O Uxi Amarelo e unha de gato são consideradas plantas medicinais. Conheça agora seus benefícios e precauções no uso desses ervas.

O Uxi Amarelo é conhecido como axuá, pururu, Uxi, Uxi-suave, Uxi-Pucu e tem muito uso no tratamento de inflamações no útero, além de servir como complemento alimentar. Assim, essa planta, cujo nome científico é Endopleura Uchi, pode ser encontrado em feiras abertas, mercados, lojas de produtos naturais e, recentemente, também na forma de cápsulas.

Entre os povos indígenas também é conhecido como tratamento para curar a infertilidade feminina, eliminando problemas uterinos como cistos, endometriose e polimerização de ovários policísticos.

A região original de Uxi Amarelo, a Amazônia, possui áreas específicas, variando do lado do Pará e penetrando no estado do Amazonas, sempre crescendo em solos argilosos ou montanhosos, arenosos e bem drenados. A árvore tem uma casca grossa e madeira vermelha escura, com frutos em forma de vagem.

Publicidade

No seio da floresta, o Uxi Amarelo é sempre encontrado com outros da mesma espécie.

Uxi Amarelo para tratamento médico

uxi amarelo

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O Uxi Amarelo foi estudado por pesquisadores do setor farmacêutico, que procuraram descobrir seus efeitos benéficos na saúde. Por muitos anos, antes da descoberta do Brasil, a árvore era conhecida pelos índios, sendo usada para tratar vários problemas de saúde.

O Uxi Amarelo é usado na forma de chá, feito de casca de árvore, e, no caso de miomas e cistos, recomenda-se tratar junto com a unha de gato, tomando meio litro de Uxi Amarelo pela manhã e meio litro de chá de Unha de gato à tarde, de acordo com a tradição popular.

O tratamento com chá de unha de gato ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda também a tratar o câncer.

Benefícios do Uxi Amarelo

Médicos e pesquisadores buscam a verdade sobre os benefícios do Uxi Amarelo. Mas a planta já faz parte da medicina popular, sendo indicada para distúrbios relacionados ao ciclo menstrual e para o tratamento de inflamações uterinas, hemorragias, miomas e cistos, também para aliviar infecções do trato urinário.

Publicidade
chá

Foto: Freepik

De acordo com a tradição indiana, o Uxi amarelo também pode resolver outros problemas de saúde, como:

  • Artrite
  • Bursite
  • Reumatismo
  • Asma
  • Problemas cardíacos
  • Diabetes
  • Cirrose
  • Febre
  • Gastrite
  • Herpes
  • Hipertensão
  • Infecções do trato urinário
  • Úlceras estomacais

É evidente que a erva tem suas propriedades medicinais, como numerosas plantas que já foram estudadas e cuja eficácia no tratamento de problemas de saúde foi demonstrada. O que se sabe, de fato, até agora é que o uxi amarelo possui substâncias antivirais anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-virais, que atendem ao benefício de pessoas com inflamação ou problemas uterinos.

No entanto, usar a planta para todas as doenças listadas em vários sites da Internet é algo que requer atenção e cuidado. Afinal, para quem precisa curar um problema, o mais importante é ter certeza de que a medicina, mesmo natural, não trará efeitos colaterais que podem prejudicar outros aspectos da sua saúde.

Benefícios da unha de gato

unha de gato

Foto: Freepik

A Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é uma árvore das florestas tropicais da Amazônia e da América Central. Mas seu nome é derivado dos espinhos em forma de gancho que se assemelham às unhas de um gato.

Publicidade

A casca e a raiz da unha de gato são usadas há séculos pelos sul-americanos como remédio para a artrite e para tratar distúrbios digestivos, como gastrite e úlceras estomacais.

Possíveis efeitos colaterais

unha de gato

Foto: Freepik

A unha de gato pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo náusea, dor de cabeça, tontura, diarreia, vômito e pressão arterial baixa. Mas a maioria dos casos é resolvida por conta própria quando o tratamento é interrompido.

A unha do gato também pode retardar a coagulação do sangue, levando a contusões e sangramentos fáceis (principalmente em pessoas que tomam anticoagulantes). Por esse motivo, você deve parar de tomar a unha de gato pelo menos duas semanas antes da cirurgia para evitar sangramentos excessivos.

Se você estiver tomando algum medicamento, fale com seu médico antes de usar a unha de gato. Sabe-se que a unha de gato interage com muitos medicamentos.