A dica de ouro para a rotina de sono do bebê

Por 32 Comentários


Essa semana eu recebi um e-mail emocionante de uma leitora, no qual ela contava todo seu desespero em fazer sua filha dormir. Nos primeiros meses de Catarina eu enfrentei o mesmo problema, por isso sei o quanto esse processo é desgastante – tudo o que você tenta fazer (e não funciona) causa uma frustração enorme, a ponto de você se perguntar se nasceu mesmo para ser mãe (juro que você chegar a pensar nisso!). “Afinal, não era para ser mais fácil? Não era para meu filho dormir boa parte do dia e acordar tranquilo, com um sorriso no rosto?”. Pois aqui em casa eu não soube o que era isso por muito tempo (mas garanto – uma hora essa dificuldade passa e você e o filhote sobrevivem!).

Pois nesse e-mail, a mãe levantou uma questão interessante: a dificuldade de estabelecer uma rotina diária quando o filho acorda cada dia em um horário diferente. Um exemplo: se hoje o bebê acorda às 7 horas da manhã, e faz sua primeira soneca por volta das 9:30h, como ficam os horários das sonecas e da alimentação se amanhã ele acordar às 8:30h? Certamente só pegará no sono por volta das 11h, o que bagunça toda a rotina estabelecida.

Todo mundo fala sobre a importância da rotina para que o bebê pegue facilmente no sono e aprenda a dormir melhor. Mas como fazer, se a cada dia o bebê resolve começar o dia de uma forma diferente? Pois essa é a dica que eu gostaria de dar para esses casos: acorde o bebê! Sim, ao invés de esperar que ele acorde sozinho, seja ativa no processo e o acorde sempre nos mesmo horário.

Isso parece simples de ser pensado, mas eu sei o quanto eu relutei para colocar em prática. Por alguns motivos, que eu listo a seguir:

1) Eu achava errado acordar o bebê: como minha filha dormia mal, eu agradecia todas as vezes em que ela acordava mais tarde – eu achava que naquele dia ela acordaria mais descansada e feliz (o que nem sempre era verdade – ao acordar mais tarde, parecia que ela acordava “fora de sintonia”, e também se irritava com facilidade).

2) Eu queria dormir até mais tarde: imagine alguém que não dormia bem à noite e que durante o dia ficava um caco cuidando de um bebê que só chorava. Essa era eu! Por vezes, eu ficava horas acordada durante a madrugada – e por isso torcia para conseguir dormir um pouco mais pela manhã. Não parece um motivo nobre? Pois mães que não dormem me entenderão perfeitamente!

3) Eu achava que se acordasse minha filha cedo, ela se acostumaria com o horário para o resto da vida: aqui em casa não funcionamos bem pela manhã – eu durmo tarde, meu marido também, e não costumávamos levantar cedo até Catarina nascer. Por isso nosso sonho era ter uma filha que acompanhasse essa rotina, e não uma que levantasse às 7h da manhã. O que aprendi com a experiência, é que naturalmente os bebês vão conseguindo dormir até mais tarde com o passar do tempo, e nos primeiros meses é muito melhor acertar a rotina do bebê do que se preocupar com esse detalhe.

Se seu bebê tem dificuldade de acertar a rotina de sono, essa pode ser uma boa dica. Acordando-o todos os dias no mesmo horário, naturalmente ele fará as sonecas em horas similares. Também sentirá sono à noite no mesmo horário, e com isso a rotina se manterá naturalmente. Seu corpinho se acostumará a liberar os hormônios associados ao sono sempre no mesmo ritmo, e isso será extremamente benéfico para ele. Essa dica só não vale para as fases de transição de sonecas, quando os horários e a rotina ficam bagunçados por algumas semanas, até que o bebê se adapte. Mas com paciência, tudo volta ao normal!




Arquivado em: Cuidados diáriosSem categoriaSono do bebê Tags:

Comentários (32)

Trackback URL

  1. Patricia Santana disse:

    Isso vale para bebês de qual idade?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patricia,

      Varia muito de bebê para bebê, mas em geral a partir de 3 meses de idade. Antes disso, muitos bebês ainda estão adaptando seu corpinho para fazer sonecas regulares.

      Bjs

  2. Dica perfeita! Fiz isso com meu filho e tb deu super certo….

  3. A partir de qts meses é importante estabelecer essa rotina durante o dia? Minha bebe acabou de fazer 2 meses e só tem o ritual do final do dia. Banho no mesmo horario, peito e cama.

  4. Vou fazer isso! Obrigada pelas dicas.

  5. Oi, Valeska, em geral vale a partir do 3o mês. Mais um pouquinho, e vocês chegarão lá 🙂

    Bjs

  6. Luana Pestillo disse:

    Alguém pode me passar uma rotina diária de um bebe de 3 a 4 meses

  7. Minha filha d 1ano e 8meses n quer mais saber da soneca matinal, ha algum prolema?

  8. Jhulle disse:

    Muito obrigado pelas dicas mas VC pode me passar alguma rotina pra minha filha ela tem um ano e cinco meses já não sei mais oque fazer já tentei tudo!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jhulle, tudo bem?

      Com um ano e cinco meses sua filha deve estar tirando uma soneca depois do almoço. Se ela estiver tirando mais, talvez seja bom avaliar se a redução das sonecas não é interessante, para melhorar o sono noturno.

      De resto, é manter uma alimentação saudável e regular durante o dia, para que ela consiga dormir a noite toda.

      Grande beijo,

      Nívea

  9. Danusa disse:

    Minha filha tem tres meses, durante o dia a rotina funciona. Claro que tem dia que passa um pouco,mas em geral sao 3 sonecas e cama entre 21h e 22:30, mas ela ainda nao dorme a noite toda. Acorda 3 a 4 vezes pra mamar, nao pega chupeta e e nao sabe voltar a dormir sozinha. Ja nao sei o que faço!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Danusa,

      Com três meses sua filha ainda é pequena – provavelmente acordará pelo menos duas vezes durante a noite, porque o estômago é pequenininho (e a quantidade de leite que ela toma não é o suficiente para a noite toda).

      Vi que a hora de dormir dela varia bastante – entre 21h e 22:30h. Talvez se ela fizer sempre os mesmos horários, ela acorde um número menor de vezes. Tente colocá-la para dormir às 21h, e por volta das 22:30h dê o peito com ela dormindo – com Catarina funcionava, e ela só acordava horas depois.

      Grande beijo,

      Nívea

      • Marcela Bortolon disse:

        Ola! Vcs tem algum artigo que fale sobre o sono do recém nascido? Aqui em casa ta complicado! Dorme o dia inteiro e a noite só chora, quer colo, peito mesmo sem fome! Enfim, ta complicado. Gostaria de algumas dicas.
        Obrigada
        Marcella

        • Nívea Salgado disse:

          Oi, Marcela,

          Acabei de propor para nossa consultora de sono um post com esse tema! Espero ter novidades em breve!

          Grande beijo,

          Nívea

          • Marcela Bortolon disse:

            Obrigada! Vou aguardar. Vocês tem algum texto sobre banho! Acho que o meu bebe é o único que desperta após o banho. O médico mandou dar banh tarde mas ele ficava muito acordado. Passei para as 20h nada mudou. Agora estou dando as 17h. Assim ele fica acordado depois e
            Umas 21h consigo colocar pra dormir. Mas muda todo dia. É difícil colocar rotina pq
            Ele casa dia reage de um jeito. Entendo q só tem 1 mês mas vejo tantas pessoas falando q o banho é um santo remédio. No meu caso, só serve pra acordar ele.

  10. Érica Martins disse:

    Nívea,meu bebê tá com 11 meses e acorda toda hora no meio da noite. Estou super cansada. Ele não chupa bico e acaba adormecendo no meu peito. Ele sempre dorme por volta das 21 horas

  11. Bruna disse:

    Te entendo perfeitamente .. Estou acompanhado você há pouco tempo .. e pelo jeito sua filha é igual a minha filha mais velha .. Ela não dormia a noite e bem de dia .. era um samba sempre .. sofri demais, mas cá estou com mais uma agora hahaha obrigada por compartilhar só coisas bacanas e que ajudam sempre .. beijao

  12. RENATA disse:

    Gostaria de uma dica para bebes que acordam muito cedo, minha bebê tem três meses e acorda as 05:00 da manhã, além de mamar três vezes na noite

  13. RENATA disse:

    Ela dorme as 18:30 no máximo, pois não consigo segurar sem irritar….

  14. Rus disse:

    Boa Noite,
    Você teria alguma matéria com exemplos de rotinas para um bebê de 6 meses que mama?
    Obrigada

  15. Luciana disse:

    ola tenho uma filha de 5 meses e nao dorme nem de noite e nem de dia. horarios de banho sao sempre os mesmos e de dormir e acordar tbm..nao sei mai o que fazer…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Luciana,

      Essa fase ainda é bem difícil! Se sua pequena não dorme bem, mesmo você seguindo uma rotina, acredito que seria legal conversar com uma consultora de sono, que pode fazer um trabalho mais detalhado com vocês. Eu indico a Michele Melão, que é nossa colunista e que faz um trabalho lindo na Maternity Coach.

      Bjs

  16. Rebeca disse:

    Oi Nivea, estou com um bebê de 3 meses e 2 semanas. Ele dormiu algumas vezes a noite toda, depois ficou acordando e tem umas cinco noites que tem dormido direto. Acorda normalmente entre 6h30 e 7h30. Ontem foi dormir um pouco mais tarde (22h30) e acordou 8h40 só. Minha dúvida é, quando começar a deixar o bebê dormir até mais tarde e não acorda-lo sempre num mesmo horário?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rebeca,

      Acredito que a partir dos 3 meses já seja legal acordar o bebê sempre no mesmo horário. Pois, segundo nossa consultora de sono, é nessa fase em que já podemos pensar realmente em uma rotina de sono para os pequenos 🙂

      Beijos!

  17. Raissa disse:

    Oi Nivea,

    Você disse que naturalmente o bebê vai acordar mais tarde, mas como fazer isso acontecer se vou sempre acorda-la no mesmo horário e cedo? Fiquei na dúvida desse ponto que abordou.

    Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Raissa,

      O bebê vai acordando mais tarde com o passar do tempo, isso é natural. Mas não de um mês para o outro, pode demorar um, dois, três anos! Depois de passar um tempo acordando-o sempre na mesma hora, para regular sua rotina, você deixa os horários mais flexíveis, e vai vendo essa tendência 🙂

      Beijos!

  18. Juliana disse:

    Nossa! Meu bebê é super chorão (1 mes) e às vezes me questiono se ele gosta de mim. Tenho essa dificuldade de estipular rotina, VC falou de acordar o bebê, mas meu bebê é o inverso, pois ele sempre acorda antes do tempo, e acorda gritando para mamar imediatamente. Como fazer para estender o tempo? Para conseguir a tão sonhada rotina?

    Abraços,

    Jú.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail