O espaço de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar chama-se período fértil. No período fértil, os hormônios femininos ficam à flor da pele e a libido da mulher aumenta.

O útero (e todo o corpo da mulher) se prepara para receber a fecundação – quando o espermatozoide encontra o óvulo -, para dar início ao primeiro estágio da gravidez.

Muitas mulheres no entanto encontram dificuldade para saber se estão ou não em seu período mas suscetível à gravidez.

Entendendo o ciclo menstrual

fases do ciclo menstrual

Foto: Freepik

Publicidade

Dois fatores importantes precisam ser observados, se o ciclo de menstruação da mulher é regular ou irregular, entenda:

Período fértil – Ciclo regular

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias.

Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

Período fértil – Ciclo Irregular

Algumas mulheres têm o ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que variam bastante de um mês para o outro.

Nesses casos, para entender quando ocorre o período fértil, é preciso fazer uma avaliação de 6 meses acompanhada por um médico ginecologista.

Publicidade

Durante esse período, será observado o ciclo menstrual de maior e menor duração para subtrair 14 dias.

Algumas mulheres não passam pelo período fértil. É o caso das que utilizam anticoncepcionais, que estão na menopausa ou que possuem a síndrome do ovário policístico.

Existem algumas mudanças que podem indicar que a mulher está em seu período fértil.

Mulher comendo banana

Mulher comendo banana – Foto: Freepik

  • Sentir-se mais animada;
  • Pequeno aumento da temperatura corporal;
  • Leve sensação de peso nas mamas;
  • Dor leve na região pélvica e do abdômen;
  • Aumento do apetite e libido.

Veja também: Hora certa para o sexo: qual o meu dia fértil?

Engravidar fora do Período Fértil, mito ou verdade?

Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação”.

Publicidade

Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.

Mulher segurando calendário

Mulher segurando calendário – Foto: Freepik

Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo são os 3 dias antes da ovulação, incluindo o dia da ovulação, já que é nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.

Porém, se existir relação em até 5 dias antes da ovulação, também pode haver fecundação, já que o espermatozoide, nas condições ideais, pode conseguir sobreviver por até 5 dias. No entanto, existem vários outros fatores que precisam acontecer para que a gestação se inicie e por isso é considerado que existe um baixo risco de engravidar.

Além disso, muitas mulheres não ovulam sempre no mesmo dia e, por isso, os dias férteis podem variar entre os ciclos.

Assim, a melhor dica para quem não quer engravidar é utilizar outras formas de prevenção nos 5 dias antes da ovulação e nos 3 dias seguintes.

Quem fez laqueadura tem período fértil e pode engravidar?

A laqueadura consiste em um procedimento cirúrgico onde as trompas da mulher são amarradas ou cortadas.

As trompas são canais que ligam os ovários ao útero – assim, a laqueadura impede que os óvulos sejam levados ao útero e que se encontrem com os espermatozoides em caso de relações sexuais. A taxa de sucesso gira em torno de 99%.

Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas elas existem.

dia fértil

Foto: Freepik

Também é possível realizar uma cirurgia de reversão da laqueadura em mulheres que se arrependeram do procedimento.

No entanto, as chances de restabelecimento total da fertilidade são menores do que nos casos de reversão da vasectomia, que é feita no homem.

É possível ficar grávida antes de começar a menstruar?

A partir dos 9 anos, a menina começa a ter os primeiros sintomas, mas é entre os 9 e os 14 anos que costuma ocorrer a primeira menstruação.

A idade média da primeira menstruação nas meninas brasileiras é 12 anos. Algumas demoram um pouco mais, porém esse atraso não significa que sejam portadoras de alterações endócrinas que mereçam atenção.

absorvente

absorvente – Foto: Freepik

Antes de ter a menarca ou seja a primeira menstruação, a menina pode ovular. Não dá para saber quando a menstruação virá com certeza, ou seja, também não dá para saber se ela já está ovulando ou não.

Se uma menina que nunca menstruou tiver uma relação sexual e estiver tendo sua primeira ovulação, é possível ocorrer a fecundação e a gravidez, mesmo que ela ainda não tenha tido sua primeira menstruação.

Depois da menopausa é possível engravidar?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência.

Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como como um problema de saúde. Mas a verdade é que menopausa não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.

Mulher com mão no rosto

Mulher com mão no rosto – Foto: Freepik

Levando em consideração que o climatério é diferente de menopausa.

No climatério é possível sim engravidar uma vez que o corpo está em fase de adaptação que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

Na menopausa não é possível uma vez que há insuficiência ovariana.

Não é possível engravidar, levando em consideração que a menopausa já esteja instalada, passado 1 ano de amenorreia (ausência da menstruação).

O corpo da mulher é um enigma difícil de decifrar, seios, menstruação, gravidez, menopausa, são muitas as mudanças para acompanhar.

São muitas as dúvidas que nem mesmo as próprias mulheres sabem desvendar. Por isso é importante se conhecer, é está sempre atenta aos sinais, sejam eles da idade ou simplesmente ocasionais.