Ah, eu adoro falar sobre livros! Tem coisa mais gostosa do que sentar e ler algumas páginas para que o filhote viaje pelo mundo, aprenda sobre algum assunto, ou se emocione com uma linda história? Esse é um dos grandes prazeres que tenho com Catarina – tanto é que o momento de ler, antes de colocar a pequena para dormir, é sagrado!
Pois no post de hoje eu dou a dica de um livro muito bacana para os pequenos: “Por que sou uma menina xadrez”. O enredo fala sobre uma menina diferente, que não era igual a mais ninguém em sua escola. Ela era uma menina xadrez, que queria saber de onde vinha sua estampa!
Ao longo da história, a menina vai nos levando à descoberta de seus antepassados: a moça amarela que se casou com o moço azulado, a filha deles – uma menina verde -, o homem corajoso que salvou uma pobre donzela de uma torre, a mulher corajosa que teve seis filhos (inclusive um xadrez, no qual a estampa aparecia pela primeira vez!).
O grande barato do livro é que ele mostra às crianças que todos nós fazemos parte de uma grande família – que começa lá longe, em uma parte da árvore genealógica que talvez você nem saiba que exista. E que recebemos um pouquinho da herança de cada um deles, e que esses “pedaços” se somam para formar o que nós somos, fisicamente. Enfim, é preciso conhecer nossas raízes, valorizá-las, e até mesmo percebermos que somos todos muito próximos, porque partimos de pontos comuns.
Por que sou uma menina xadrez
Texto: Blandina Franco
Ilustrações: José Carlos Lollo
Editora: Jaboticaba/Matrix
Idade para a qual eu recomendo o livro: a partir dos 4 anos para leitura compartilhada