Essa bebida extremamente versátil é adorada por muitas pessoas e vai muito bem em várias ocasiões. O que poucos conhecem, no entanto, são os inúmeros benefícios do chá para gases.

Os chás de ervas por exemplo, são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.

Chá para gases:

Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente

Close na barriga da gestante. Foto: Freepik

A presença de gases no estômago geralmente acontece pela ingestão de ar junto com a comida, e isso, é mais frequente quando se fala muito durante a refeição ou quando se bebe bebidas gaseificadas, como refrigerante ou água com gás.

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Já o acúmulo de gases no intestino normalmente está relacionado com a existência de um padrão de funcionamento intestinal de prisão de ventre ou consumo excessivo de alimentos que facilitam a formação de gases no intestino grosso.

Chá para gases: Os vilões do problema

feijão

Feijão em tigela de madeira. Foto: Freepik

Se você sofre com as dores e o constrangimento dos gases, alguns alimentos devem ser evitados, como o feijão e o brócolis.

Esses alimentos,  por exemplo, têm uma grande quantidade de fibras e carboidratos que são fermentados pela flora intestinal durante a digestão, causando flatulência e inchaço, sendo que a intolerância do intestino a esses alimentos varia de pessoa para pessoa.

Também estão entre os vilões:

  • Couve-flor;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Ervilha;
  • Refrigerantes;
  • Aveia;
  • Leite e derivados.

Veja também: Chá na gravidez: o que você pode tomar (e quais evitar)

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Chá para gases: mais indica

Os chás de ervas são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.

A erva-cidreira também é muito utilizada na medicina popular para tratar excesso de gases e outros distúrbios digestivos.

Chá de limão, mel e gengibre

Chá – Foto: Freepik

Esta planta possui óleos essenciais, como o Eugenol, que ajudam a aliviar a dor e a reduzir o surgimento de espasmos musculares, contribuindo para a menor formação de gases.

Ingredientes

• 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
• 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

  1. Adicionar as folhas na xícara de água fervente;
  2. Tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos.
  3. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Veja também: Chás permitidos na gravidez: quais escolher para a saúde da mãe e do bebê

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Dicas de como usar chá para gases

Canecas de chás variados em mesa de madeira

Canecas com chás variados em mesa de madeira – Crédito da foto: Freepik

É importante não adicionar açúcar ou mel, em nenhum desses preparos, pois eles também favorecem a produção de gases.

Além disso, para ajudar a combater os gases de forma natural, existem outras dicas:

  • Evitar beber líquidos durante as refeições;
  • Consumir 1 iogurte natural por dia para melhorar a flora intestinal;
  • Comer frutas que estimulam o intestino no caso de pessoas com prisão de ventre, como o abacaxi ou o mamão, por serem frutas que promovem a digestão;
  • Consumir pequenas porções de alimentos;
  • Evite beber líquidos com canudo;
  • Mastigue bem os alimentos.

Importante!

Faça uma avaliação com um nutricionista para permitir identificar quais os alimentos que produzem gases e elaborar um plano nutricional adaptado às suas necessidades pois as causas e soluções variam de pessoa para pessoa.

Por fim, confira: 5 causas mais comuns de barriga inchada nas mulheres.