No artigo de hoje, veja como preparar um Chá de Bebê Incrível que seja simplesmente incrível!

Afinal, a preparação e o planejamento da festa para a comemoração da chegada do seu bebê é fundamental e tem diversas etapas a serem realizadas. Mas nada de pânico, muita calma nessa hora!

O importante é fazer cada tarefa a seu tempo, com calma e tranquilidade. E para, isso nós preparamos um guia completo para você seguir e conseguir realizar o seu Chá de forma sensacional, como você merece!

Siga as nossas dicas e nós garantimos que vai ser demais, então pegue um papel e caneta para anotar tudo, combinado? Veja só!

Publicidade
chá de bebê

Decoração de festa com balões de estrela brancos e azuis. Crédito da foto: Freepik

Como preparar um Chá de Bebê incrível!

1) Faça a lista de convidados

Primeiramente, a lista de convidados. Essa é a sua primeira tarefa que deve ser realizada.

Para isso, nós indicamos que você já deixa essa listinha preparada na sua 24ª semana de gestação.

Para ficar mais fácil ainda (e para que você não corra o risco de esquecer ninguém), siga essas dicas abaixo e torne a festa do seu Chá de Bebê ou do Chá de Fraldas um dia inesquecível!

Divida a lista:

Na hora de preparar a lista, a mamãe pode separar por setores para que ninguém seja esquecido.

Prepare pequenas listas divididas entre família, amigos e amigos do trabalho, por exemplo. Assim, você corre menos risco de esquecer de convidar alguém que seria importante.

Publicidade

Chá de Bebê Incrível  – Aproveite a comemoração:

Sabe aquela amiga que você ama mas não encontra há bastante tempo, por causa da correria diária mesmo? Então, que tal aproveitar a comemoração do momento mais feliz da sua vida e convide todas as pessoas que você ama?

A amiga de infância, ou aquela da faculdade que partilhou com você todos os sonhos de ser mãe… O dia será inesquecível com tantas pessoas queridas comemorando, junto com você, a chegada do seu pequeno!

Confira os setores:

Depois de fazer as listas, junte-as todas em uma lista só. Nesse momento, aproveite para conferir se falta ou não alguém, ou se até mesmo você mudou de ideia em relação a convidar aquela colega de trabalho ou aquela amiga da academia que você adora.

Chá de Bebê Incrível  – Inclua os meninos:

Incluir o papai na festa é muito importante! Convide os maridos das amigas, os amigos dele… Afinal, a comemoração também é dele!

Aproveite e pense em algumas brincadeiras e atividades que podem ser bastante divertidas para eles. Além disso, prepare quitutes e bebidinhas especiais para eles.

A chegada do bebê é um momento inesquecível para a mamãe e para o papai também! Partilhe esse momento de felicidade com o seu amado!

Publicidade

Guarde a lista em um lugar de fácil acesso:

Terminou a sua lista? Antes de preparar os convites, guarde esta lista em um local seguro e fácil de achar. Pode ser no bloco de notas do celular, na mensagem de Whatsapp para o papai (ou para a madrinha do bebê!), no notebook…

Se você fez a lista em papel, guarde em uma gaveta, pasta ou anote na sua agenda! Você não vai querer perder todo esse trabalho, não é mesmo?

O que a mamãe deve pensar o tempo todo enquanto faz a lista é na importância de ter as pessoas que ela mais ama do seu lado neste dia tão especial.

Lembre-se também de que a quantidade de convidados é o que determina a quantidade de comes e bebes. Então, elabore uma lista de acordo com o seu orçamento.

Agora é só começar a aproveitar cada momento da preparação do Chá de Bebê!

3) Defina local, data e hora

Chá de Bebê Incrível: Escolher a melhor data e o melhor local para a festa do chá de bebê é a segunda atividade a ser realizada pela mamãe. E a sugestão é que ela seja realizada durante a 25ª semana de gestação.

Cada época do ano oferece diferentes opções para a festa. Mas, em primeiro lugar, o que conta é o bem-estar da mamãe. Por isso, ficar atenta aos horários pode ajudar você a ficar mais confortável durante toda a comemoração e, dessa forma, aproveitar muito mais a festa.

O ideal é que a festa do chá de Bebê seja realizada até a 30ª semana de gestação, ou seja, quando a mamãe ainda está confortável e com bastante energia.

Mas, caso não seja possível, não atrase muito essa data. Quanto mais perto do final da gravidez, mais os inchaços e desconfortos aparecem de vez em quando (e pode ser justo no dia do chá de bebê). Melhor não arriscar, não é?

Quanto à escolha do lugar, pode abusar da criatividade! A festa será perfeita no clube ou em casa. A sua melhor amiga tem um jardim incrível? Aproveite para fazer um lanche ao ar livre!

Bem como, o salão de festas do condomínio também é uma ótima pedida: todos os amigos já conhecem o endereço e não tem como errar!

A festa em um buffet infantil também tem suas vantagens: além de estar tudo preparado quando você e os convidados chegarem, a arrumação é por conta deles!

Com o lugar definido, vamos ao próximo passo: adequar o horário da sua festa à época do ano.

Leia aqui: Chá de bebê arco-íris: mil ideias para se apaixonar!

chá de bebê

Sapatinho de bebê amarelo claro do lado de um cupcake rosa, com um coração. Crédito da foto: Freepik

Como preparar um Chá de Bebê incrível!

Chá de bebê no verão

Uma festa realizada durante o Verão deve ser um pouco mais cuidadosa. Além do calor, a mamãe deve levar em conta o inchaço e o desconforto que o calor provoca.

Na 30ª semana, sua barriga já vai estar bem maior!

Durante o forte calor, o Chá de Bebê pode ser realizado confortavelmente em dois horários: pela manhã e no início da noite. Nos dois casos, vale pensar em um ambiente ao ar livre, com bastante ventilação e pouco sol. Se a festa acontecer no final da tarde, prepare-se para uma possível pancada de chuva- tradicionais nessa época do ano.

Prefira um local aberto mas que possua cobertura ou instale tendas, que vão proteger do sol e de uma possível chuva.

A mamãe deve ficar atenta ao horário: o inchaço nas pernas é pés é mais comum no final do dia. Se esse for o seu caso, prefira fazer o Chá de bebê pela manhã.

Chá de bebê na primavera

A Primavera garante uma decoração colorida pelas flores e uma temperatura agradável no fim de tarde. Vale a pena lembrar que o Verão chega cada vez mais cedo ao nosso país- a partir da metade da primavera pode já ser bastante quente. Prefira locais arejados e com bastante ventilação.

Aproveite para fazer a festa ao ar livre com um risco muito menor de ser surpreendida pela chuva.

Durante a estação florida, a manhã e o final da tarde continuam sendo boas pedidas. Quer esticar um pouco mais? Essa é a época perfeita para começar a comemoração em um lindo final de tarde e estender até a noitinha com boas risadas e boas companhias.

Chá de bebê no outono

O outono também é uma estação bastante flexível: manhãs, tardes ou noite são perfeitas para a comemoração. Mas cada horário tem a sua peculiaridade. Caso a festa seja pela manhã, aposte em um local aberto, mas que tenha alguma alternativa um pouco mais fechada- as manhãs de outono podem ser frias!

No período da tarde e da noite vale lembrar da possibilidade de uma queda de temperatura- um lugar mais aconchegante e protegido pode ser uma boa ideia.

Chá de bebê no inverno

Durante o inverno a máxima é: proteja-se, mas não descuide da saúde! Nada de locais completamente fechados! A ventilação é essencial para manter a circulação de ar.

Durante o frio, o ideal é fazer a festa no período da tarde – o sol leve do inverno é um convite para uma tarde deliciosa!

chá de bebê

Cupacakes azul com ursinho, para o chá de bebê. Crédito da foto: Freepik

Chá de bebê incrível! Faça a lista de presentes

Escolher os presentes para a lista de presentes do chá de bebê é a terceira atividade que deve ser realizada pela mamãe e, como sugestão, ela pode ser feita na 26ª semana de gestação.

Mas primeiramente vamos entender a diferença entre o Chá de Bebê e o Chá de Fraldas. Ambos são comemorações pela chegada do seu bebê.

Qual festa a mamãe vai escolher? Depende de algumas coisas. Vamos conhecer as diferenças!

O Chá de Bebê normalmente acontece durante a 30ª semana de gestação e é uma festa muito esperada pelas mamães. Nela, amigos e familiares da gravidinha se encontram para passar um dia delicioso e presentear o bebê que está chegando!

São presentes que serão utilizados normalmente durante o primeiro ano do bebê. A mamãe prepara uma lista que é dividida entre os convidados.

Já no Chá de Fraldas, como o próprio nome explica, os presentes são restritos às fraldas. É uma opção bastante interessante quando a mamãe já tem todo o enxoval do bebê completo, e não precisa de mais nenhum item extra.

Neste caso, os convidados levam como presentes as fraldas, que terão a numeração definida pela mamãe no convite.

Para não esquecer de nenhum item importante confira aqui as nossas sugestões para uma lista de presentes completa:

Lista de presentes para a mamãe

  • 4 tubos de pomada para hidratar o bico do seio;
  • 1 par de conchas de silicone;
  • 10 caixas com protetores descartáveis para os seios;
  • 1 almofada para ajudar na amamentação;
  • 1 bomba de tirar leite materno;
  • 2 capas para as almofadas de amamentação;
  • 1 cinta pós-parto – deve ser indicada pelo seu médico.

Presentes para o quarto do bebê

  • 1 cobertor de bebê;
  • 6 jogos de lençóis para berço;
  • 1 cobertor de berço;
  • 1 manta de algodão de bebê;
  • 20 cabides de tecido;
  • 1 travesseiro para ajudar na amamentação.

Lista de itens de higiene para o bebê

  • 1 banheira – meça o espaço em sua casa;
  • 1 termômetro de banho;
  • 4 toalhas infantis de banho, com capuz;
  • 1 tesoura pequena e sem ponta para cortar as unhas do bebê;
  • 1 pente pequeno;
  • 2 óleos para bebê;
  • 10 sacos de algodão;
  • 1 pente pequeno;
  • 4 toalhas-fralda;
  • 1 pente pequeno;
  • 6 sabonetes neutros – líquidos e específicos para bebês;
  • 1 escova pequena;
  • 6 caixas de cotonetes;
  • 1 bolsa de gel;
  • 10 sacos de algodão;
  • 1 pente pequeno;
  • 1 escova pequena;
  • 6 xampus neutros – específico para bebês;
  • 1 dedeira para limpar a boca do bebê;
  • 12 fraldinhas de pano;
  • 1 nécessaire para levar os itens de higiene do bebê;
  • 10 potes de lenços umedecidos hipoalergênicos e sem cheiro;
  • 1 termômetro digital;
  • 2 óleos para bebê;
  • 1 kit de higiene para o quarto do bebê, contendo porta-cotonetes, porta-algodão e garrafa térmica);
  • 12 fraldinhas de boca;
  • 1 saboneteira para o banho;
  • 6 potes de álcool em gel para higienização das mãos;
  • 1 aspirador nasal de bebê;
  • 6 fraldinhas de ombro para regurgitar;
  • 10 potes de lenços umedecidos hipoalergênicos e sem cheiro;
  • 12 pomadas anti-assaduras;
  • 6 talcos;
  • 1 álcool 70%.

Lista de roupinhas para o bebê

  • 6 bodies manga curta – tamanho RN;
  • 6 bodies manga curta – tamanho P;
  • 4 bodies manga curta – tamanho M;
  • 6 bodies manga longa – tamanho RN;
  • 6 bodies manga longa – tamanho P;
  • 4 bodies manga longa – tamanho M;
  • 4 bodies manga longa  – tamanho G;
  • 6 macacões de bebê – tamanho RN;
  • 4 macacões de bebê – tamanho M;
  • 6 macacões de bebê – tamanho P;
  • 4 macacões de bebê – tamanho G;
  • 4 sapatinhos de bebê;
  • 6 pares de meias de bebê;
  • 3 toucas de algodão para recém-nascidos;
  • 3 pares de luvinhas para bebê – evitar que se arranhe;
  • 2 casaquinhos tamanho RN;
  • 4 casaquinhos tamanho P;
  • 2 casaquinhos tamanho M;
  • 2 casaquinhos tamanho G;
  • 6 calções mijão tamanho RN;
  • 6 calções mijão tamanho P;
  • 4 calções mijão tamanho M;
  • 4 calções mijão tamanho G;
  • 1 conjunto de saída da maternidade para o bebê.
 chá de bebê

Roupinhas de bebê. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

O tema do chá de bebê

O tema da decoração da festa de Chá de Bebê costuma ser uma grande dúvida para as mamães. Existem tantas coisas lindas no mercado, tantas idéias para DIY (Faça Você Mesma) nas redes sociais. Até por que, a decoração define os outros temas da festa do Chá de Bebê, como o convite e as lembrancinhas.

Mas, enfim, por onde começar?

Como o local e o horário da festa definidos, agora tudo fica mais fácil. O tema da decoração tem que começar a ser pensado a partir do local e do horário da festa, e é indicado que isso seja feito na 27ª semana de gestação.

O tema é o seu foco principal – balões, carrinhos, corujinhas, unicórnios, provençal, carnaval, festa junina… Há uma infinidade de idéias e possibilidades. Para facilitar a escolha, que tal usar o mesmo tema da decoração do quarto do bebê?

Os convites

Após definir o tema, comece a pensar nos convites. Aqui começa um dos grandes dilemas das mamães: comprar tudo pronto ou fazer você mesma?

Não existe resposta certa para essa pergunta. Cada mamãe tem a sua realidade, suas necessidades e até mesmo, habilidades diferentes.

Se você tem tempo e, além disso, gosta de trabalhos manuais, hora de colocar a mão na massa! Se você não tem tempo nem para respirar direito e além disso, não consegue desenhar nem uma casinha, não vá arrumar preocupações desnecessárias!

Para os convites, por exemplo, existem diversas opções prontas para impressão na internet. E o melhor: de graça!

Papel ou e-mail?

Muitas mamães também ficam em dúvida se enviam o convite impresso ou se enviam um e-mail. Para pouparmos tempo, trabalho e, o mais importante, recursos da natureza, o mais indicado é o envio digital.

Pode ser por mensagem nas redes sociais, no WhatsApp ou em um grupo criado no Facebook. É inovador e facilita bastante a vida dos convidados também.

Lembre-se: você já vai ter enviado o Save the Date, então o convite é apenas a comunicação dos dados e detalhes da festa.

Você também pode aproveitar que vai enviar o convite e enviar também a lista de presentes virtual.

Decoração branca e dourada para o chá de bebê. Crédito da foto: Freepik

A decoração do Chá de Bebê

Vamos ver a decoração do Chá de Bebê!

Por exemplo, festas ao ar livre normalmente utilizam a decoração apenas nas mesas. Um pequeno arranjo de flores (sempre baixos para não impedir que os convidados se olhem enquanto conversam) e  detalhes no anel do guardanapo ou na toalha de mesa, conferem elegância e sofisticação com muito pouco trabalho.

Essa decoração vale para qualquer horário: no brunch, lanche da tarde ou na festinha noturna.

Por outro lado, para locais internos, vale apostar em adornos e enfeites para as paredes. Quadros, as tradicionais bexigas, tudo é válido.

Quer inovar? Que tal fotos da caminhada do casamento até aqui? Você também pode utilizar as fotos de um ensaio de gestante.

Bexigas com gás hélio ficam suspensas e com os fios pendentes fica bastante chique, além de impressionar bastante!

Lembrancinhas

Com o tema e a decoração definida, as mamães já podem providenciar também as lembrancinhas.

Suculentas são muito fofas, assim como outros vasinhos de plantas.

Docinhos também são uma ótima opção e todo mundo adora! Os bombons e trufas ficam uma graça se embrulhados em um delicado tecido, e se você quiser um toque personalizado, basta acrescentar uma etiqueta ao embrulho. Já os biscoitos com furinhos no meio podem ser amarrados com uma fita de cetim nas cores da festa.

