Bonecas como as que nossas filhas deveriam ter

Por 6 Comentários


Ontem uma amiga e leitora do blog me enviou um vídeo muito bacana, onde uma artista australiana mostrava seu projeto Tree Change Dolls. Mas o que de tão interessante essa mulher faz? Pois eu diria que é algo fantástico: ela transforma bonecas de segunda mão com olhos maquiados, cílios marcados, boca pintada, roupas justas – enfim, características que nada têm a ver com a infância, e sim com uma sexualização precoce das meninas – em brinquedos com o visual real de uma criança pequena.

Hoje eu consigo ver exatamente qual é a importância disso. Catarina tem apenas quatro anos, e já começou a brincar de se maquiar (embora eu quase nunca esteja maquiada na frente dela). Na opinião da pequena, as bonecas pintadas são “lindas”, e vejo o quanto esse mundo da beleza, apesar da minha blindagem (aquela que a gente faz sem neura, mas mostrando que maquiagem, esmalte, etc não fazem parte do mundo infantil – são para mais tarde, quando realmente tiver noção de quando e de por que usar), parece cativá-la.

Você pode estar achando que estou dando uma de chata – afinal, nós também brincávamos de nos “maquiar” de mentirinha na infância. É verdade, fazíamos isso! Mas é inegável que o despertar para as questões características da puberdade tem acontecido cada vez mais cedo. Por isso, na minha opinião, cabe a nós, pais e mães, valorizar cada minuto da infância, do brincar puro e simples, sem a interferência da indústria cosmética, ou de qualquer outra que faça parte do universo adulto.

Dá uma espiadinha no trabalho lindo de Sonia Singh (ela é tão bacana, que todos os meses leiloa uma boneca no Ebay e doa o valor arrecado para uma instituição de caridade. As outras estão sendo comercializadas em sua loja da Etsy, mas como a procura é muito maior do que a disponibilidade, a artista encoraja todos a fazerem suas próprias transformações). Ela mesma repinta o rosto das bonecas e sua mãe faz roupinhas com cara de criança.

tree 1 tree 2 tree 3tree 5 tree 4tree 6tree 8tree 7tree 9

E para quem quiser ver o vídeo em que a artista faz a transformação das bonecas (em inglês, mas de qualquer forma, lindo), deixo o link.




Arquivado em: Sem categoria Tags:

Comentários (6)

Trackback URL

  1. Gislaine Nunes Veiga disse:

    Olá Nívea!! Muito legal mesmo!! Nossas crianças são cada dia mais violentadas com a busca excessiva da perfeição! Sem falar que não tem nada de normal em uma criança de 6 ou 7 anos hoje já se vestir/maquiar ou comportar como uma mulher de 25… e o pior é que muitas dessas já estão sendo mães aos 12 … crianças cuidando de crianças… Temos visto a infância ser esquecida… O trabalho dessa artista é incrível… se um dia eu tiver uma menininha, gostaria que ela brincasse com esse tipo de bonecas, iguais a ela… não personagens sexys como essas outras… Isso não é radicalismo mas sim a preservação de algo mágico que se chama inocência!
    Como professora do 3º ano já há alguns anos atrás passei por uma situação peculiar… Uma aluna de 6 anos vestia um short muito curto e a coleguinha começou a dobrar o cós do short de uniforme para ficar igual… percebendo a situação perguntei a que estava dobrando o porque, ela me respondeu que era para chamar atenção dos meninos, igual a coleguinha… Fiquei em choque… não era nessa fase que as meninas brincam de boneca??? Pensei… Expliquei as duas que não é esse o tipo de atitude de uma menina inteligente… conversei bastante, e elas mudaram a forma de vestir por conta própria… Levo essa situação como exemplo de vida, nossa sociedade precisa urgentemente rever os padrões da infância… Criança deve ser tratada e estimulada a SER criança…
    Um grande abraço!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gislaine,

      Acho super bacana você contar essa experiência que você teve em sala de aula. Acho que fica como alerta para todas nós, para que coloquemos atenção nas atitudes das nossas crianças.

      Grande beijo,

      Nívea

  2. Julia disse:

    Muito, muito, muito bacana!
    Mas não achei as bonecas à venda na loja da Etsy, talvez ela não venda mais por este canal.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail