Com 24 semanas de gravidez é muito provável que você sinta o seu bebê se mexendo de maneira muito intensa. Isso pode provocar dores tanto em suas costas quanto na parte mais baixa da barriga. Mas como esse é um sinal de que o seu bebê está se desenvolvendo bem, as dores que você ocasionalmente pode sentir com certeza serão bem vindas!

Além disso, com 24 semanas de gravidez, o bebê já está com o seu sistema respiratório bem mais desenvolvido, ou seja, as chances de sobrevivência a partir desse momento já são grandes.

Você não deve ficar pensando em parto prematuro, mas é importante que esteja sempre atenta aos possíveis sinais dele.

Parto prematuro: O que devo saber?

Publicidade

24 semanas de gravidez: a mãe

Com 24 semanas de gravidez pode ser que você comece a ter mais vontades de comer coisas específicas. Sabe os famosos desejos? Pois é, eles realmente existem.

Entretanto é muito importante que você não se deixe levar por qualquer vontade que sinta, pois você deve se alimentar de maneira saudável, tanto para controlar seu peso quanto para ter uma gestação sadia.

alimentação da gestante

Foto: Freepik

Por outro lado, nessas 24 semanas de gravidez, é muito comum também que a mulher tenha aversão a alguns alimentos que inclusive sejam usuais em sua alimentação do dia a dia. Mas é essencial que você não deixe de se alimentar corretamente e faça refeições saudáveis para garantir o aporte nutricional para você e para o seu bebê.

Confira dicas de alimentação para grávidas veganas!

Além disso, nas 24 semanas de gravidez a sua barriga está se esticando cada vez mais, propiciando o aparecimento de estrias e consequentemente coceiras. Isso pode começar a ocorrer também em seus seios, que agora aumentam de tamanho devido ao desenvolvimento dos ductos que se preparam para a amamentação. Então use e abuse dos cremes e óleos mas lembre-se de que eles devem ser liberados pelo médico!

Publicidade

24 semanas de gravidez: o bebê

feto com 24 semanas

Foto: Dreamstime

Com 24 semanas de gravidez o seu bebê ainda está muito enrugado e avermelhado, mas ele está ficando cada vez mais desenvolvido e com carinha de bebê mesmo.

Agora se inicia o acúmulo de gordura sob a pele, que até o nascimento proporcionará aquele aspecto fofinho que os bebês têm. Mas a real importância da camada de gordura é a proteção térmica que ela dá ao bebê após o seu nascimento. Entretanto as suas pálpebras ainda não se abrem, mas a separação delas já existem e os cílios também já estão presentes sobre elas.

Agora com 24 semanas de gravidez o seu bebê está cada vez mais forte, fazendo movimentos vigorosos. Isso pode se intensificar com barulhos mais altos ou quando você estiver agitada.

Lembre-se de que conversar com o seu bebê pode ajudar a acalmá-lo.

Coisas a saber

Com 24 semanas de gravidez um dos temores da gestante e dos médicos é o aparecimento da diabetes gestacional.

Publicidade

Isso porque os hormônios da gravidez dificultam a atuação da insulina em seu organismo, provocando aumento da concentração de açúcar que pode chegar ao bebê. Por isso esses bebês podem engordar demais, realmente como se eles estivessem tendo uma alimentação baseada em açúcar.

Mas se alimentar corretamente e fazer atividades físicas pode ajudar bastante a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Por isso é muito importante que você se cuide!

Temas da semana