Que o momento é de cautela, de reclusão e de priorizar a nossa saúde e a saúde dos nossos filhos e familiares, a gente já sabe; mas quais são as brincadeiras com crianças em casa nesses dias.

Muitos condomínios, parquinhos, quadras e piscinas estão fechadas e a recomendação é que se evite circular com crianças fora de casa. Mas quem é mãe, sabe o quão difícil é essa tarefa. Como distrair as crianças durante este período, que nem sabemos ao certo, quanto tempo irá durar?

Separamos aqui algumas dicas para te ajudar enviadas pela Flávia Girardi.

Brincadeiras em casa com crianças

1. Gelatina

gelatina

Gelatina – Foto: Freepik

Publicidade

Uma brincadeira que dá para explorar com crianças de até 3 anos são atividades com gelatina. Pois além de sentir a textura, se a criança levar a gelatina à boca não terá problema. Mas essa brincadeira dá um trabalhinho para limpar, então, esteja preparada! E certifique-se de forrar tudo ao redor.

2. Brincadeira no banho

Criança brincando no banho – Foto: Freepik

Para brincar no banho, você pode fazer tintas caseiras com espuma para dar um ar colorido e deixar brincar durante o banho! Ou então pode recortar celofane colorido para criar bichinhos e colar no box do banheiro ou colocar na piscina. Eles são fáceis de colar quando a superfície está molhada.

3 . Reciclando e criando com rolinhos de papel

Todo mundo tem em casa aqueles rolinhos de papel higiênico e papel toalha. Eles são ótimos para fazer atividades com as crianças. Dá para usar tinta para colorir, ou ainda forrá-los com papeis coloridos, cartolinas, EVA e deixar os pequenos inventarem personagens e animais. Aqui temos um modelo que fizemos:

Minion de rolo de papel higiênico – Foto: Flávia Girardi

E que tal fazer peixinhos com papel higiênico?

Publicidade

Peixes de rolo de papel higiênico – Foto: Freepik

E olha esse que lindo!! Foguetes de rolo de papel higiênico!

Foguetes de rolo de papel higiênico – Foto: Freepik

4. Caixas de ovos

O bom de se trabalhar com caixinhas de ovos é que elas são bem fáceis de manusear, recortar e colorir. Com crianças
pequenas dá pra usar as tintas à base de farinha.

Brincadeira com caixa de ovos – foto: Flávia Girardi

5. Prendedores de roupas para brincadeiras com crianças em casa

Prendedores de roupas sempre temos em casa. Esses de madeira são fáceis de colorir e ainda colar adereços como olhos, asinhas (que usamos de EVA, Papel e filtro de café) e depois ainda podem ser usados para prender desenhos, recados…

Publicidade

Brinquedo feito de prendedor de roupa – Foto: Flávia Girardi

6. Arte com massa de modelar

As massinhas de modelar também são ótimas para invenções que vão desde comidinhas, planetas, animais e muito mais!

Massinha de modelar – Foto: Freepik

7. Pintura de ovos

Sabe um brincadeira que toda criança gosta? Pintura! Assim, você pode incentivar a criança a pintar os ovos para esconder e depois procurar.
É uma atividade divertida! Mas lembre-se de cozinhá-los antes para evitar acidentes!

8. Mãozinhas de tinta para brincadeiras com crianças em casa

Pintura com mão – Foto: Flávia Girardi

 

Pintura das mãos (Macaquinho) – Foto: Flávia Girardi

9. Arte com macarrão

O macarrão tem inúmeras possibilidades para criar.

10. Folhas para brincadeiras com crianças em casa

Nessa brincadeira é só colocar a criançada pra fazer uma expedição e e ver o que é possível criar!

 

Folhas divertidas – Foto: Flávia Girardi

Na mídia, nas mídias sociais, entre amigos … O coronavírus está agora no centro de todos os nossos discursos. E as crianças também ouvem, assistem e conversam sobre isso, recebendo as notícias à sua maneira. Em um contexto como esse, a filtragem dos pais é fundamental.

É verdade, é uma situação estranha e é a primeira vez que a vivemos, mas essa é uma oportunidade para redescobrir novas maneiras de estar próximo e novas atividades a serem realizadas na família.

Nesses dias de tristeza e incerteza, vamos passar mais tempo juntos, então assista a um filme, faça alguns jogos e cozinhe algo criativo para seus filhos.

Vamos evitar isolar cada um com nossos dispositivos tecnológicos (e seus medos!).

Assim, podemos escrever uma espécie de diário de quarentena, no qual todo mundo pode colocar uma frase, um desenho, todos os dias, que expressa os sentimentos daquele dia.

Desse modo, será uma oportunidade de refletir sobre o humor, de fixar emoções que um dia, quando tudo acabar, fará parte de experiências de vida compartilhadas.

Lembre-se:

“Melhor é serem dois do que um. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa!”

Eclesiastes 4

Artigo carinhosamente enviado por Flávia Girardi