Os nomes de bebês que estão na moda

Por 4 Comentários


Acho que eu nunca contei a vocês como foi a escolha do nome de Catarina (que na época estava longe de ser considerado um nome de bebê da moda). No dia do ultrassom que revelou que eu teria uma menina, voltando para casa com meu marido, ele me perguntou, como quem não queria nada: “e aí, qual será o nome da nossa filha?”. Ao que prontamente eu respondi: “Catarina!”. Foi tão natural, inesperado, que um olhou para a cara do outro com expressão de espanto. Nunca havíamos cogitado o nome, nem de brincadeira! Não decidimos nada naquele momento. Mas a ideia ficou, até que, já no terceiro trimestre, foi considerado como um dos finalistas, junto com Giovanna e Helena. E acabou ganhando a parada.

Lembro-me de uma amiga que me disse na época: “escolha Giovanna! Os outros dois nomes são de pessoas de idade! Nossas avós se chamavam Catarina, Helena, Isadora… Esses são nomes de outra geração, ficará muito esquisito ter uma filha que se chama assim”. Será? Hoje vejo que os nomes antigos voltaram com força total, e a lista dos nomes mais usados em 2013 está aí para provar que tenho razão (embora Helena, de fato, seja o nome da minha avó e da minha bisavó, só para constar).

Eu não sei se vocês deram uma olhada nessa lista (que é publicada anualmente pelo BabyCenter), mas ela traz algumas informações curiosas sobre os nomes que estão na moda atualmente. Nomes do passado voltaram com tudo para as meninas (Valentina, Isadora, Helena, Stella foram dos que mais subiram em relação ao ano anterior – e eu acho todos belíssimos). E como sempre, os nomes de meninos continuam tendo forte influência bíblica (Miguel, Davi, Gabriel, Pedro, Lucas, Matheus, Rafael estão entre os dez mais usados).

Engraçado ver como a televisão e a música influenciam na escolha de muitas mães. Bárbara, por exemplo, apresentou um crescimento enorme em relação ao ano anterior (possivelmente por um efeito da ganhadora do reality show A Fazenda, Barbara Evans!). E Anita, então? “Pre-pa-ra”, porque o nome cresceu 92% em relação ao ranking dde 2012 (inacreditável!). Entre os meninos, o efeito se fez notar no nome Luan (alguma coincidência com o sucesso de Luan Santana não deve ser mera coincidência!). Até o papa Francisco está sendo cogitado como o causador da subida desse nome na lista.

Para quem tem curiosidade em saber quais são os nomes de bebê que estão atualmente na moda, fiz uma listinha com os 20 primeiros do ranking nos últimos 3 anos. Nada parece tirar o nome Beatriz da décima posição (aconteceu em 2011, 2012 e 2013!). Entre os meninos, parece haver um rodízio de posição dos mesmos nomes (a única surpresa de 2013 foi Heitor, que não constava dos anos anteriores). Vem dar uma espiadinha:

Os nomes de menina que estão na moda

Os nomes de menina que estão na moda

Os nomes de menino que estão na moda

Os nomes de menino que estão na moda

 




Arquivado em: Preparativos Tags:

Comentários (4)

Trackback URL

  1. Pequena Sofia disse:

    Muito legal!
    Da Julia até fizemos na época uma lista com nomes, mas a doze anos atrás não tinha tanto contato com relações e lista de nomes como hoje. rs
    A Sofia foi sem pensar muito, simplesmente ouvi o nome e sabia que era esse.
    Bjs

  2. Com Arianne foi difícil… Ela ia ser Carolina!

  3. Ana Paula disse:

    Amei isso estou Gravida mas ainda não sabemos o Sexo porem já escolhemos os Nomes se for Menina será Helena e se for Menino sera Pedro.. Catarina e Manuella também entraram na lista e se caso eu venha a ter Gêmeos e for duas Meninas uma sera Helena e a outra fica a duvida entre Catarina ou Valentina já que descartei o Manuella de vez rss

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail