Deixar chorar para dormir ou atender prontamente o choro do bebê?

Por 22 Comentários


Vocês que acompanham o blog sabem: Catarina foi daqueles bebês que não dormiam bem por nada nesse mundo! E eu confesso: eu era daquelas mães-helicóptero, que vivia em torno da cria, e que não podia ouvir um murmúrio, um chorinho, que já estava a seu lado, para atendê-la. Se uma coisa está intimamente ligada à outra, no meu caso, eu nunca terei certeza (será que ela dormiria melhor se eu tivesse tido outro tipo de comportamento? Eu acredito que sim!). E para ajudar outras mães que vivem esse dilema, o post de hoje, da nossa querida consultora de sono, Michele Melão, pode ser de grande valia! Vem dar uma espiadinha!

Por Michele Melão

Deixar chorar para dormir ou atender prontamente o choro do bebê? Esta é uma questão muito comum entre as mães que me procuram para iniciarmos uma aprendizagem de sono com os bebês. A maioria das famílias não suportaria fazer qualquer método para ensinar o filho a dormir, se isso implicasse em deixar a criança chorando por longos períodos. E é pensando nisso que a dúvida surge.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Existem pessoas que defendem os métodos baseados nos ensinamentos do pediatra Richard Ferber, conhecido por defender o choro controlado – técnica na qual a criança é colocada no berço, deixada sozinha e os pais, de tempos em tempos, aparecem por alguns segundos dentro do quarto. Não pegam, mexem ou atendem qualquer necessidade do bebê, até que ele adormeça por conta própria.

A maioria das famílias sofre apenas com a ideia de expor seu bebê a um stress como o choro controlado, nos primeiros meses de vida; porém atender o choro da criança prontamente também pode ser um problema. Um bebê que só ao resmungar já recebe colo / peito / mamadeira / embalo pode criar uma associação de sono incorreta, ou seja, depender dessas atitudes para voltar a dormir (e consequentemente ter diversos despertares noturnos, fazer sonecas curtas e em horários irregulares, ficar irritado o dia todo em consequência da privação de sono, além de madrugar, acordando perto de 4h30 da manhã para começar o dia – hora em que o sono é muito leve, e voltar a dormir pode ser uma dificuldade tremenda para as crianças que não desenvolveram a habilidade de dormir sozinhas).

Meu post de hoje é para falar sobre o equilíbrio. Sobre acabar com associações erradas que prejudicam o sono do bebê com carinho, paciência, persistência e, principalmente, estudando aquela criança, para entender que método usar.

E estes métodos funcionam? Como consultora de sono posso afirmar com toda segurança que nem todos os métodos funcionam para todas as crianças, que não existe uma receita pronta e eficiente em todas as famílias –  portanto pode dar certo, sim, em muitas casas, e causar um transtorno enorme em outras. Por isso não sou guiada por um método específico, porém percebo que aqueles com pouco ou nenhum choro são mais aceitos pelos pais e por isso dão mais certo (porque as famílias conseguem cumprir o plano de sono completo).

 

As principais dificuldades: amamentação e colo (embalo).

Uma criança pode ser alimentada por livre demanda e mesmo assim dormir bem, desde que voltar a dormir não dependa de sugar o peito da mãe. Esta associação é muito comum e quando o bebê tem o sono sensível, pode acordar a cada ciclo de sono, e só conseguir voltar a dormir se chupetar o peito por alguns segundos. Muitas mães têm a impressão de que o filho nem mesmo chegou a mamar, mas só o fato de sugar um pouco o mamilo já o faz voltar a dormir. Livre demanda (fortemente recomendada pelo menos até 4 meses) não pode ser sinônimo de dormir mal, já que um bebê com sono não consegue se alimentar direito.

