sexta dia 18/11/16, na segunda veio tipo uma clara de ovo com rajadas de sangue, na terça veio um fluxo que sujou o fundo da calcinha, quarta e nem hj (quinta) veio mais, não sei o que pensar, tbm não sei se ainda é cedo pra fazer o teste ou se já posso fazer, estou sentindo umas dores de cabeça leve, só senti cólica terça e não senti mais!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail