Quando eu estava grávida de Catarina, lembro que as mulheres mais velhas da minha família, que já haviam tido filhos, comentavam sobre as famosas mamadas a cada três horas. Elas me diziam: “vai calculando mais ou menos, tentando dar o peito com esse intervalo de tempo, para ir acostumando sua filha ao ritmo”. Até por desconhecimento, eu acreditei piamente nisso, e muitas vezes acabava tentando forçar um período maior entre uma mamada e outra. Mas, sendo muito sincera, dificilmente eu conseguia (em geral depois de duas ou duas horas e meia, Catarina já estava aos berros e eu a colocava no peito), o que gerava um certo sentimento de frustração (será que eu estava fazendo algo errado?).

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Hoje eu vejo que acabei me estressando sem necessidade – deveria ter feito a amamentação em livre demanda desde o início (depois de um tempo acabei praticando, quando percebi que meu leite era produzido em quantidade insuficiente – e, para tentar um aumento na produção, essa foi a primeira recomendação da pediatra da pequena). Para quem não sabe, isso significa que você deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele tiver vontade de mamar (inclusive durante a noite). Diferentemente do que era proposto um tempo atrás, hoje sabe-se que amamentar sem se preocupar com o relógio é o melhor que se pode fazer para o filhote, sobretudo no início de vida. São tantos os benefícios, que eu quis dedicar um post todinho ao assunto (espero que seja muito útil, e que ajude as mamães que estão começando a amamentar agora!).

 

Publicidade

Benefícios

Apesar de parecer bem simples na teoria, a ideia pode assustar algumas mães pela preocupação de ter que se manter sempre à disposição da criança. Contudo, o esforço é extremamente válido, pois os benefícios de amamentar dessa forma (ao invés de estabelecer uma rotina de mamadas) são muitos. O aumento da quantidade de leite é um dos principais, pois você receberá um estímulo natural para produzir o alimento do seu filho: a própria sucção do bebê. Quanto mais o filhote suga, maior é a produção de leite materno (e, portanto, menor a probabilidade de seu filho precisar de complemento artificial). Isso significa também que a amamentação tem mais chances de ser estabelecida plenamente, pois o bebê não confundirá o peito da mãe com outros bicos (como o da mamadeira, que oferece uma sucção menos trabalhosa) e não chegará ao nível de estresse quando quiser mamar (ou seja, ele não necessariamente irá chorar).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além de mais leite e uma criança mais tranquila, vocês ainda serão beneficiados pelo aumento do vínculo, pois a rotina será baseada na vontade e nas necessidades alimentar e afetiva da criança (pois ela suga o peito também para suprir demandas emocionais). Sem contar que vocês acabarão passando mais tempo juntinhos, o que ainda contribui para que o pequeno se sinta mais amado e, consequentemente, se torne uma pessoa mais confiante no futuro.

 

Cuidados que ajudam

Sem dúvida, amamentar em livre demanda pode ser mais exaustivo do que estabelecer horários para as mamadas. E muita gente ainda argumenta como uma das desvantagens desse tipo de amamentação o fato de que a mãe não conseguirá fazer outras tarefas, pois estará sempre à mercê do bebê . Entretanto, uma boa alternativa para facilitar o processo é o uso do sling. A peça manterá o bebê sempre junto da mãe (porém, vale ressaltar que o momento de amamentar deve ser preferencialmente exclusivo – ou seja, a mãe não deve dividir a atenção com outras atividades enquanto alimenta o filhote, exatamente para que todos os benefícios, de fato, aconteçam).

Publicidade

Uma adaptação fundamental para a nova mamãe que deseja amamentar de forma exclusiva é estabelecer uma rede de apoio familiar e de amigos. Assim, as pessoas mais próximas à mulher (inclusive o marido, que fique bem claro) podem ajudar na execução das tarefas domésticas, para que ela possa dedicar mais tempo ao filho (que é justamente quem mais precisa dela naquele momento).

Outra dica que ajuda na amamentação exclusiva é deixar que o bebê durma no mesmo quarto que a mãe. Essa medida (que não possui qualquer contraindicação, desde que as medidas básicas de segurança sejam seguidas, como não colocar o bebê na mesma cama do casal – pois há risco de sufocamento) pode deixar as mamadas noturnas bem menos cansativas.

 

A adaptação acontece

É essencial lembrar que, especialmente durante o primeiro mês após o nascimento, mãe e filho ainda estão se adaptando à nova condição, e os intervalos entre as mamadas podem ser muito distintos (e, por vezes, muito pequenos). Mas isso não significa que será assim pelos próximos meses! Ao longo do tempo, os dois acabarão estabelecendo naturalmente uma rotina própria e as mamadas ficarão mais espaçadas, não se preocupe. Por isso, siga seu instinto de mãe e ofereça o peito quando e por quanto tempo quiser – não é preciso fazer imposições, seu filho naturalmente chegará a um equilíbrio, no tempo dele.