Seu filho tem reclamado de dor na barriga, está com um apetite fora do normal (com fome toda hora ou nenhuma) e, ainda, anda com as fezes estranhas? Pois saiba que todos esses podem ser sinais de um problema comum em crianças: vermes!

E não pense: “ah, mas moramos em uma cidade grande, meu filho não corre esse risco.” Não é verdade: mesmo em centros urbanos, as famosas parasitoses podem atacar as crianças (e os adultos também!).

O melhor, para evitar maiores perigos, é estar atento aos sinais e sintomas da infecção por vermes, e assim garantir um diagnóstico rápido. Quer entender quais são eles? Eu te conto a seguir!

Principais sintomas de vermes

criança com dor de barriga

criança com dor de barriga – Foto: Freepik

Publicidade

Os vermes nada mais são do que parasitas grandes (visíveis a olho nu), que se desenvolvem dentro da barriga da criança. Mas também existem os menores, chamados de protozoários parasitas.

No fim das contas, todos esses bichinhos desencadeiam as parasitoses, que se dividem em diferentes tipos mas que, a grosso modo, atacam primeiramente o mesmo órgão: o intestino.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Os principais sintomas:

  • Barriga doendo (pode ser com uma frequência alta ou não);
  • Evacuará fezes diferentes do normal (elas podem sair acompanhadas de sangue ou de muco);
  • Bichinhos se mexendo no cocô ou vômito (sim, são os parasitas!);
  • Também é comum sentir, principalmente à noite, coceira, tanto no ânus como, no caso das meninas, na vagina (pois são regiões muito próximas e os parasitas podem passar de um local a outro).
  • Anemia;
  • Náuseas e;
  • Reações alérgicas (como infecções na pele ou respiratórias) são outros indícios.
criança com barriga doendo

Criança com barriga doendo – Foto: Freepik

E sabe aquela história que a gente sempre ouvia, de que criança com verme tinha vontade de comer coisas estranhas? É real. Isso acontece porque, nas fezes, ela acaba eliminando nutrientes importantes. É o caso do ferro, por exemplo, perdido pelo sangue no cocô. Aí, para repor, bate uma vontade forte de comer alimentos (ou outras coisas) que tenham o nutriente, como terra.

Vale lembrar que esses são os sintomas clássicos, mas em algumas parasitoses o diagnóstico é feito apenas com exames laboratoriais (por isso a necessidade de informar o pediatra, quando existe a desconfiança, e mesmo dos exames de rotina).

Publicidade

O que eu faço se meu filho tem vermes?

criança no banheiro

criança no banheiro – Foto: Freepik

Mas se você desconfia que o seu filho está com alguma parasitose, marque uma consulta no pediatra para o profissional avaliá-lo. A não ser que a criança esteja passando muito mal, não é necessário se desesperar e correr para o pronto-socorro, o atendimento pode esperar.

Na consulta, é importante relatar todos os sintomas do pequeno e, se você tiver visto um parasita no cocô da criança, tente explicar ao médico como ele é, pois irá ajudar no diagnóstico.

No entanto, para comprovar a parasitose (e saber qual parasita está causando o problema), o pediatra pedirá exames de fezes. É comum que seja pedida mais de uma amostra e em dias diferentes, para ajudar a comprovar a parasitose.

Meu filho está com parasitose mesmo, e agora?

Bebê sentado

Bebê sentado – Foto:Freepik

Geralmente o tratamento ocorre sem grandes preocupações, com a indicação de vermífugos. Já em relação à duração da medicação, depende do parasita que estiver causando o problema (que pode ser, por exemplo, uma lombriga, solitária, giárdia, etc).

Publicidade

Mas não precisa se preocupar: a maior parte dos casos de parasitoses é fácil de tratar e não indica riscos.

Mas o que se torna um problema grave é quando acontecem complicações provocadas pelos parasitas ou, ainda, se há muitos deles no intestino (um caso de infestação, que pode obstruir o órgão).

E como manter o meu filho longe das parasitoses?

São os hábitos de higiene que fazem os parasitas ficarem longe . Esses bichinhos chegam às crianças pelos seus ovos, que podem aparecer em alimentos ou na terra contaminada. Por isso, lave sempre muito bem frutas, legumes e verduras antes de ingerir e servir a família, e garanta que o pequeno lave sempre as mãos antes das refeições e depois das brincadeiras.

Outra dica importante para passar ao filhote é evitar que ele leve a mão à boca depois de brincar, especialmente se for uma atividade ao ar livre. Manter as unhas limpas é mais uma forma de prevenção e, ainda, dar vermífugo aos animais de estimação (siga as orientações do veterinário), pois os pets também podem ser transmissores de parasitas.

Tratamento de vermes em crianças

bebê bebendo remédio

Foto: Freepik

O tratamento de vermes em crianças depende do tipo de parasita e do grau da doença. Geralmente é necessária medicação.

Depois que os helmintos são removidos do corpo da criança, ela precisa restaurar a imunidade e normalizar o funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, para a prevenção das helmintíases, é necessário garantir que a criança observe as regras de higiene, coma frutas e verduras lavadas, beber água filtrada e leite fervido.

Prevenção

Medidas preventivas:

  • Promover hábitos de higiene persistentes nas crianças (lavar as mãos antes de comer, após ir ao banheiro, evitar colocar na boca brinquedos, utensílios domésticos que caíram no chão ou no chão, areia);
  • Eliminação do hábito de roer unhas, lápis, chupar dedos;
  • Luta contra mosquitos, moscas, baratas;
  • Processamento culinário completo de peixe, carne (pelo menos 40-60 minutos);
  • Profilaxia anti-helmíntica em animais de estimação;
  • Lavagem cuidadosa de vegetais e frutas antes de comer;
  • Para manter as unhas da criança arrumadas, elas devem ser limpas e aparadas;
  • Engomar roupa da crianças com o ferro quente;
  • Trocar a calcinha da criança e lavar a região do ânus pela manhã e à noite para prevenir a enterobíase.
  • Para evitar que os vermes se espalhem pela roupa de cama, basta vestir a criança com calça à noite.