Uma criança pode receber colo, embalo e muito carinho e mesmo assim dormir bem, se voltar a dormir não depender de ir para o colo ou para o bola de pilates a cada hora. Crianças que apresentam quadro de refluxo têm esta associação muito presente, já que precisam ficar no colo por bastante tempo para arrotar antes de dormir e acabam adormecendo no colo dos pais.

 

Dicas de como agir:

A partir dos 4 meses, quando o nascimento é a termo, seu bebê já produz hormônio de sono suficiente para esticar mais horas de sono durante a noite, e para firmar alguns horários para fazer as sonecas. Então a primeira dica é anotar os horários do seu bebê, identificar os sinais de sono para não deixar que ele passe do ponto e demore muito para adormecer, e começar a seguir uma rotina diária, com regularidade nos horários de dormir, de fazer a higiene, de se alimentar e das outras atividades.

Não atenda seu bebê no primeiro resmungo. Durante um ciclo de sono, seu filho vai passar pela fase de sonolência, sono profundo, sono de sonhos e sono leve. Só durante o sono profundo ele deve ficar sem se mexer ou falar. Nas outras fases, ele pode resmungar, sorrir e até mesmo chorar. Antes de atender seu bebê, oferecer peito ou pegar no colo, dê uma pausa. Seu filho pode estar em uma fase de sono e a interferência de outra pessoa pode despertar o bebê, fazendo com que ele não aprenda a ligar um ciclo de sono no outro.

Não subestime a capacidade do seu bebê dormir sozinho. Muitos pais nem ao menos tentaram colocar o bebê no berço para ver o que acontece. Alguns podem levar mais tempo, outros menos, mas a maioria vai acabar adormecendo sozinho, desenvolvendo a habilidade de relaxar sem ajuda, o que vai aumentar muito as horas de sono, especialmente noturnas, do bebê.

Tenha um ritual de sono consistente, repetido, no qual seu bebê sabe o que vai acontecer, e reveze a participação nesse momento com outras pessoas, que eventualmente podem ajudar. Quando apenas uma pessoa faz o processo todos os dias, ele pode protestar e chorar muito quando outra pessoa vai colocá-lo para dormir. A partir da 16ª semana de vida, sempre que possível, deixe o pai, avós ou outras pessoas que o bebê conhece fazerem o mesmo ritual e colocarem o bebê na cama.

Se seu filho apresenta muitas dificuldades de sono, procure ajuda de pessoas especializadas ou mesmo pesquise formas e métodos de aprendizagem de sono em livros. Porém, evite tentar de tudo, porque isso pode causar muita ansiedade e insegurança para o bebê, piorando ainda mais o sono. Um erro muito comum das famílias é agir de uma forma diferente a cada hora, na tentativa de acertar esse sono. Ensinar um bebê a dormir leva tempo e muita dedicação, então uma vez que a escolha do método de aprendizagem tenha sido feita, dedique tempo e carinho ao processo, e certamente seu bebê aprenderá a dormir tranquilamente.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (22)

Trackback URL

  1. Marina disse:

    Oi Michele!! Estou tentando fazer minha bebê dormir de dia no berço, pois ela só dorme no colo. Ela tem 2 meses e 25 dias. Coloco no berço, ligo o móbile, coloco à chupeta e faço shhhhh…. Ela chora, resmunga, e quase sempre preciso pegar no colo pra acalmar. Consegui fazer dormir direto no berço, umas duas vezes em 7 tentativas!!!! Será q ela vai acostumar??? A noite ela dorme super bem. Até a noite inteira já dormiu!obrigada!!!!!!

    • Anna Paula disse:

      Oi. Michele.
      Tenho 2 filhos. Uma menina de 2 anos e6 meses e um menino de 3 meses e 13 dias.
      A minha menina desde que nasceu dorme bem. As sonecas do dia e a noite inteira. Tinha que acordar ela pra mamar, no primeiro mês.
      Já meu garoto. Tem o sono muito leve. Dorme umas 2h de manhã 7h e pouco as 9h…. depois de quase 12h a 13h… a tarde tem dias que dorme e tem dias que não dorme.
      E por incrível que pareça a irmã dele a tarde não está em casa.
      Dou banho dele umas 18h. Eo coloco pra dormir umas 18h30…. ele se entrega ao sono umas 19h15. Ainda meio que acordado o coloco no berço.
      Ele acorda perto de 00h. Dou o peito ele mama e dorme. Depois acorda perto de 4h da manhã, mama e dorme. Só que acorda o tempo todo stops disso resmungando. Até que dá 6h ele acorda.
      Tem noites que fica resmungando o tempo todo. E para o manter dormindo dou o bico.
      O que posso fazer pra ele dormir melhor. Tanto de dia quanto de noite? Ou é o normal esse sono dele? !
      Pra como falei tive muita sorte com a minha primogênita rs

  2. Olá Marina, como vai?
    Sua bebê ainda é bem pequena e o fato de dormir bem de noite já é uma ótima conquista! Sim, continue insistindo e tento bastante consistência na rotina dela que certamente aos 3 ou 4 meses as sonecas serão bem mais fáceis e ela deve aceitar o berço.
    Entretanto, alguns bebês preferem dormir em outros locais durante o dia. Você pode tentar um colchão no chão ou carrinho para ver se ela relaxa com mais facilidade.
    Um abraço,
    Michele

  3. Aline Scariot disse:

    Olá!

    Meu bebê tem 7 meses e meio. Nunca foi de dormir direto, mas isso tem piorado a cada semana. Acorda de meia em meia hora. Dorme no máximo duas horas seguidas. Amamento a cada seis horas. A cada acordada e choro, coloco o bico, viro de lado e normalmente ele volta a dormir. Sigo uma rotina, ele inicia o ciclo do sono as 23 horas e desperta em torno de 11 da manhã. Deixo ele dormir tranqüilamente nos dois horários que faz a tarde. O que devo fazer para que durma melhor a noite?

    Ficarei imensamente agradecida por um retorno!

    Att
    Aline

  4. Thais Marques disse:

    Ola Michele!
    Preciso de ajuda… Meu filho esta com 2 meses e chora de mais.
    Ele só dorme bem no colo. Tem dia que ele nao chega a dormir nem 10h por dia. Passa quase q o dia todo acordado, wlw nao tem aquele sono profundo e gostoso, ele só cochila. Porem Tem dia q ele dorme super bem, pega no sono fácil e sozinho, dorme durante uma mamada e outra… Eu nao sei mais o que fazer. Ja vou ter q voltar a trablhar quando ele estiver com 3 meses e eu tenho medo dele chorar mais ainda e nao dormir.
    O que você pode me orientar? Ja tentei de tudo
    Eu nao sou de pegar imediatamente quando ele chora, ja segui todos os conselhos que ja foram postados aqui e mesmo assim nao esta adiantando. Ele é bravo de mais. Rs

  5. Oi Thais, como vai?
    Será que seu bebê não está com algum incômodo como cólicas, refluxo ou alguma alergia? Isso já foi investigado? Porque se ele dorme alguns dias e outros não, pode ser que algo o esteja incomodando.
    Com 2 meses o padrão de sono dele ainda não está definido, mas se ele só chora, deve ter algo que o está impedindo de dormir.
    Use um cueiro, ruído branco, dê bastante colo e carinho para ele ter mais segurança e melhorar o sono dele, além de investigar algum incômodo que ele possa estar sentindo.
    Um abraço,

  6. Liege disse:

    Ola Michele,
    Preciso de ajuda!
    Meu bebe tem 2m27d e tem dificuldade para dormir de dia; quando o sono chega ele começa a chorar e só dorme se eu carrego no colo e ando pela casa. Se coloco ele no berço ou num colchão, ele chora muito e dorme depois de uns 20 minutos de muito choro. Estas sonecas durante o dia duram no máximo 20 minutos.
    À noite, quando ele começa a bocejar, eu já coloco no berço, ele resmunga um pouco, as vezes chora, mas acaba dormindo sozinho e dorme por umas 9 horas direto.
    O problema são mesmo as sonecas diurnas, que são sofridas e muito curtas.
    O que devo fazer?

    Obrigada
    Liege

    • Oi Liege, tudo bem?
      Seu filho dorme muito bem de noite! O sono diurno muitas vezes é mais sensível e mais difícil mesmo. Tente fazer metade deste sono no colo, metade no berço. Insista para que ele durma por mais tempo (mesmo no colo) até que você comece a deixá-lo para esticar as sonecas sozinho. Tente supervisionar e ajudar seu bebê a voltar a dormir assim que ele começar a se mexer. Ele ainda é muito pequeno para ter um padrão de sono definido.
      Talvez escurecer o ambiente e usar um ruído para abafar os sons externos também possa ajudar.
      Um abraço
      Michele

  7. Camila Carvalho disse:

    Bom dia…preciso de alguma sugestão do que fazer quando minha filha de 7 meses acorda de madrugada, sempre perto das 04:00 e quer brincar. Chega a ficar 1-1:30 h sem dormir, rola pra um lado e pro outro, vejo que tenta dormir mas não consegue…parece insonia de adulto! Até os 5 meses, acordava só pra mamar de madrugada e dormia antes mesmo de terminar, agora faz cerca de 3 semanas que desperta totalmente no meio da noite…estou sem saber o que fazer e exausta. Obrigada

    • Oi Camila, como vai?
      Entendo seu cansaço. Sua bebê pode estar compensando algum sono do dia. Quanto ela tem feito de soneca? Que horas vai dormir? Que horas faz a última soneca? Reveja estes pontos porque pode ser que ela esteja dormindo demais, ou menos do que deveria, durante o dia ou fazendo sonecas em horários inadequados.
      Um beijo
      Michele

  8. Emilly disse:

    Olá, minha filha sempre dormiu bem a noite toda, das 18 às 6hs da manhã sempre, sem mudanças. Mas depois de 14 meses tem acordado várias vezes à noite chorando, quando pegamos no colo ela já dorme, mas na hora de colocar no berço de novo ela desperta e vai assim a noite toda. Isso tem me deixado exausta, preciso saber como agir nessa situação. Obrigada

    • Oi Emilly, como vai?
      Uma mudança que pode ajudar é coloca sua filha para dormir um pouco mais tarde, perto de 19h30 e verificar o quanto ela está dormindo de dia. Algumas crianças transitam de duas para uma soneca com a idade dela e isso pode prejudicar o sono noturno.
      Veja também se o seu ritual de sono está consistente, se ela curte o ritual e entende que deve ir para o berço. Sugiro também não pegar no colo todas as vezes que ela acordar. Tente dar carinho e conforto dentro do berço e se você conseguir fazer isso em pelo menos um dos despertares, mesmo que ela demore para dormir, pode já ver algum resultado.
      Um beijo
      Michele

  9. Bruna Corrêa disse:

    Olá, Michele

    Tenho um menino de 4 meses e meio. A partir dos 3 começou a dormir no quartinho e sempre coloquei acordado no berço, sem associações. Sempre adormeceu tranquilo, sem choro. Mas há umas 3 semanas ele tem chorado muito quando vou botar no berço. Toda noite tem sido assim. O que será que é? Já mudei rotina, deixo abajur ligado (antes não ficava) e nada…

    • Oi Bruna, como vai?
      Sobre a luz, eu sugiro deixar apagada mesmo. Quanto menos estímulo e menos iluminação for oferecida para seu bebê, melhor será a qualidade de sono dele. Muitas crianças tem uma regressão de sono aos 4 meses e é nessa hora que acabamos criando associações erradas como embalo ou mesmo dormir mamando. É bastante importante você manter a postura de colocar acordado no berço, mesmo que ele proteste. Fique ao lado, dê carinho e conforto dentro do berço, mas faça o que for possível para que ele adormeça na superfície. Se for apenas uma regressão, deve durar mais uma ou duas semanas. Enriqueça o ritual de sono porque isso também pode ajudar. Ele agora com 4 meses pode precisar de mais tempo para relaxar. Um ritual de 40 minutos é ideal.
      Reveja também as sonecas. Nesta fase, o ideal para dormir bem de noite é fazer 3 sonecas por dia.
      Um beijo
      Michele

  10. Luciana disse:

    Olá! Tudo bem?
    Minha filha tem 1 ano e sempre dormiu mais ou menos bem, dormia até as 20:30 no máximo e geralmente ia direto, até o outro dia. Ultimamente, ela tem demorado para dormir, teve um dia que foi dormir depois das 22h, demora pra fazer as sonecas diurnas.
    O que será que estou fazendo de errado?

    • Oi Luciana, como vai?
      Muitas vezes o ritual de sono da sua filha não está adequado e ela não consegue relaxar o suficiente para dormir com mais facilidade. Tente mudar algumas atitudes antes do sono para sempre sinalizar que está na hora de dormir e faça um ritual agradável. Isso deve ajudar bastante esta dificuldade que ela está sentindo para adormecer.
      Um abraço
      Michele

  11. Jéssica disse:

    Meu bebê tem 7 meses hj ele dorme no berço coloco ele já quando está sonolento ele resmunga mas dorme, só que acorda 2 vzs pra mamar e pra mim é muito cansativo, será que posso deixar ele sem mamar, durante a noite?? O que faço? E durante o dia a soneca dele é curta de apenas 40min. Como posso melhorar a qualidade de sono dele. No total ele tira 3 sonecas de dia..

    • Oi Jessica, como vai?
      Entendo seu cansaço, mas para tirar a mamada da madrugada você precisa ter o ok do pediatra. Se ele liberar você pode tentar reforçar a alimentação do seu bebê durante o dia além de tratar esses despertares com colo e carinho, para que seu filho pare de acordar.
      Talvez ele já esteja na fase de transição das sonecas e pode fazer apenas duas sonecas por dia e acabar esticando um pouco mais em cada sono.
      Um abraço
      Michele

  12. Paula disse:

    Michele,

    Meu bebê tem 9 meses e, de um mês para cá, passou a acordar muito durante a noite, com choro e levantando no berço. Não o amamento durante a madrugada e evito pegá-lo no colo. Ele até se acalma, mas, assim que saio do quarto, ele volta a chorar e se levantar.

    Você indica algum método?

    Obrigada.

    • Oi Paula, como vai?
      Muitos bebês passam por uma fase de ansiedade de separação aos 8 / 9 meses. Será que não é o caso do seu bebê? Ele está mais agarrado em você durante o dia? Chora quando você sai de perto? Se for isso, deve passar em mais algumas semanas e você pode ficar mais tempo com ele para matar esta “fome emocional” que ele pode sentir.
      Se você pensa que não é isso, você pode fazer uma reeducação de sono para ele. Se estiver interessada em um acompanhamento, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo

  13. Layanna disse:

    Michela, meu filho tem 1 mês e 7 dias e não consigo colocar ele pra dormi sem ser no peito. Ele só dorme no peito e quando coloco no berço após a mamada que dormeceu, imediatamente ele acorda e chora. Tento acalentar de todas as formas mas só volta a dormi no peito. Como pode me ajudar?!

    • Oi Layanna, como vai?
      Seu bebê ainda é muito pequeno e ele precisa de segurança para adormecer. Provavelmente ele encontrou essa segurança no peito. Tente usar o colo, carinho, use um ruído branco e embale um pouco seu bebê para que ele consiga se sentir confortável (fora do peito) para dormir.
      Um beijo
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail