Você sabia que identificar os sintomas do período fértil ajuda a otimizar as chances de engravidar?

Todo mês, há um período fértil durante o qual as chances de engravidar aumentam e precisamente dentro desse “período fértil”, assim, a relação sexual pode ser concentrada para otimizar as chances de engravidar. Mas como entender quais são os dias férteis e quais são os sintomas do período fértil? Descubra agora!

Período fértil é antes ou depois da menstruação?

Os dias férteis tendem a ser próximos ou imediatamente após a ovulação. Nestes dias, o ovário libera o óvulo que atravessa as trompas de Falópio até atingir o útero. Se não encontrar um espermatozoide e, portanto, não for fertilizado, descama e é expulso com a menstruação cerca de dez dias depois.

Quantos dias dura o período fértil?

Os dias férteis são aproximadamente cinco em um mês e variam daqueles anteriores aos imediatamente após a ovulação.

Publicidade
sintomas do período fértil

Foto: Freepik

Saber quando ocorrerá a ovulação e quais serão os dias férteis certamente pode ajudá-la a engravidar. Existem várias maneiras de saber qual é o período fértil: por exemplo, manter um diário ou usar um dos muitos aplicativos gratuitos usados ​​para monitorar o ciclo menstrual. Ou ainda, você pode conferir na nossa calculadora de período fértil quais os dias férteis do mês.

Agora vamos fazer uma simulação, a partir da duração do ciclo menstrual:

  • Se a distância entre a menstruação for de 28 dias, a ovulação ocorrerá no 14º dia e os dias de fertilidade máxima serão aqueles imediatamente antes e imediatamente após: portanto, nos 12, 13, 14 e 15.
  • Já se o ciclo menstrual médio for de 35 dias, a ovulação ocorrerá por volta do dia 21 e os dias mais férteis são 19, 20, 21 e 22.
  • Se você tiver ciclos mais curtos, por exemplo, 21 dias, a ovulação ocorrerá por volta do dia 7 e os dias mais férteis serão 5, 6, 7 e 8.

Como calcular período fértil no ciclo irregular

sintomas do período fértil

Foto: Freepik

Um ciclo menstrual menor que 21 dias ou maior que 36 dias é definido como irregular, ou um ciclo que varia anormalmente de um mês para o outro.

As mulheres que têm ciclos muito irregulares têm dificuldade em calcular uma duração média do ciclo e isso pode dificultar a compreensão de quando ocorre a ovulação. Os especialistas, nesse caso, aconselham ter relações sexuais a cada 2 ou 3 dias, a fim de aumentar as chances de cobrir qualquer período fértil e aumentar as chances de engravidar.

Publicidade

No entanto, é importante entender quais são as causas dessa irregularidade: se ocorrer um atraso ou alteração de vez em quando, isso não deve ser motivo de preocupação; se as anomalias forem constantes, é bom entrar em contato com o ginecologista para entender as causas, fazer alterações por conta própria.

Período fértil para engravidar

Por período fértil, entendemos exatamente a fase do ciclo mensal de uma mulher em que a ovulação ocorre e, portanto, há uma maior probabilidade de engravidar.

O período fértil varia de mulher para mulher e depende da duração média do ciclo menstrual. Portanto, é importante aprender sobre a duração do seu ciclo menstrual para poder identificar quais são os dias férteis, partindo da premissa de que geralmente a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da menstruação.

sintomas do período fértil

Foto: Freepik

É bom saber que o óvulo e o esperma sobrevivem por um curto período de tempo: o óvulo pode ser fertilizado por cerca de 24 horas após ser liberado do ovário (enquanto estiver nas trompas de Falópio), enquanto o espermatozoide pode sobreviver por cinco dias.

Portanto, os dias mais férteis serão aqueles imediatamente antes da ovulação, porque o esperma também pode “esperar” o óvulo sair por alguns dias.

Publicidade

Sintomas do período fértil

Os sinais mais frequentes que de alguma forma indicam que a ovulação está ocorrendo são os seguintes: pequenas dores nos ovários, corrimento vaginal, aumento do desejo sexual, alteração na aparência e textura da mama em dias férteis.

Existem também alguns métodos e sintomas do período fértil que podemos usar para entender qual é o melhor momento para engravidar mais rapidamente.

Mas resumindo pra você, existem vários sinais que indicam uma ovulação iminente, como:

  • Aumento da temperatura basal;
  • Níveis mais altos de hormônio luteinizante (LH), se medidos;
  • Sensibilidade e dor nos seios;
  • Inchaço;
  • Mudança na consistência do muco vaginal.
fertile period

Foto: Freepik

Mudanças no muco

Observar as alterações no muco é uma excelente maneira de entender se a ovulação está prestes a ocorrer: alguns dias antes da ovulação, o muco vaginal fica mais claro, escorregadio e tem uma consistência mais suave e mais grossa, semelhante à clara de ovo. Esse é um dos sintomas mais óbvios de que a ovulação está prestes a chegar e que é o melhor momento para fazer sexo, porque o esperma se move com mais facilidade e rapidez nesse tipo de ambiente.

Posição do colo do útero

Da mesma forma que as mudanças no muco cervical, a posição do colo do útero também muda durante o período fértil. Atualmente, o colo uterino se move e fica mais macio e aberto. Para verificar a posição do colo do útero, você precisa conhecer bem o seu corpo para identificar as diferenças que geralmente são mínimas.

Temperatura basal

temperatura

Foto: Freepik

Esse método calcula as mudanças na temperatura basal para estabelecer o período fértil. A temperatura deve ser medida pela manhã antes de levantar da cama.

Lembre-se de que durante o período fértil a temperatura atinge um pico e estabiliza a 37 ° C e permanece inalterada até o aparecimento do ciclo menstrual.

Três dias após o aumento da temperatura, a mulher está em um período altamente fértil. Para identificar os dias férteis com esse método, basta ter um termômetro e observar as mudanças de temperatura diariamente. Deve-se ter em mente que esse sistema não nos permite saber com certeza quando serão os dias férteis, mas apenas pode indicar que ocorreu ovulação.

Quais são os dias não férteis?

sintomas de período fértil

Foto: Freepik

Quais são os dias não férteis? O período decididamente não fértil é o da primeira semana após o ciclo menstrual e dos dias que precedem a chegada da menstruação.

Na verdade, o óvulo naquela época ainda não está pronto para ser expulso dos ovários. No entanto, devemos levar em conta que muitos fatores podem afetar a regularidade da ovulação: em mulheres acima de 35 anos, ou mulheres estressadas, por exemplo, pode ocorrer alguma anomalia na ovulação, que pode ocorrer antes ou depois e portanto, invalida o cálculo dos dias férteis.

Perguntas e respostas sobre o período fértil

1 – Quando é o período fértil?

O termo “período fértil” significa os dias em que a mulher ovula e, portanto, a união entre o óvulo e o esperma pode ocorrer. Normalmente, são cinco dias que incluem aqueles imediatamente antes e imediatamente após o dia da ovulação.

2 – Qual é o momento mais fértil para engravidar?

O período fértil corresponde aos dias em que as chances de engravidar aumentam. Em um ciclo regular, o período fértil é entre o 10º e o 17º dia do ciclo.

3 – Como você pode calcular o período fértil para engravidar?

O período fértil pode ser calculado mantendo seu ciclo menstrual sob controle por alguns meses.

4 – Quanto tempo dura a ovulação de uma mulher?

sintomas do período fértil

Foto: Freepik

A ovulação é o momento em que o folículo libera óvulo pronto para ser fertilizado. Uma vez liberado do folículo, o óvulo sobrevive na tuba por cerca de 24 horas. Isso coincide com o período em que pode ser fertilizado pelos espermatozoides. Se a fecundação não ocorrer após 24 horas, o óvulo se desintegra.

Agora que você já tirou suas dúvidas, é hora de tentar!!