Eu não sei se já comentei com vocês, mas eu tenho duas irmãs sem filhos. Elas são casadas, têm cachorros, mas crianças… Ainda estão avaliando o caso, enquanto Catarina reina absoluta entre os avós maternos (o que particularmente eu acho uma pena, torço para que esses sobrinhos apareçam logo!).

O fato é que, todas as vezes em que converso com minhas irmãs sobre nossas rotinas, eu me espanto com as diferenças. Em todos os sentidos: elas levam uma vida mais calma, têm mais tempo para curtirem passeios com seus maridos, e até mais disposição para gastarem com si mesmas (com uma academia, um tratamento de beleza, no cabeleireiro). Enquanto eu sou aquela que corro com a filha para cima e para baixo, tenho hora para terminar qualquer compromisso pela cidade (para buscá-la na escola), e, algumas vezes por mês, apareço com olheiras crônicas, de quem andou acordando para atender a pequena durante a madrugada.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

E sabem que, quando conto certas coisas que são rotineiras para qualquer mãe, elas também se surpreendem? A partir disso, eu cheguei a uma listinha das coisas que uma mulher sem filhos nunca saberá (será que você concorda comigo?):

Publicidade
  1. Que o banheiro é o maior refúgio da casa. Que há vezes em que você se tranca lá sem qualquer necessidade real de utilizá-lo – bastam alguns minutinhos de descompressão, para que você saia nova! Por outro lado, uma mulher sem filhos nunca saberá o que é levar um carrinho lá para dentro, ou fazer xixi com uma orquestra de choro do lado de fora.
  2. Que é possível acordar mais de cinco vezes em uma noite, por semanas seguidas, e ainda assim continuar a ser uma pessoa que raciocina. Porque o cérebro de mãe é o órgão que mais se modifica no pós-parto – incrível sua capacidade de adaptação para que você execute tudo o que precisa, apesar de ter suas horas de sono cortadas pela metade e interrompidas a cada uma hora e meia (no máximo).
  3. Que o ouvido e o peito trabalham em sintonia: se um ouve o choro do bebê, o outro começa a jorrar leite desesperadamente!
  4. Que não se abaixa com a concha de amamentação em posição: a probabilidade de tomar um banho de leite é de 100%!
  5. Que amamentar dá uma fome de leão, mas você não engorda (porque o gasto calórico é imenso!). O problema acontece quando você para de amamentar, e continua comendo a mesma quantidade (e nunca mais vai sentir pouca fome!).
  6. Que a pilha de brinquedo com música chata acaba mais rápido. Porque bastam alguns dias para que você olhe para ele e diga: “vamos ter que definir que manda aqui – você ou eu!”. E, então, miraculosamente, a bateria descarrega.
  7. Que cocô de bebê não tem cheiro, até que ele comece a comer ou tomar qualquer coisa além de leite materno. E haja nariz para aguentar a introdução alimentar!
  8. Que adulto cabe dentro do berço. Porque há dias em que até entrar lá você entra, para fazer o filhote dormir e não acordar mais!
  9. Que você tem um caso de amor ou de ódio com seu carro: tudo depende se o filhote é do tipo que dorme instantaneamente quando o motor dá a partida, ou se é do tipo que chora o trajeto inteiro!
  10. Que não adianta dizer para um bebê que ele não pode jogar a colher no chão. Se você realmente não quer que ele jogue mais, suma com ela! Entender que não pode jogar é um aprendizado muito complexo para essa fase!
  11. Que você não consegue mudar uma palavra da história, mesmo que a criança não saiba ler. Porque obviamente ela já sabe o texto de cor, e aí de você se contar diferente – vai ter que começar tudo de novo!
  12. Que a mãe daquela criança que está tendo um ataque de birra no shopping não é uma sem noção, que mimou o filho. Muito pelo contrário, se fosse, ele não estaria fazendo escândalo (já estaria bem quietinho com o novo brinquedo que ganhou). E ao invés de jogar a primeira pedra, você pensa: “como te entendo!”.
  13. Que as bolsas pequenas passam a mofar dentro do armário. Porque para levar metade da casa junto com você, só mesmo com os modelos grandes!
  14. Que você pode ser do tipo que esteriliza chupeta, todas as vezes em que ela cai no chão. Mas, em menos de um ano, estará achando sola de sapato limpinha! Não é adorável quando eles começam a engatinhar e a lamber tudo o que passa pela frente?
  15. Que a Lei de Murphy também se aplica a bebês: eles sempre caem quando você acabou de virar de costas!
  16. Que não existe tempo livre. Simplesmente não existe! Sabe o que você tem vontade de fazer quando alguém te pergunta o que faz quando não está trabalhando? Rir!
  17. Que você troca a novela pelo canal infantil, mesmo quando seu filho estiver dormindo. Porque você prefere continuar assistindo à Peppa do que levantar para procurar o controle remoto!
  18. Que entre uma “balada” e a sua cama, não existe comparação – a segunda opção é muito melhor!
  19. Que não existe nada mais sagrado do que o silêncio: principalmente nos primeiros cinco minutos após o bebê dormir! E que se alguém acordá-lo nesse momento, virará pó depois de ser fuzilado com o olhar da mãe!
  20. Que não existe amor maior nesse mundo! Porque quando você é capaz de se doar integralmente para ver um filho feliz, descobre que amar é algo muito, muito maior do que qualquer outra coisa que você já havia sentido!