Sabe aquele post sobre decoração de festa infantil com absolutamente todas as dicas legais de quem entende do assunto? Pois esse é o presente que a Camila e a Milena, da Minimimo Festas, nos deram no texto de hoje! Elas são super parceiras do blog e já fizeram alguns aniversários de Catarina, e ensinam segredinhos que só mesmo quem entende do assunto é capaz de dar!

Eu amei o post, aprendi muita coisa bacana e recomendo demais para quem gosta de produzir a festa dos filhos. É um manual com tudo o que você precisa saber para fazer uma comemoração inesquecível, linda, com cara profissional. E se você precisar de uma ajudinha, é legal saber que a Minimimo aluga kits de decoração prontos, que você usa no dia da festa e devolve depois (e, cá entre nós, dá muito menos trabalho do que fazer tudo sozinha, pode custar menos e não tem erro! Foi o que fiz no último aniversário da Cacá, e deu super certo!).

Vem ver, tenho certeza de que você vai amar!

Imagem cedida pela Minimimo Festas

Imagem cedida pela Minimimo Festas

Publicidade

Dicas de decoração para a mesa do bolo:

Alguns pontos que priorizamos para criar a decoração da mesa do bolo são:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Peças

– Escolha materiais (peças) que tenham a ver com o tema escolhido. Por exemplo, o tema fazendinha pede materiais mais rústicos como palha, cestos, madeira e até uma cerâmica crua (barro). Já num tema como sereia, ou fundo do mar, materiais como vidro são bem-vindos, pois trazem a transparência que remete à água, bolhas, aquários, etc.

– Tente inserir plantas e flores naturais, que valorizam e dão um toque especial à mesa. A escolha do tema também leva influencia o tipo de planta, flores e folhagens a serem usadas. Quando falamos em festas que remetem ao campo, por exemplo, as margaridinhas são bem-vindas, assim como as flores do campo, que podem compor um arranjo lindo de destaque . Já para o tema fundo do mar, espécies como rhipsalis, tostão, papiro, gipsofila, dedo de anjo ajudam a trazer elementos e texturas para a composição do cenário submarino.

– A disposição dos objetos em cima da mesa também precisa ser feita com um certo cuidado. Uma das dicas mais importantes é trabalhar bem as alturas das peças, deixando a mesa equilibrada e harmônica. Não precisa, necessariamente, espelhar a mesa (dois arranjos idênticos em cada lado, por exemplo), mas se for usar um elemento alto na esquerda (como um prato alto para doces), compense do outro lado com algo que tenha uma altura semelhante, podendo ser um personagem ou até mesmo um arranjo floral maior. No final dessa disposição, é importante verificar, olhando de frente para a mesa pronta, se todos os elementos presentes estão sendo visualizados. Não podemos deixar algo atrás que não possa ser visto ou que fique escondido.

Publicidade
dicas-para-festa-caseira-fundobranco3

Imagem cedida pela Minimimo Festas

 

Cores

– Usamos esse mesmo raciocínio para a definição de cores das peças. No caso da fazendinha, o tema é mais amplo (unissex) e pode conter uma gama maior de cores além do verde, que acaba sendo a base principal por remeter a plantas, grama, etc. No tema sereia, incluímos o verde água, tons de azuis, rosa, pink e até lilás. Se for uma festa de menino, como fundo do mar, os tons azuis prevalecem e podemos colocar cores coadjuvantes como laranja, verde e vermelho.

 

Bolo e doces

Publicidade

– Em nossas festas, gostamos de trazer a atmosfera das festas da nossa infância, mais caseiras, onde todos participavam e ajudavam na organização. Por conta disso, se for para escolhermos, bolo de chocolate com brigadeiro é o bolo oficial das nossas comemorações! Nada mais gostoso e com cara de festa de criança do que um bolo de chocolate, de preferência, feito pela mãe ou pela avó do aniversariante. Para dar um toque decorativo, podemos colocar confeitos coloridos, ou fazer uma mini bandeirinha de papel para espetar em cima, ou qualquer ícone que tenha a ver com o tema proposto.

– As forminhas dos doces também contribuem para deixar a mesa mais rica. Em formato de flor ou espetadas como algas marinhas, ou somente coloridas nas cores da festa, elas ajudam a dar uma graça e deixar a decoração ainda mais cheia e bonita.

dicas-para-festa-caseira-bolo

Imagem cedida pela Minimimo Festas

dicas-para-festa-caseira-doce

Imagem cedida pela Minimimo Festas

Balões

Podemos optar pelos balões de gás hélio, que nos permitem fazer arranjos laterais na mesa do bolo, delimitando os espaços e colorindo ainda mais esse cenário todo.

 

Dicas de decoração de fundo:

O fundo é sempre um ponto importante da decoração, porque é o cenário que será registrado nas fotos e que irá compor a integração com a mesa do bolo. É claro que a definição do fundo está diretamente ligada ao espaço da festa, que pode ocorrer num quintal com fundo verde, numa praça embaixo de uma árvore, na sala de jantar da pessoa ou até mesmo em buffets convencionais. Cada espaço pede um tipo de solução e isso deve ser somado às ideias referentes ao tema escolhido.

Se não tiver fundo

No caso de não haver fundo, como na ideia da árvore, elementos suspensos dão um ar muito colorido e festivo ao cenário. É possível usar chumaços de fitas amarrados aos galhos, lanternas japonesas coloridas, fios de papel costurados na máquina, pompons de folhas de seda ou de tule coloridos e até mesmo elementos de feltro pendurados (como flores, estrelas, passarinhos, maçãs, etc).

dicas-para-festa-caseira-arvore

Imagens cedidas pela Minimimo Festas

 

Para parede branca

Se estamos com o desafio de preencher uma parede branca, podemos usar elementos leves, que nos permitem a fixação sem danificar a parede. Um bom exemplo são as bandeirolas de tecido ou de papel, que sempre ajudam a colorir o fundo da mesa e podem ser fixadas com fita crepe ou com as famosas washi tapes. Essas bandeirolas podem conter estampas variadas combinando com as cores da festa e até serem personalizadas com o nome do aniversariante. Quem faz questão de colocar o nome na parede pode também criar letras soltas de papelão ou E.V.A encapadas com tecido, e pendurá-las num fio com pregadores de madeira coloridos. O tecido ajuda a trazer cores, texturas e dá um ar mais sofisticado para esses materiais, que são feitos de forma artesanal.

Outra forma de trazer algo criativo para o fundo da mesa do bolo é a criação de diversos “quadrinhos”, compondo uma parede cheia de elementos que remetam ao tema escolhido. Esses quadrinhos podem ser impressos, pintados em papelão, feitos de bandejas de doces (que funcionam como molduras) ou pratinhos de bolo coloridos. Todos esses elementos são leves e podem ser fixados na parede com fita crepe. O resultado fica bem interessante e é uma solução que permite misturar diversos ícones, que acabam contando um pouco a história daquele tema.

dicas-para-festa-caseira-fundobranco1

Imagem cedida pela Minimimo Festas

 

Balões

Pensando no fundo da mesa do bolo, balões tradicionais (sem gás hélio) podem ser amarrados de cima para baixo, formando cachos coloridos e trazendo um efeito muito parecido com os chumaços dos balões flutuantes. Um varal de mini balões também pode ajudar a compor o fundo da mesa como um grande fio, similar àquelas luzinhas coloridas muito usadas nas decorações atuais.

 

Mesas de entrada, lembrancinhas e dos convidados:

– Se o seu espaço contempla mesa para convidados, você pode optar por alugar toalhas coloridas, ou até mesmo fazer mini guardanapos de tecido (50x50cm) para colocar em cima de cada mesa, com um arranjo temático. Para a escolha do arranjo da mesa dos convidados, seguimos a mesma lógica que vimos acima na escolha dos materiais e na escolha das plantas que usamos na mesa principal do bolo. Assim se cria um link entre as decorações e você mantém em sintonia todos os elementos utilizados na decoração escolhida.

– Amarrar um conjunto de quatro balões em uma das cadeiras de cada mesa de convidados gera um ambiente mais colorido e com cara de festa. O mesmo se aplica na entrada e também no canto das lembrancinhas. Os balões acabam dando um toque especial à decoração, e no final da festa viram a diversão das crianças. Quem não gosta de levar um balão que voa de lembrança para casa?

– Para a decoração da mesa de lembrancinhas é sempre simpático criar um cartaz que agradeça a presença dos convidados em nome do aniversariante. Esse cartaz pode ser impresso e colado na parede, pode ser uma lousa com a frase escrita ou até mesmo um porta retrato grande, com um desenho do próprio aniversariante.

dicas-para-festa-caseira-lembrancinhas

Imagem cedida pela Minimimo Festas

 

A organização da festa do seu bebê também pode ser feita online, no Tem Festinha. Em poucos cliques é possível criar listas de presentes para chá de bebê, chá revelação e também aniversário, além de um convite personalizado e até mesmo uma página que você poderá personalizar, com todas as características do seu evento, incluindo fotos.

A lista de presentes pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por ele, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para sua conta.

Essa lista pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por eles, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para a sua conta.