Ao tentar engravidar, costuma-se ouvir sobre a temperatura basal para entender quais são os dias férteis. Veja como descobrir o período fértil através da temperatura basal!

Durante o ciclo menstrual , que dura em média 28 dias, o corpo da mulher sofre várias alterações, devido em parte à produção de hormônios e aos diferentes estágios da ovulação.

Por mais regular que seja um ciclo (e a menstruação parecer pontual), é difícil estabelecer o momento exato da ovulação, que ocorre no meio do ciclo. Existem alguns métodos para medir a ovulação, mas ela também pode ser identificada por alguns sintomas típicos ou pela medição da temperatura basal.

Essa medida é importante se você estiver procurando por uma gravidez e também pode ajudar a identificar problemas de fertilidade em mulheres. Mas não deve ser usado como método contraceptivo: embora seja considerado por alguns um método contraceptivo natural, pois possui uma grande margem de erro e pode levar a gestações indesejadas.

Publicidade

Temperatura basal: o que é?

temperatura basal

Foto: Freepik

A medição da temperatura basal é um método usado para identificar a ovulação, que não ocorre para todas as mulheres no mesmo ponto do ciclo menstrual e, de fato, pode variar de mês para mês, mesmo em um mulher com um ciclo muito regular.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Conhecer o momento próximo à ovulação é importante para casais que querem uma gravidez, porque os dias imediatamente anteriores à liberação do óvulo são os mais férteis.

Independentemente do momento em que a ovulação realmente ocorra, nos dias imediatamente anteriores, ocorre uma diminuição e, em seguida, um aumento na temperatura corporal da mulher. Para medir essa alteração e, portanto, identificar a ovulação, é necessário monitorar a temperatura por vários dias e sempre medi-la nas mesmas condições.

É chamado de “basal” porque deve ser medida em repouso, de preferência assim que você acordar, antes de sair da cama e antes de realizar qualquer atividade. A temperatura é então medida todos os dias no mesmo horário e da mesma maneira.

Como medir a temperatura basal

temperatura basal

Foto: Freepik

Publicidade

Na farmácia, é possível solicitar um termômetro adequado para medir esta temperatura. É necessário medir a temperatura pela manhã antes de sair da cama e sempre no horário habitual para tornar a pesquisa precisa. A temperatura pode ser medida por:

A temperatura basal pode ser medida de duas maneiras diferentes:

  • Via retal é o melhor e o mais confiável, mas certamente mais irritante;
  • Via vaginal é bastante confiável e certamente mais conveniente, mas pode ser distorcida por quaisquer infecções vaginais.
  • A medição da temperatura corporal basal oral não é considerada confiável.

Foto: Freepik

O importante é sempre usar o termômetro no mesmo local, porque essas áreas têm temperaturas diferentes.

O dia adequado para o início da medição da temperatura é o primeiro dia do ciclo. A temperatura deve ser medida todos os dias até o final do ciclo.

Para entender em que consiste essa medida, considere apenas que, no meio do ciclo, a temperatura atinge o pico e estabiliza em 37 ° C, permanecendo inalterada até o início da menstruação.

Publicidade

O que aumenta a temperatura é progesterona, o hormônio subjacente ao período fértil. Três dias após o aumento da temperatura, a mulher está em um período altamente alto para uma gravidez. Então é a hora de tentar!

É sempre bom medir a temperatura por pelo menos três ciclos consecutivos para ter um conhecimento perfeito do seu corpo e entender o momento da ovulação.

O que afeta a temperatura corporal basal

temperatura basal

Foto: Freepik

Alguns elementos podem interferir com a temperatura basal e, portanto, devem ser lembrados:

  • Algumas mulheres sofrem de desequilíbrios hormonais e aumentos febris devido a razões diferentes; para essas mulheres, esse método contraceptivo não é confiável.
  • A medição da temperatura não é confiável se houver gripe ou se na noite anterior houve uso de álcool ou drogas.
  • Se o sono pelo qual o corpo foi submetido for inferior a três horas ou se forem utilizados medicamentos que interferem no apetite
  • Se você usar um termômetro diferente

Alta temperatura basal

A persistência da temperatura basal também está entre os sintomas de uma gravidez em andamento. Se o aumento da temperatura basal (valor próximo a 37 ° C) continuar presente da segunda metade do ciclo para além do período da menstruação atrasada, é um sinal muito claro da concepção ocorrida, obviamente, só funcionará se a temperatura for monitorado desde o início do ciclo, caso contrário, seu aumento efetivo não pode ocorrer.

Baixa temperatura basal

O que significa se a temperatura basal é sempre baixa? Como a progesterona é a principal responsável pelo aumento da temperatura, é possível que um valor sempre baixo seja um sintoma da ausência de ovulação ou, em qualquer caso, de ovulação insuficiente.