A descoberta do segundo filho é sempre um momento de muita emoção para toda a família. Diferente da gestação anterior, desta vez você ainda terá que anunciar a novidade para o irmão mais velho. Esse anúncio pode ocorrer de diversas formas e pode contar com uma série de reações. Costuma ser uma surpresa para os pais a forma como o primeiro filho responderá à novidade.

A idade, a personalidade da criança e a forma como a notícia foi dada influenciam bastante a receptividade à notícia, de acordo com especialistas. Apesar de não haver fórmula mágica e uma única resposta correta, aqui você encontrará algumas dicas fornecidas por psicólogas sobre o momento de dar a notícia, o jeito de falar e como lidar com o possível ciúme. Boa leitura!

Quando dar a notícia do segundo filho ao irmãozinho mais velho?

Mamãe anunciando segundo filho para irmão mais velho

Crédito: Freepik

É normal sentir receios de anunciar a chegada de um segundo filho para o primogênito, principalmente porque a reação da criança é sempre uma surpresa. Há crianças que dão saltos de alegria e fazem mil perguntas, querendo saber tudo sobre o novo maninho que está a caminho. Entretanto, há também situações nas quais a criança fica confusa e não entende o que está acontecendo. De modo geral, essa reação é mais comum com crianças pequenas (com 3 anos ou menos). Além disso, apesar de ser menos frequente, é possível que a criança demonstre ciúme ainda durante a gestação. Com todas essas possibilidades, vale a pena que a família reflita com calma sobre o momento de anunciar a novidade.

Publicidade

A primeira dica das especialistas é justamente sobre essa questão: quando falar.

Tenha certeza absoluta

Primeiramente, evite dar a notícia antes de ter certeza sobre o assunto. Apesar dos testes de farmácia serem a porta de entrada dessa notícia entre os adultos (de modo geral), é recomendável que a família tenha absoluta certeza antes de trazer essa notícia para o universo da criança. Ou seja, fale sobre o segundo filho apenas depois de já ter feito um ultrassom e de ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Isso é importante porque os testes de farmácia não demonstram a progressão da gestação e o anúncio precoce pode gerar confusões na cabeça da criança. Entre outros sentimentos, é possível que o filho se sinta enganado, frustrado ou triste no caso da gestação não se confirmar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As especialistas afirmam que crianças com 4 anos ou mais conseguem entender melhor a situação. Por isso, é super tranquilo dar a notícia logo no início da gestação (tão logo a gestação seja efetivamente confirmada). Contar desde o início dá tempo para a criança se acostumar com as mudanças (não somente as que virão após o nascimento, mas mesmo as modificações da mamãe e da rotina durante a gravidez).

Aproveite a notícia para envolver o irmão mais velho nas decisões que dizem respeito à chegada do segundo filho. Por exemplo, peça para o irmãozinho mais velho ajudar a escolher os itens de decoração do quarto ou dar dicas de nomes. Fazê-lo se envolver nessas decisões o ajuda a processar a informação, a entender que um bebê está a caminho e que ele ainda terá seu espaço: afinal, “mamãe e papai estão pedindo minha opinião”.

E se acontecer um aborto?

Há também famílias que preferem aguardar fim do primeiro trimestre, porque esse é o período mais comum dos abortos acontecerem. Não há nada de errado com essa estratégia, desde que os pais cuidem para que a criança não perceba que há algo de diferente no ar e na rotina e que ela não foi informada.

Se isso acontecer, a criança pode não somente ficar insegura nesses três meses, como também é possível que todos esses sentimentos negativos reflitam na recepção dela com a notícia. Por isso, opte por essa estratégia se for possível garantir que a criança não se sentirá “no escuro” frente a uma mudança que apenas ela não conhece.

Publicidade

De que forma contar ao irmãozinho sobre o segundo filho?

Falando sobre o segundo filho para a irmãzinha

Crédito: Freepik

Fale diretamente, basicamente. Se a criança for muito pequena – com 3 anos ou menos – pode ser interessante esperar a barriga aparecer um pouquinho, para facilitar a notícia. Claro, é importante que se espere pela barriga se os adultos conseguirem seguir a rotina sem dar muitos alertas de que algo está mudando, conforme foi explicado anteriormente. Essa dica pode ajudar bastante porque, se a informação do segundo filho for dada com muita antecedência para crianças pequenas, é possível que ela fique muito ansiosa e não entenda bem o que está havendo e o que mudará em sua vida.

Outra dica importante diz respeito à honestidade. Se a criança fizer perguntas sobre o assunto antes da notícia ser dada, responda com sinceridade. Especialistas contam que não são raras situações nas quais os pais sentem medo de dar a notícia e a criança acaba fazendo perguntas sobre o tema antes da gestação nova ter sido anunciada. Nesses casos, haja com naturalidade, conte a verdade e explique por que não havia falado antes. Não tenha medo: você pode dizer que estava preocupada com a reação da criança. É muito importante ser honesta com seu filho, sempre levando em conta a sua etapa de desenvolvimento.

Nos casos em que a criança ficar ansiosa, é possível fazer um calendário para a criança acompanhar o passar dos dias. Marque a época prevista do nascimento e mostre o tempo passando. Isso dá um senso de controle para a criança e a ajuda a entender a proximidade do momento.

Fórmulas para dar a notícia

Não há receitas ou fórmulas mágicas para dar a notícia do segundo filho ao irmão mais velho. Cada família tem uma personalidade e vai encontrar o seu próprio jeito. Entretanto, as especialistas salientam que é importante que a notícia seja dada de forma objetiva, sensível e sem muitos detalhes, exceto que a criança faça perguntas. Por exemplo, você pode chamar a criança e dizer que tem uma notícia legal para contar para ela. Quando ela estiver pronta para ouvir, apenas diga que tem um bebê crescendo na sua barriga e que ela terá um irmãozinho mais novo.

Evite dar muita ênfase ao momento. Lembre-se de que é somente um comunicado, e não um espetáculo. Conte a notícia, tire todas as dúvidas da criança e pronto. Inclusive é possível, logo em seguida, mudar de assunto ou fazer outra coisa, desde que seja algo natural e não uma forma de fugir rapidamente do assunto. As especialistas enfatizam que é importante que a notícia seja dada, mas também é importante que o momento não esteja carregado de carga emocional, porque isso pode assustar a criança.

Publicidade

Não fique perguntando o que a criança acha, o que ela está sentindo, como ela imagina que vai ser, etc. Acredite: no seu próprio tempo a criança vai elaborar as suas próprias perguntas e vai fazer. Nesse momento, responda-as com paciência, clareza e honestidade.

Positividade

Crédito: Freepik

Outra dica simples e fundamental é lembrar que a notícia do segundo filho deve chegar na criança como algo bom, algo legal, algo bacana. Lembre a criança (e a si mesma) que seu filho primogênito estará ganhando um novo integrante na família. Nunca, sob nenhuma hipótese, dê a entender que a criança estará perdendo algo (espaço, atenção, amor, etc).

É muito importante que o restante da família e as pessoas próximas também sejam alertadas em relação a isso. Infelizmente, os especialistas contam que é super normal o futuro irmão mais velho ouvir coisas do tipo:

  • Agora não vai mais poder…
  • Se prepara porque agora seus pais vão cuidar só do bebê.
  • Ixi, agora o seu reinado vai acabar.
  • Aproveita enquanto pode, porque depois que o novo bebê chegar…

Afirmações desta natureza podem parecer simples brincadeiras. Entretanto, geram medos e receios enormes nas crianças (mesmo quando o contexto da fala era em tom de brincadeira). Alguns especialistas acreditam, inclusive, que este tipo de narrativa contribui para o desenvolvimento de ciúmes e de dificuldade posterior na relação entre irmãos.

Cuidado com as palavras e com as promessas

Especialistas alertam que as crianças prestam muita atenção no que os adultos dizem, mesmo quando não parece. Além disso, elas também registram essas falas e criam expectativas em relação ao que foi dito. Por isso, tenha muito cuidado com o que vai dizer tanto no momento do anúncio quanto depois. Tente cuidar também com o que os adultos ao redor da criança vão emitir sobre o assunto, dentro do possível.

Uma frase muito comum e que deve ser usada com muito cautela (ou excluída da narrativa) é “agora você vai ter um novo amigo para brincar junto”. Apesar da boa intenção dessa sentença, é comum que as crianças que ouvem isso associado ao segundo filho da sua família acabem imaginando que o bebê será como seus amiguinhos da creche ou da escola. Todavia, depois do nascimento, ainda levará um bom tempo para que o bebê possa brincar com o irmão. Além disso, é possível que, quando o novo irmão puder brincar, o mais velho não esteja mais nessa fase do desenvolvimento e não partilhe dos mesmos interesses.

Mudanças

Também é comum ouvir frases como: “(…) mas nada vai mudar”. Simplesmente não diga isso. Não diga porque não é verdade. Lembra da dica sobre a honestidade? Então, garanta que as suas explicações serão honestas. Você pode explicar para a criança que acontecerão uma série de mudanças mas que isso não a prejudicará. Provavelmente, no momento em que você der a notícia, as mudanças já estejam ocorrendo, então falar isso é apenas uma maneira da criança comprovar que você não está sendo honesta.

Faça uso da honestidade, cuide com as palavras e com as promessas. Por mais simples que seja, isso facilita a compreensão e aceitação da nova realidade para a criança.

Dê subsídios para a criança entender a notícia do segundo filho

Familia mostrando fotos para falar de segundo filho

Crédito: Freepik

Se a criança for muito pequena é possível que ela nem entenda o que significa “segundo filho”, “irmão mais novo” ou “outro bebê”. Por isso, faça o terreno antes de dar a notícia. Ou seja, dê subsídios para que o filho mais velho consiga compreender a notícia, quando ela chegar.

Uma boa forma de fazer a criança entender o conceito de irmão é falar dos tios. Por exemplo, explique que o tio João é irmão do pai, o que quer dizer que ele e o pai são filhos da vovó e do vovô. Se preferir, também fale dos coleguinhas de escola ou dos primos: diga que o amiguinho Miguel é irmão do amiguinho Pietro, e que o primo Josias é irmão do outro primo, Carlos. Sempre lembre que as pessoas são irmãs quando têm o mesmo pai e/ou mãe.

Outra boa forma de introduzir o tema “irmão” é mostrando fotos de mulheres grávidas. Isso ajuda seu filho a entender como os bebês vêm (e ajudará quando você contar da barriga, e quando ele vir, no dia a dia, a barriga aumentando). Se for possível, mostre fotos da sua gravidez com ele. Isso ajuda ainda mais porque a criança entenderá que o que está acontecendo hoje com o segundo filho já aconteceu com ele também.

Depois da criança estar habituada com o conceito de irmão será mais fácil dar a notícia. Claro que tudo isso precisa ser feito com naturalidade e em tom cotidiano. É desaconselhável que a mãe e o pai chamem a criança em momentos específicos para explicar sobre o conceito, como se fosse uma aula. Isso pode gerar confusão, principalmente se a criança for muito pequena. Por isso, aposte em momentos informais e rotineiros, como se fosse só mais um assunto e não como se esse fosse o caminho para um fim.

Você gostou deste conteúdo? Está passando por uma segunda gestação e não sabe como contar ao primogênito? Já passou por isso e quer dividir conosco sua história? Deixe um comentário, nós queremos te ouvir também.