Todo mundo conhece aquela velha história de que grávida precisa ir constantemente ao banheiro. Mas é importante saber que a regra vale somente para o xixi, pois, para o “número dois”, a realidade não é bem essa. Pelo contrário: a prisão de ventre na gravidez é bastante comum, e muitas mulheres apresentam dificuldade em evacuar. Eu mesma senti isso no fim da gestação de Catarina.
O que causa prisão de ventre durante a gravidez?
Em geral, preocupação, ansiedade, exercícios físicos mínimos e uma dieta pobre em fibras podem causar prisão de ventre. A constipação durante a gravidez se deve ao aumento dos hormônios da progesterona, que relaxam o músculo intestinal, fazendo com que os alimentos e os resíduos se movam mais lentamente pelo sistema.
Às vezes, os comprimidos de ferro podem contribuir para a constipação. Então, certifique-se de beber bastante água se estiver tomando suplementos de ferro. Pode ser necessário mudar para um tipo diferente de comprimido de ferro, mas é importante falar primeiro com seu médico.
O que fazer para melhorar a prisão de ventre na gravidez?
Existem várias dicas que realmente podem auxiliar, e elas estão relacionadas aos alimentos que a grávida ingere, ao consumo de água diário e até ao horário em que a futura mamãe vai ao banheiro.
A seguir eu conto todas as medidas caseiras que você pode tomar para facilitar o trânsito intestinal e diminuir seu desconforto, confira!
gestante sentindo dor. Foto: freepik
Dicas caseiras para aliviar a prisão de ventre na gravidez
1) Coma alimentos ricos em fibras
Alguns alimentos ajudam o intestino a trabalhar melhor e, portanto, a resolver a prisão de ventre na gravidez. É o caso daqueles ricos em fibras, como verduras e cereais integrais.
Que tal colocar um pouco de linhaça no seu prato de café da manhã, ou mesmo do almoço ou jantar?
Uma alternativa é fazer uma vitamina com frutas e chia todas as manhãs. Troque também o pão branco pela versão integral, que é também mais nutritiva. Você verá que terminará a gestação comendo muito melhor!
alimentos saudáveis. Foto: freepik
2) Coma frutas que ajudam a “soltar” o intestino
Existem frutas que de fato aceleram o trânsito intestinal, e que também funcionam para aliviar a prisão de ventre na gravidez.
Por isso invista no consumo de mamão, laranja (um suco dessa fruta no café da manhã vai muito bem!), abacate, manga e ameixa. Aliás, uma excelente dica é fazer a chamada “água de ameixa”: deixe a fruta em pedaços de molho em água, de um dia para o outro.
Coe e beba a água, que ajudará a grávida na ida ao banheiro. Por outro lado, evite frutas que “prendem” o intestino, como a goiaba e o caqui (uma lista completa você vê nesse post).
3) Beba muita água.
É importante lembrar que só as fibras não são eficientes na digestão. Para fazer efeito, esses nutrientes precisam ser combinados a boas doses de líquidos (ao contrário, o trânsito intestinal não flui!).
Você pode consumir uma maior quantidade de água diária bebendo também sucos, vitaminas e consumindo sopas. Então, acostume-se a beber bastante líquido ainda na gestação e veja que o hábito também a ajudará a produzir mais leite quando o bebê nascer.
gestante bebendo água. Foto: freepik
4) A hora certa de ir ao banheiro
Quando sentir vontade de ir ao banheiro, procure ir imediatamente. Isso porque, ao prender as fezes, elas endurecem, piorando a prisão de ventre na gravidez.
Além disso, o endurecimento das fezes pode causar fissuras e hemorroidas, que geralmente pioram durante a gestação. E, no banheiro, nada de pressa: tente relaxar e espere o tempo que sentir necessário para evacuar.
Além disso, uma dica para facilitar esse momento é colocar um banquinho na frente do vaso sanitário para apoiar os pés (a posição ajuda!).
5) Faça exercícios
Os exercícios são um outro aliado no combate à prisão de ventre na gestação. No entanto, não precisa de muito esforço, não: uma caminhada diária já é suficiente para amenizar o problema.
Mais uma atividade física bacana para as gestantes é a hidroginástica, pois a água diminui o impacto nas articulações. Para a constipação, a prática é mais uma indicada!
gestante fazendo hidroginástica. Foto: freepik
Por que a prisão de ventre é comum na gravidez?
A condição acontece como consequência da ação dos hormônios da gravidez que, somada à pressão do útero sobre o reto (parte final do intestino), fazem o trânsito dos alimentos ficar mais lento.
Se a prisão de ventre persistir vários dias e estiver incomodando, procure seu ginecologista. É importante não deixar o quadro agravar, pois pode resultar em hemorroidas.
Atualmente existem também produtos com alto teor de fibras, que podem ser recomendados por seu médico para resolver a situação.