Seja para engravidar, evitar uma gestação ou simplesmente para autoconhecimento, é preciso saber identificar o dia fértil.

No entanto muitas mulheres tem bastante dúvidas com relação à esse assunto. Isso acontece principalmente com quem tem ciclos irregulares, que dificultam eu um dia exato seja estabelecido.

Mas caso você esteja pensando em engravidar nos próximos meses, vai precisar encarar a complexidade do organismo feminino e desvendar o seu ciclo.

Nesse artigo você conhecerá diversas formas de identificar seu dia fértil de maneira eficiente e adequada. Acompanhe!

Publicidade

Quando é o dia fértil?

dia fértil

Foto: Freepik

Primeiramente é preciso esclarecer que a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas isso não é uma regra. Pode ser que a mulher tenha um ciclo bem regulado, mas que ele seja de 32 dias e isso é perfeitamente normal também.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas falando de maneira geral, em um ciclo de 28 dias a ovulação deve ocorrer no 14º dia do ciclo.

Na verdade a mulher ovula 14 dias antes de a menstruação chegar. Então uma mulher que tenha ciclo de 32 dias irá ovular no 18º dia ao invés de no 14º. Por isso a melhor maneira de detectar o seu dia fértil é observando o seu corpo e os sinais que ele te fornece durante vários ciclos consecutivos.

E lembre-se de que apesar de a ovulação acontecer em um dia específico, a mulher é considerava fértil 3 dias antes e três depois da ovulação. Então quando perceber que está entrando no período fértil capriche nas relações sexuais se você quer engravidar!

Nos próximos tópicos você verá mais estratégias para detectar esses dias férteis.

Publicidade

Como identificar o dia fértil em um ciclo irregular?

sintomas do período fértil

Foto: Freepik

Um dos pesadelos das tentantes são os ciclos irregulares que atrapalham muito o planejamento além de dificultar muito a detecção da fertilidade. Nesses casos a mulher precisa estar muito atenta a todos os sinais que o seu corpo fornece e saber como interpretá-los corretamente.

O sinal mais claro de que a ovulação se aproxima e você está em seu período fértil é a presença de muco transparente e elástico. A maioria das mulheres usa a presença desse  muco como parâmetro principal para detectar o dia fértil.

Entretanto em muitos casos esse tipo de secreção pode simplesmente não acontecer. E nesses casos é preciso aderir a outros métodos como a temperatura basal, por exemplo.

Outro caso bastante frequente é o das mulheres que tem muco mais aguado durante o período fértil e por isso se sentem mais úmidas. Observe se isso acontece com você.

Observe sua vagina e seu desejo sexual

Muitas mulheres nem sabem disso, mas durante o período fértil existe uma tendência de a vagina se apresentar mais inchada e sensível.

Publicidade

Mas é claro que para perceber isso é preciso que você esteja realmente muito atenta ao seu corpo e o observe durante vários ciclos. Fazendo isso vai perceber o seu padrão próprio.

Além dessa questão, nesse período a mulher passa por um aumento considerável da libido. Essa é uma maneira que a natureza encontrou de tornar as mulheres mais receptivas facilitando a concepção.

Um teste de ovulação pode te ajudar

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Se você tem um ciclo desregulado a primeira coisa que deve fazer é procurar um médico especialista, pois pode ser que haja algum problema de descontrole hormonal.

Algumas mulheres tem ciclos irregulares mesmo quando a taxa hormonal está em ordem. Se isso estiver acontecendo com você, um teste de ovulação pode ser um excelente aliado para detectar seu dia fértil.

Eles podem ser adquiridos em farmácias comuns e a sua utilização é bastante simples. Basta uma amostra diária de urina para que o teste faça a medida de seus hormônios.

Existem também algumas marcas de teste que podem ser realizados por meio da coleta de uma amostra de saliva, tornando-o ainda mais simples.

Quando você estiver passando pela ovulação o teste te informará e então você deve intensificar as relações sexuais nesse período.

O que eu posso fazer para estimular a minha ovulação?

Quando por problemas de saúde uma mulher não ovula corretamente, o médico pode optar pelo uso de medicamentos estimulantes da gravidez.

Entretanto é preciso ressaltar que esse tipo de intervenção exige muito conhecimento por parte do profissional, bem como pode provocar muitos efeitos colaterais na mulher.

Por isso, antes de fazer o uso de hormônios tente todas as outras técnicas e métodos naturais.

O inhame é um excelente regulador de ovulação e por ser natural não provoca efeitos colaterais em quem o consome.

Método de Billings exige autoconhecimento

sintomas do período fértil

Foto: Freepik

Como já foi citado anteriormente, a ovulação pode ser detectada de maneira eficaz por meio da observação do muco cervical, mas para que esse método seja eficiente você precisa se autoconhecer muito bem.

Todos os dias pela manhã você deve colher com os dedos o muco cervical, ou seja no colo do útero. Lembre-se de lavar bem as mãos antes do procedimento para evitar possíveis infecções.

Vá anotando as alterações ocorridas ao longo dos dias. Por volta de 10 dias após a sua menstruação (se o seu ciclo for regulado) você vai perceber que o muco passa de aquoso para elástico.

Esse é um bom indício de que a ovulação vai ocorrer. E o dia em que o muco é mais abundante é quando provavelmente você estará ovulando.

Identifique seu dia fértil pela sua temperatura

temperatura basal

Foto: Freepik

Poucas mulheres brasileiras tem grande conhecimento a respeito desse método, mas na verdade ele é muito eficiente. Todos os dias você deve medir a sua temperatura corporal, preferencialmente pela boca ou vagina antes de se levantar da cama.

Por meio da observação constante você perceberá que a temperatura cai antes da ovulação e depois dela sobe acima da média. A temperatura se mantém elevada até a menstruação quando volta a cair. Mas em caso de gravidez ela se mantém elevada até o final da gestação.

Para que esse método funcione é preciso anotar a temperatura durante vários ciclos, para que você aprenda o comportamento da temperatura ao longo dos dias.

E na verdade esse é o segredo para descobrir o dia fértil por meio de qualquer um dos métodos. O autoconhecimento e boa observação são fundamentais.