Outra ideia de lembrancinhas simples para chá de bebê são balinhas ou pequenos suspiros empacotados em pequenos saquinhos plásticos e também amarrados com uma delicada fita de cetim na principal cor da festa.

Nesse caso, uma etiquetinha personalizada dá um toque especial à embalagem das lembrancinhas simples para chá de bebê. Essas etiquetas são fáceis de encontrar em lojas de embalagens ou você mesma pode fazer em casa e mandar imprimir em uma gráfica.

Outra opção são as velinhas dentro de coroas. Elas ficam lindas e são um ótimo item decorativo para os seus convidados levarem para casa após a festa. Se preferir, você pode até mandar fazer velas aromatizadas com aquele gostoso perfuminho de bebê.

Já se você quer uma lembrancinha chá de bebê criativo, mas não está podendo investir muito dinheiro, saiba que também é possível. Uma ideia pouco usada mas que é muito legal são as garrafinhas de água personalizadas com etiquetas da festa de chá de bebê.

Além dessas, outras opções de lembrancinhas são: Sabonetinhos, potinhos com sais de banho, lembrancinhas de EVA, biscuits, chaveiros personalizados, imãs com fotos, etc.

Cupcake azul com ursinho. Crédito da foto: Freepik

Chá de Bebê incrível: Confira as comidas e bebidas

Com a chegada da 28ª semana de gestação, e o tema da festa, assim como o formato dos convites e das lembrancinhas já definidos, é hora de pensar nos comes e bebes do chá de bebê.

Como acertar a quantidade de comida e bebida

Acertar a quantidade de comida e bebida por cada convidado é um grande desafio para qualquer festa. Para o Chá de Bebê, fica um pouco mais complicado. Além dos adultos, temos, muitas vezes, as crianças também.

Você pode escolher entre os seguintes itens:

  • Mini salgadinhos;
  • Carnes para churrasco;
  • Mini sanduíches;
  • Mini docinhos;
  • Bolo;
  • Cerveja;
  • Refrigerante;
  • Água.

São itens fáceis que fazem toda a diferença no sucesso da sua festa. A calculadora leva em conta a praticidade dos alimentos para servir e também para comer.

O que é importante ter no cardápio?

Salgado

Os salgados e mini sanduíches são uma ótima opção para qualquer época do ano. São práticos e podem ser encontrados facilmente em todos os locais do país.

Além disso, os fingerfoods podem ser substituídos por caldinhos leves no inverno, por exemplo. O que importa é apostar na criatividade e adequar o cardápio da melhor maneira.

Ah! Conte sempre com possíveis imprevistos. Se os salgados não chegarem por exemplo, nada de desespero. Corra até uma padaria e providencie tudo lá! Não se preocupe!

O mais importante da festa é a sua felicidade! E os seus convidados estarão lá para celebrar com você esse momento inesquecível! O brilho do dia será a alegria de receber o seu pequeno que está chegando!

Doces

O bolo é indispensável para qualquer festa de Chá de Bebê! Ele pode ser comprado pronto, mas também pode ser feito em casa. O importante é ter uma mesa de doces e um lindo bolo para os convidados – e também para as fotos.

Os doces podem ser os tradicionais brigadeiros, que hoje em dia, podem ser encontrados em diversos sabores. Na hora de enrolar, ao invés de usar o tradicional granulado, aposte também na paçoca ou em amendoim triturado. Fica uma delícia!

Além dessa, existem diversas variações para o mais queridinho dos doces para que eles fiquem ainda mais gostosos combinando com a estação do ano. Quem sabe um brigadeiro branco com raspas de limão? Produzem um sabor único e especial!

Mas a mamãe também pode inovar: saladas de frutas, espetinhos de uvas e morangos, enroladinhos de melão e presunto… Vale abusar da imaginação!

O cardápio deve sempre ser pensado e adaptado para a época do ano em que a festa vai se realizar. Não adianta querer servir pirulitos de chocolate em pleno verão. Aposte em saladas de frutas, por exemplo.

Mulher grávida segurando presente. Crédito da foto: Freepik

Como preparar um Chá de Bebê incrível – Fotos e Brincadeiras

A 29ª semana de gestação, semana anterior à festa, é pura diversão: definir quais serão as atividades que vão entreter seus convidados.

Agora que as comidas e bebidas do grande dia já estão todas definidas, a parte das fotografias e brincadeiras também deve ser decidida. Confira nossas dicas para garantir a diversão e alegria dos convidados!

Prepare as brincadeiras

As brincadeiras são um dos pontos altos da festa do Chá de Bebê. Escolher quais atividades vão fazer com que os seus convidados tenham momentos de pura descontração.

As brincadeiras vão desde as tradicionais, como descobrir o tamanho da barriga da mamãe ou o sabor da papinha até às mais modernas como fazer os papais tentarem trocar as fraldas de uma bexiga. Aposte em qualquer uma delas! Veja o que tem mais a ver com seus convidados e familiares e garanta boas risadas.

Não se esqueça também dos meninos. Prepare brincadeiras especiais nas quais os homens da festa também possam participar!

Fotografias

Fotografe muito! A mamãe vai querer lembrar desse momento para sempre – e ainda poder mostrar para o seu pequeno o quanto ele já era querido e esperado antes mesmo de nascer!

Uma grande parte das mamães fica com uma grande dúvida nesse momento: contratar ou não um fotógrafo. A resposta mais uma vez, é uma só: não existe certo ou errado.

A resposta é: você quem sabe, dependendo do seu orçamento também! Você pode optar por contratar um profissional ou, então, pedir para aquela amiga que posta fotos incríveis para que ela registre esse momento tão especial.

Compartilhe nas redes sociais

Use as redes sociais para envolver seus convidados e tornar esse dia ainda mais especial. Desde o convite até a lista de presentes, tudo pode ser compartilhado (facilitando muito a vida dos convidados).

Sua alegria será compartilhada e você vai conseguir ver momento da festa que seus amigos e familiares registraram para você.

Aproveite ao máximo esse dia!

Chá de Bebê Incrível: Já pensou em aproveitar as fotos que forem realizadas no Chá de Bebê para fazer lindas lembrancinhas para a maternidade? Seus amigos e familiares vão se lembrar com ainda mais carinho desse momento tão especial.

É só aproveitar e curtir esse momento maravilhoso ao lado das pessoas que você mais ama!

Bolo branco em uma mesa decorada com fitas coloridas, para o chá de bebê. Crédito da foto: Freepik

Chegou o grande dia do Chá de Bebê? 

Chá de Bebê Incrível: Depois de muita preparação e muito amor em cada detalhe, chegou o grande dia! Mas não vale ficar ansiosa ou preocupada, certo? A dica aqui é relaxar e aproveitar. Afinal se está na 30ª semana de gestação.

Imprevistos acontecem? Claro que sim! Por isso, tenha sempre um braço direito. Sabe aquela amiga ou a madrinha do bebê que você escolheu para ser o seu braço direito? Vai estar lá.

O papai? Vai estar lá também. Sem falar na vovó, nas amigas de faculdade… Enfim, não vai faltar ajuda caso a mamãe precise! Sempre tem alguém que pode dar uma corridinha aqui ou ali para resolver esses pequenos problemas que acontecem.

O que mais importa nesse dia, é que a mamãe esteja feliz, para que possa aproveitar a festa do chá de bebê como merece!

Que tal uma ida ao salão para garantir as fotos? Você também pode pedir para uma amiga fazer uma make especial ou um cabelo de arrasar! Ficar linda é essencial, afinal a mamãe será a rainha das fotos hoje!

Temos certeza que, com essas dicas, esse momento tão esperado e tão planejado será inesquecível! Mesmo que apareçam contratempos, lembre-se: eles serão divertidas histórias para contar para o seu pequeno depois que ele chegar!

Aproveite esse momento mágico e tenha uma festa maravilhosa!

Agora que você já sabe como preparar um Chá de Bebê incrível com as nossas dicas, veja também: